Crescimento quê?!

Hoje estive numa conferência, num fórum. De manhã alguns oradores, que gostei, uns mais do que outros, mas principalmente, temas diferentes que nos fazem sair da nossa zona de conforto e pensar um bocadinho.

A Europa está em crise, Portugal, o mundo.

Artur Santos Silva falou da Educação, como pilar de crescimento, como pilar de uma sociedade desenvolvida, simplesmente como O pilar para construir uma sociedade.
E disse que os anos mais importantes da educação dos seres humanos são os primeiros anos, onde se forma a base do indivíduo, onde se forma o carácter. Ele não inventou, são os resultados de vários estudos. Por isso, o mais importante não são as Universidades – estas também o são, mas quando o resto já funciona bem – mas sim, a escola primária.

Falou de 2 casos de sucesso, a Coreia do Sul – aqui eu acho que os factores são vários, e a cultura asiática é muito diferente da Ocidental não sei se melhor, mas diferente – e a Finlândia.
Onde os professores primários são os 20 top do curso, passam meses em testes e entrevistas para se perceber se gostam de crianças, se gostam de ensinar, se sabem ensinar, se têm vocação. Depois são 5 anos em estágio com um mentor… Tudo isto porque são os anos mais importantes no ensino, tudo isto porque são os anos mais importantes na formação do ser, para todo o sempre.

Isto não se passa em Portugal, um País que apesar de estar em crise é um País desenvolvido, com muito caminho já trilhado. A comparação foi feita com Portugal, dizendo-se que Portugal tem muito que fazer…

E de repente eu já não estava ali, naquela sala, de repente eu estava a pensar na minha terra. De repente eu pensava, com tristeza, no que tenho perguntado tantas vezes, que País é o nosso – Angola – que não aposta na educação. Que sociedade se quer formar, se quer construir sem o pilar base … educação.

Escola primária é a base … Alguém me ouve?! Escola primária é a base.

Muitas vezes oiço que já ninguém aguenta a falta de luz, a falta de água. De certeza, claro que já ninguém aguenta. Oiço perguntar que País é esse que quer desenvolver sem o básico, luz e água, concordo.

Mas eu digo mais, isso não é básico, isso é dado adquirido, isso vem no pacote quando se pensa em construir uma sociedade, está lá, não é questionável. Básico é educação e saúde, quando se quer desenvolver, crescer, isso é básico.

E oiço falar em crescimento económico, estamos a crescer bué, vamos crescer 2 dígitos… Crescimento??? Não me lixem !!!

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 424 outros seguidores

