Teatro Avenida, em Luanda, será demolido …

“Parece mentira, mas é verdade… é o fim … ”

A renovação e requalificação em curso da baixa da capital angolana, que envolve uma profunda transformação da Baía de Luanda e ainda a parte da cidade mais próxima da marginal, é a razão apontada para a demolição do Teatro Avenida.

Carlos Vieira Lopes, director nacional da Arte e Acção cultural de Angola, que se escusou a avançar quando será feita a demolição, explicou que o projecto previsto para o local visa «melhorar e modernizar, para melhor servir o público amante da arte e da cultura».

«O novo edifício será uma torre grande que contará com sala de teatro e cinema devidamente equipada e dotada de conforto, ao estilo moderno», disse Carlos Vieira Lopes.

Huuuummmmm … !!!??? digo eu.

Uma coisa é certa, a baixa tal como nós a conhecemos, edíficios baixos na linha da frente pra não tapar a vista dos de trás, arquitectura colonial, a marginal, nunca mais será igual … mas tentando ser positiva, a modernidade costuma ser sinal de progresso e nem sempre a mudança é mau sinal … certo ?

6 Respostas to “Teatro Avenida, em Luanda, será demolido …”

  1. Ana Lima Says:

    Não me parece mal demolirem o teatro avenida. O Edificio nem tem uma arquitetura histórica, nem embeleza a baixa de Luanda. É mais nome do que estrutura fisica com condições e digna do nome, e a bem da verdade, está muito degradado e sub aproveitado. Que venham as estruturas modernas!

  2. kianda Says:

    O problema, no meu entender, é o que virá … prédios altos na primeira linha da marginal…a palavra de ordem é “torre” … até para um suposto complexo cultural a palavra é torre … veremos … podias fazer (e devias) um complexo cultural, baixo, térreo, com salas p exposições, teatro / convenções, cinema, eventualmente um museu …

  3. Jorge Teixeira (J.S) Says:

    Eu acho que a ideia é boa mas, o erro consiste no abandalho que deram aos grupos de teatro, primeiro: avisam a cima da hora, Segundo:não orientam outra sala de espetáculos e por outra desde Janeiro até agora nem se quer vedaram a sala.
    Eu peço em nome de todos os teatristas e o publico em geral que o governo preocupe-se em disponiblizar uma das salas existentes, pois que com a ausencia de uma sala fixa muitos grupos estão a desaparecer.
    -juntos vamos preservar a nossa cultura!

  4. kianda Says:

    Muito bem dito J.S., concordo com tudo. E acho que o Elinga também vai fechar (ou já fechou), apesar de também já ter ouvido dizer que aquilo estava “mal frequentado”. Enfim, continuo a acreditar que no lugar do Teatro Avenida vai nascer um “complexo” dedicado à arte e cultura.

  5. Daniel Says:

    Olá,

    Alguém tem fotografias sobre o Teatro Avenida?

    Se sim, ficar-vos-ia extremamente agradecido se me enviassem para o seguinte e-mail:

    daniel.r.rosa@gmail.com

    Melhores cumprimentos,
    Daniel

  6. Fernando Baião Says:

    Desde quando as chamadas elites, sobretudo, depois das primeiras eleições, se preocuparam com a cultura? Quanto menos educação e cultura, melhor. A melhor cultura é o kumbú, tudo abaixo e se for sítio onde se faz cultura, é mais um passo para o progresso” das torres tipo Dubai, onde ali sim, se faz a cultura do dinheiro.
    Se o nosso Povo passa fome, vive a sua maioria, abaixo da linha de pobreza, para quê chateá-lo com cultura. Abaixo com os antros da cultura onde só existem liambeiros, sidosos, homesexuais, arrasar os bairros da lata e enviar aquela gentalha para depois de Viana, viver em tendas, é campismo,como dizia o Berlusconni, dormir ao ar livre dá saude, tem lagoas da chuva (piscinas dos pobres) onde as crianças podem aprender a nadar, muito capim à volta, capinar é exercício.
    Ngana Nzambi acuda o Povo angolano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: