Que se passa com a nossa Africa???

Quando tudo parece calmo de repente, basta um pequeno fósforo … esse é o meu medo. Maputo acordou hoje com violentas manifestações que já fizeram feridos. O povo revoltou-se contra o aumento de 15% no preço dos transportes semi-colectivos de passageiros, os chamados “chapas”. Segundo a rtp.pt :

” O ataque a vários carros, lojas fechadas e estradas cortadas por contentores de lixo e pneus queimados foi o cenário que se viveu esta manhã em Maputo. A polícia tem reagido disparando para o ar, numa tentativa de dispersar os grupos de populares, que se vão agrupando sempre noutros locais e erguendo novas barricadas.”

Anúncios

14 Respostas to “Que se passa com a nossa Africa???”

  1. Jo Ann v. Says:

    E ainda dizem que em Angola vai tudo passar bem ? 😦

  2. kianda Says:

    Figas Jo , figas … Soube agora por pessoas com familiares em Maputo que a esta hora as coisas ainda não estão calmas e longe de estar controladas . . . acredito que o aumento dos “chapas” é um pretexto e não a causa … enfim, figas !!!

  3. Amico the best Says:

    Vou ser breve se o silêncio das palavras assim pensam, contemplando esse titulo que questiona as perturbações que sucessivamente repetem no nosso berço. No começo pensava que povo africano era unido, antes de perceber o volume de inveja e ganancia que percorre a veia de todos. o que se passa no berço da humanidade actualmente são problemas ligados as etnias e culturas de cada grupo. Como podemos ultrapassar isso!?… ou será que um dia vamos ser capazes de ultrapassar?… Essa é a voz do desenvolvimento da Africa.

  4. kianda Says:

    Esperemos né Amico, … olhando agora para o que se passa em Timor (tão longe da nossa Africa mas com as mesmas disputas étnicas), esperemos e trabalhemos todos para ultrapassar isso.
    Não tenho a solução, não sei como, mas temos que continuar a acreditar na nossa capacidade de construir Países estáveis para não continuar a dar argumentos aqueles que dizem que democracia só é possível no Ocidente …

  5. Paulo Says:

    Caríssimos,

    se a referência aos problemas tribais e étnicos na nossa África é uma realidade, já não entendo o porquê de essa referência advir dos tumultos em Maputo.
    O que se passou em Maputo foi o povão que se fartou e revoltou com o elevadíssimo custo de vida.
    E fez muito bem, digo eu, exceptuando a parte em que oportunistas decidiram começar a pilhar lojas e apedrejar carros o que, aliado a uma polícia despreparada para estas situações, que contribuiu para que se vivesse o caos.
    O que é certo é que a FRELIMO, passe a expressão, borrou-se com esta manifestação de força da população, que mostrou que quem manda efectivamente é o povo.
    Como disse o sociólogo Carlos Serra do blog http://www.oficinadesociologia.blogspot.com, o facto de a vida em Moçambique estar bastante cara e de o governo negligenciar por completo o sector dos transportes, deixando cair na falência a transportadora pública e entregando esse sector aos informais (chapas), aliado ao facto de Janeiro ser o mês da recuperação económica das festas e de compra de livros e fardamentos escolares, pagamento de matrículas dos filhos etc. e, obviamente, à revolta com os governantes que, em compensação, enriquecem todos os dias e ostentam padrões de riqueza dignos de um qualquer sultanato árabe, fez com que a paciência se esgotasse.
    Convém lembrar que situações do género já havia ocorridos antes, sempre relacionadas com o aumento do preço dos chapas, sem no entanto ter atingido a dimensão desta última manifestação.
    Mas, posto isto, estava a dizer que não percebo o que as manifestações de Maputo têm haver com problemas étnicos, tribais, culturais ou religiosos?

    Abraço

    Paulo

  6. kianda Says:

    Paulo tens toda a razão, acabamos por misturar alguns assuntos por baixo de um mesmo tecto. As manisfestações do povo em relação ao aumento do preço dos chapas, que tu aliás aqui tão bem explicas, é um problema de revolta contra a “má governação” ou gestão, independentemente de etnia.
    O que aconteceu foi uma extrapolação de raciocinio para tantos outros problemas, durante tantos anos, da nossa querida Africa.

    P.S. obrigado pelo link

  7. JES Says:

    Bem, Eu até tenho uma teoria simples sobre este tipo de problemas em Africa mas a Autora do Blog já qualificou de confusas as minhas intervenções, numa profunda falta de consideração pela divergencia, e sendo assim e com receio de perder a minha espontaneidade e alegria de expressão, tornando-me trivial, prefiro nao partilhar essa teoria. Apenas peço que nao misturem Angola com o resto de Africa nem o Presidente José Eduardo dos Santos com o resto da escumalha que dirige Africa. Nós (Angola) somos diferentes. Muito diferentes. Vamos dar ao mundo uma lição de democracia, civismo e maturidade no dia 5 de Setembro. O Presidente José Eduardo dos Santos é um Homem com um grande projecto para Angola e o unico Homem com condições para dirigir este grande país nos próximos anos. Somos o país que mais está a crescer no mundo e não se esqueçam que vêm todos aqui beijar a mão do Presidente José Eduardo, Sarccozis, Socrates, Lulas, todos vêm aqui lamber-nos as botas. Somos o primeiro produtor de Petroleo de Africa (já passamos a Nigeria) e uma potencia na Africa Austral. Presidiremos a OPEP no proximo ano e Seremos lideres de Africa sob a batuta do deste grande Presidente. POR FAVOR Não nos comparem a Moçambique nem a corruptos Europeus (que são muito mais corruptos que os Africanos, apenas o fazem com mais cuidado o que o torna bem piores) nem a sultanatos Arabes porque ISTO É ANGOLA. Somos o que somos à nossa custa e por isso nem melhores nem piores do que ninguém. Muito Obrigado Autora do Blog. Espero nao ter sido confuso !

  8. Bibbas Says:

    Por amor de Deus JES, nesta altura do campeonato em que alguns leiem e discutem outros temas que nao carros e relogios, este elogio me parece imtemporal…hahahahahaha so pode ser brincadeira hahahahahah…ou entao simples provocacao :):):):):):):):):):

  9. JES Says:

    Desculpa Bibbas ? Achas que o tempo esta para brincadeiras ? A Autora do Blog ja deixou bem claro que aqui só se fala de assuntos sérios. Outros temas que nao carros e relogios ? Podias Explicar-te melhor ? Provocação a quem ? Acreditar no Camarada Presidente José Eduardo dos Santos é provocação ? serás tu outra personagem da “diaspora” que acha “giro” falar de temas ligados a Angola porque esta na moda ? O Presidente deu anos da sua vida pelos Angolanos e é assim que retribuis ? dando risada ? Mostra alguma gratidão que isso é Nacional e eu gosto !!!

  10. OTB Says:

    Bibbas tu parece que queres gozo, TU PARECE QUE QUERES GOZO.

  11. kianda Says:

    A Autora do Blog já pediu desculpa por ter sido tão pouco democrática, e aqui não se fala só de assuntos sérios, mas falasse sério sobre todos os assuntos.

    E OTB mais uma vez, vamos evitar os “gritos”, pode ser??? Porque assim podemos confundir-te com o JES 😉

  12. OTB Says:

    Pode ser. Gosto bem mais dessa tua pose tranquila e democratica. Parece que o JES tocou-te bem la no fundoooooooo. Fica-te bem esse prenuncio de Mulher madura. Sempre gostei muito de cavaquear contigo. Felizmente estás na mesma. Continua assim isso é Nacional e eu gosto (OPS, eh eh eh). Epa como é que se poe o Boneco que pisca o olho ? CARAMBA

  13. Bibbas Says:

    Querido JES, eu sou uma personagem que pela natureza do meu trabalho tem o previlegio de ver, ouvir e constactar a realidade nacional…dai tiro as minhas conclusoes…mas democracia e mesmo assim, nem todos pensam da mesma maneira mas todos devem respeitar a maneiro do outro pensar…por isso, desculpa a minha risada mas nao consegui me conter…:):):):):):):) Sim vamos dar uma licao dia 5 de Setembro, eu acredito que sim. Eu pelo menos, vou pedir muito ao meu Deus para nos proteger…

  14. JES Says:

    Bibbas, realidade Nacional ? realidade Nacional é sermos o primeiro produtor de petroleo a nivel de Africa, é termos entrado para a OPEP e estarmos a presidi-la no proximo ano. Realidade Nacional é, considerando a nova reserva de petroleo descoberta, nós corrermos o risco de produzir 26% do petroleo MUNDIAL. Sabes o que é isso ? Realidade Nacional é o nosso Ministro das Finanças ter sido reconhecido como o melhor de Africa por uma publicação de referencia. Realidade Nacional é estarmos a crescer a um ritmo acelerado correndo o risco de, nos proximos 10 anos, sermos a maior potência da Africa Austral. E agora digo-te, tudo isso feito em 6 anos, depois de Bandidos não nos terem deixado faze-lo tranquilamente devido a uma guerra suja e sem sentido que só eles sabiam porque faziam. Feito por um homem perdão por um Homem que dirigiu e vem dirigindo com mestria os destinos do País. Um homem que envelheceu no poder que enquanto tu dormias tranquilamente estava ele acordado para te defender, para nos defender, para defender a integridade nacional. Mostra alguma gratidão e não des risada quando estamos a falar de um Homem a quem todos devemos RESPEITO e de quem todos os Angolanos devem ter orgulho. José Eduardo dos Santos é o nosso Presidente. A autora deste Blog, num comentario muito infeliz, no tema “José engraxa josé” falando em defeitos. Defeitos todos nós temos, agora acredito que a paciência do Presidente poucos teriam. Olhem para o Zimbabwem para a Africa do Sul, para outros paises Africanos que são um autentico caos por falta de uma liderança Forte e Inteligente como a nossa. Ser apenas forte nao basta, a inteligencia é superior à força. O nosso “Kota” reune esses 2 parametros fundamentais a um desempenho superior. Calmamente ele esta a levar Angola ao caminho certo com a paciencia de um elefante e a sabedoria de um Deus. Ve a entrevista do Socrates e ouve o que ele disse. Em Africa somos um exemplo UNICO e isso tem um nome, uma referencia, um designio chama-se JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS. Vou-me embora deste Blog. Aqui só tem reacionários !!!!!!!! Admira-me a autora que devia ter uma postura Nacionalista ter comportamentos duvidosos e questionaveis defendendo interesses e ideias ocidentais pré-concebidas e desenvolvidas com recurso a estatisticas de Bancos Mundiais e FMI’s que são instituições sem credibilidade e normalmente “postas a correr” de países com “eles” no lugar como o nosso e o Brasil (do Lula) por exemplo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: