Raça no BI, sim ou não ?

A sociedade, alguns jornais e rádios,  volta a discutir a polémica medida, votada em Assembleia Nacional há 7 anos atrás. Algumas opiniões que li atestam que a intenção era de excluir, o que me lembro da altura, a justificação era o censo, ou a facilitar a identificação.

Passados 7 anos, acho que existe matéria suficiente para nova discussão porque todos nós temos, quase de certeza, casos próximos de irmãos,  filhos de mesmo pai e mesma mãe, com raças diferentes no BI,  fica o censo com um desvio grande face à realidade e uma das identificações está errada de certeza.

Eu, pessoalmente, sou contra qualquer tipo de classificação racial porque a história diz-nos que facilmente essa classificação pode ser aproveitada para fins menos lícitos e civilizados.

10 Respostas to “Raça no BI, sim ou não ?”

  1. Jo Ann v. Says:

    Totalmente contra.
    E não só : a fotografia é a cores e serve para algo.

  2. aNa Says:

    fiquei aqui a pensar, como é que eles determinam a raça? pela cor?

  3. kianda Says:

    Sim aNa, cor da pele, ou perguntam e tu respondes ou olham pra foto (tipo passe) que puseste no processo e “determinam” a tua raça … depois há irmãos filhos de mesmo pai e mesma mãe onde um é branco e o outro é misto !!!

  4. aNa Says:

    e é isso que põem? misto?
    realmente, não tem lógica essa dos filhos do mesmo pai e mãe.
    por acaso, estou a lembrar-me de um caso em que isso poderia perfeitamente acontecer. coisa estranha. ainda para mais, sendo “determinada” assim, quase a olhómetro!
    na volta, o que acontece é que o tipo que “determina” é daltónico 😉
    (uma pessoa tem de gozar com a coisa, para não chorar, não é?)

  5. kianda Says:

    Pois pois aNa … as raças do BI são (b)ranca, (m)ista e (n)egra. Eu cada vez acho mais e defendo que nas próximas décadas, com a globalização, abertura de fronteiras, cada vez mais não faz sentido classificar as pessoas por raças, porque cada vez haverá mais mistos … as gerações passadas em Angola “misturavam” brancos com negros com indianos e as próximas vão “misturar” mais chineses, libaneses …

  6. maria Says:

    Kianda, eu hoje fui me “oficializar” angolana!:) A senhora que me atendeu não me fez pergunta nenhuma mas de certeza que viu o grande escaldão que apanhei no 2º dia que cheguei.lol :)) Daqui a uns dias vou buscar o famoso BI e vou te dizer o que escreveram…

  7. kianda Says:

    A famosa queimadura de 2º grau, né maria ??!! 🙂
    Ok. Fico à espera … como digo, é a “olho” , e isso não dá credibilidade nenhuma nem a algum censo que algum dia seja publicado e nem a nenhuma identificação da pessoa em questão!!! Assusta pensar que as vozes que dizem que a intenção era excluir, tenham razão!!!

  8. Jójó (o papa lobsters) Says:

    ………e como de que raça será a mistura de um caucasiano com um malaio? Ou um bosquímane com um esquimó? ……..e se for um esquimó com um eslavo, terá de ser misto…….mas ……..branco mais branco não há!
    ……..e eu que tenho uma mancha castanha no pescoço serei……………zebra??

  9. maria Says:

    Kianda, nem o escaldão conseguiu “disfarçar” a minha raça branca! 🙂 mas o que eu gostei mesmo foi o meu estado civil solteira lolololololol 🙂

  10. kianda Says:

    Pois Maria … coisas da terra!!!

Deixe uma Resposta

