Hoje é dia mundial do teatro e eu queria tanto

Ir amanhã ver «Crioulo» no CCB … mas os bilhetes acabaram … quase que digo um palavrão, aliás, dizer até disse, quase que escrevo …

retirada da net

retirada da net

É uma ópera dançada com libreto de Vasco Martins – romancista, poeta, musicólogo e compositor, que nasceu em Portugal em 1956, de pai cabo-verdiano e mãe algarvia, e fixou-se aos nove anos em S. Vicente, onde reside – e encenada pelo bailarino cabo-verdiano António Tavares.

Sobre o tema da escravatura, que inspira a obra, Vasco Martins, realça que dessa cultura de violência nasceram outras culturas, uma delas a cabo-verdiana, de que o próprio é resultado. A ópera aponta para toda a cultura que proveio do tráfico dos escravos africanos.

“É essa a ideia subjacente, mas devo dizer que não aprovo este tipo de revolteios históricos. É uma partitura que desejei também épica e com esperança, porque formou civilizações e povos” – afirma.

Trata-se de uma dramaturgia com três idéias dominantes: a História da formação de Cabo Verde, com textos baseados em cânticos populares de trabalho e acontecimentos históricos; o Presente, cemitério para gentes do Sul que procuram o Norte; a Dança, um grito no silêncio.

O compositor inspirou-se na música Mandiga e nos Kotocos, no batuque, na «coleixa», nos ritmos de tambores de «sanjõn», na morna, na música ibérica peninsular (com influências da música árabe), na tabanka, na «valsinha» e no «ambiente» musical dentro/fora do espaço temporal, aproveitando a música da época clássica europeia, a música tradicional da África Ocidental e de Cabo-Verde, a música ibérica e situando todo este universo musical no tempo actual.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 423 outros seguidores

%d bloggers like this: