Apagão em Luanda

Ao ler notícias como esta,  e informações da EDEL a dizer que uma avaria na rede de média tensão é a causa para o corte de energia que se sente na cidade e que por motivos de avaria na rede estão privados de energia os bairros x e y, a minha primeira reacção é a mesma de metade dos cidadãos,

 “onde está a notícia?”

e depois, meditando mais um bocadinho e com um tom de ironia penso,

“é Luanda a crescer!”

o que me leva para um assunto mais sério, e que a corrente optimista diria , está tudo pensado, mas que eu – sem ponta de ironia –  penso, estará a rede de média e mesmo a de alta – e será que existe uma de baixa – tensão preparada para toda a nova construção que está a aparecer em Luanda? E isso leva-nos a pensar na rede de canalização de àgua (não para as bocas de incêndio, para as pessoas tomarem banho) e … nos esgotos . . . e . . .

4 Respostas to “Apagão em Luanda”

  1. maria Says:

    Kianda, para os angolanos que já vivem há muitos anos com essas limitações isso é… normal! Verdade Kianda, e não te estou a responder por “gozo”, essa pergunta fiz eu ao nosso amigo comum 😉 e ele respondeu-me mesmo isso: – É normal!

  2. kianda Says:

    Pois maria, o “normal” é a palavra da nossa piada … o mwangolé goza com o tudo é normal , essa é a nossa palavra … eu tinha 5 anos em 1975 e só soube o que era ter luz na rede 24/24h aos 20 anos qdo cheguei à Tuga (ainda hoje tenho uma vela e fósforos ao lado da cama – são traumas :-)) … era o Savimbi e os dias de falta de luz mediam-se pela quantidade de postes deitados abaixo … a guerra acabou, as justificações também e o povo tá cansado, o nosso amigo tal como eu tem gerador . . . quem não tem , continua a passar malé malé … e isso não é normal !!!

  3. migas Says:

    A pergunta que faz sobre o futuro, quando as novas construções estiverem concluídas, eu também coloco. E não só sobre a luz, como fala. Faz-me muito mais confusão a rede de esgotos, por exemplo. Aliás, anda por aí um projecto, prestes a ser concluído, que eu penso ter sido o “teste” para todos os outros que se vão seguir pois, problemas, não faltaram… e dos mais “estúpidos” possíveis! :o)

  4. kianda Says:

    pois é migas (com jindungo 😉 ) … pois é … ainda bem que há as vozes optimistas que pensam e dizem “calma, tá tudo controlado” 🙂 … como tudo em Angola, malembe malembe …

Deixe uma Resposta

