Archive for 19 de Outubro, 2009

The danger of a single story

Outubro 19, 2009

Cada vez mais viciada no Facebook, admito. Porque estou em permanente contacto com os meus amigos, que, neste mundo globalizado, estão espalhados pelas várias partes do Globo. Mas, principalmente pela constante actualização de notícias. Por vezes até a promoção de fim de semana da loja da esquina, ou a festa do bar da praia.
Hoje, chegou-me às mãos este “talk”. Simplesmente fantástica, a novelista Nigeriana Chimamanda Adichie conta-nos a história de como ela descobriu a sua própria voz cultural, e alerta para o facto de que se ouvirmos somente uma única história acerca de outra pessoa ou outro País, arriscamos um tremendo mal entendido, porque as nossas vidas, nossas culturas são a sobreposição de muitas histórias. Simplesmente genial :

Chimamanda Adichie: The danger of a single story | Video on TED.com

Pequenos pormenores

Outubro 19, 2009

Tavamos a ler um artigo e de repente “65% dos homens portugueses com mais de 40 anos queixam-se da vida sexual” … Mais de 40 anos?! E todos aqueles abaixo dos 40, casados, comprometidos, noivos, que se metem comigo e não me largam?! Perguntou-me ela?!

Bem … admito que fiquei meio sem resposta, ela costuma desabafar comigo e eu vou sabendo. Devem ser os outros 35% – respondi eu, para não ficar calada. Mas assim, não sobra nenhum português satisfeito. Pois.

Mas voltando ao artigo. É sobre detalhes que dão cabo de qualquer momento a dois: as meias brancas e as pulseiras de ouro dos homens ou os gritos excessivos das mulheres, diz o artigo. Eu assim de repente, lembrei-me de um. Quem não tem?! Quem não tem uma história onde aquele pormenor, aquele pequeno detalhe fez o click contrário. O anticlímax. Mas atenção que o pequeno detalhe de uns pode ser o fetiche de outros. Por isso cada vez gosto mais de observar pessoas, de conhecer pessoas, de conversar.


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 425 outros seguidores