Pólio

© Sebastião Salgado / O Fim da Polio

© Sebastião Salgado / O Fim da Polio

Começou, em Angola, a 4ª fase da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Nesta campanha o Governo conta com o apoio da Chevron e associadas do Bloco Zero e conta vacinar até domingo, 6 milhões de crianças menores de cinco anos de idade.

Depois dos números alarmantes do início do ano, Angola tem feito esforços na tentativa da erradicação da poliomielite, conhecida também por “paralisia infantil” e cuja vacina é dada em gotas ou um “rebuçadinho” que eu adorava receber aos domingos (em Campanha) no posto da ODP colado à minha casa. Não custa nada, não dói.

Ilustro este post com uma foto de Sebastião Salgado, que para mim é o mestre da fotografia aliada a causas. Esta foto faz parte do livro sobre a poliomielite – O Fim da Pólio – que demonstra mais uma vez, que a arte pode muito bem estar a serviço da humanidade, ilustrando esteticamente as dores do ser humano, mas sempre com dignidade.

Kofi Anan escreve no prefácio:
«O facto de o vírus ainda existir é só por si uma acusação, uma vez que a doença é completamente evitável. Proteger uma criança de poliomielite é tão fácil como pôr essa criança ao abrigo da intempérie: significa abrir o equivalente médico a um chapéu-de-chuva — neste caso uma vacina de fácil administração, criada há já quase meio século. Também não há nenhum mistério em torno da forma como se pode eliminar a poliomielite para sempre.
Tudo o que é necessário é assegurar que todas as crianças com menos de cinco anos recebam as doses recomendadas de vacina antipoliomielite todos os anos — e que todos os casos de paralisia sejam totalmente investigados até podermos declarar o fim da poliomielite.»

About these ads

4 Respostas to “Pólio”

  1. bibbas Says:

    A tentativa de erradicação da polio não é deste ano. O governo, atraves do MINSA comecaram estes esforços em 96. Angola quase que iradicou a polio e se assim tivesse feito iria se juntar a muitos paises africanos que já o comemorarm…Lembram-se da campnha “VAMOS CHUTAR A POLIO PARA FORA DE AFRICA”…mas não conseguimos chutar…infelizmente!!! Já eu estava no UNICEF quando começaram aparecer os casos de polio severa, (virus selvagem) que deixaram muitas crianças e jovens mutilados para a vida. Não se sabe ao certo de onde veio o virus, mas existem casos semelhantes na India e Bangladesh…Que a polio tenha fim…

  2. kianda Says:

    Obrigado Bibbas pela correcção e pelo comento. Tou contigo, que a polio tenha fim!

  3. xozinha Says:

    Sobre o combate/erradicação de algumas doenças (HIV, Malária, Pólio) em Angola, já temos muitas frentes de batalhas montadas, o que é bom.
    As grandes empresas, por exemplo, têm nas suas políticas sociais, estabelcidos objectivos bem definidos sobre esta matéria, é prioridade em algumas delas [na minha é :-)] a elaboração de parcerias com entidades governamentais e/ou não governamentais no sentido de unir esforços para traçar planos de prevenção, promovendo campanhas de sensibilição e esclarecimento, apoios financeiros para aquisição de materiais necessários. Estas campanhas são feitas não só dentro das próprias empresas, como fora delas, são criadas comissões internas (voluntariado) que fazem um trabalho muito bonito e dignificante e com resultados positivos.

  4. kianda Says:

    Obrigado tb xo, e é este género de coisas que nos dão alento e esperança. Apesar de sabermos que as campanhas ainda têm muitas falhas, kit’s trocados, “voluntários” que não sabem ao que vão e quais os passos para a vacinação, acho que mesmo assim, são de louvar, se em 1000 vacinarmos bem 500 crianças, valeu a pena.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 423 outros seguidores

%d bloggers like this: