Cor-de-rosa

Desde o passado dia 16 de Abril, temos em Angola, pela primeira vez, uma mulher à frente de um Governo de Província, Francisca Espírito Santo. A Xica.

Numa altura em que a lembrança de quem andou a queimar soutiens está perdida numa gavetinha cheia de pó da nossa memória, em que voltamos a ser escravas das medidas certas, do silicone, do botox, dos soutiens com enchimento e das cintas disfarçadas, numa época em que lutamos desesperadamente contra as marcas do tempo que teima em não parar, e nos lembra disso através da ruga no olho, do pneu na barriga … E quando pesa a consciência porque algures no tempo alguém lutou para que nos libertássemos desse papel ingrato, nós dizemos sempre que fazemos tudo isso para PRIMEIRO agradar a nós próprias, será ???

Neste tempo, nesta época,  preciso, talvez como alívio de consciência deixar aqui alguns números que provam como alguma coisa realmente mudou: Em Espanha, 9 mulheres num Governo de 17 ministérios; na Finlândia, das 20 pastas do executivo, 12 foram entregues a mulheres; na França de Sarkozy foram nomeadas 7 mulheres num executivo de 15 ministérios …

Advertisements

6 Respostas to “Cor-de-rosa”

  1. f. Says:

    Kianda, eu diria que no caso de Angola essa notícia é ainda mais importante. Porque em África, bem o sabemos, as mulheres são fortes, cuidam dos filhos, da família, dos maridos… Mas em muitos casos ainda são tratadas, infelizmente, como cidadãs de segunda classe, que precisam se sujeitar aos caprichos dos homens. Vi isso em outros países deste continente e sempre me revoltou. Longa sorte à Xica, e que seu exemplo frutifique.

  2. joannv Says:

    Epa, temos a Kota Ellen na Liberia 😉

  3. migas Says:

    Boa sorte à Xica, então! :o)

  4. Fernando Baião Says:

    Se o nosso governo tivesse muitas Xicas como esta, Angola não estaria na situação degradante que está hoje. Mulher inteligente, simpática, sempre com um sorriso nos lábios, amiga do seu amigo, e sobretudo nacionalista como poucos. Posso ser suspeito porque é minha amiga de peito, mas Ela é tudo isso que eu disse e se calhar, ainda mais.

  5. engricky Says:

    Tenho uma opinião muito positiva da D. Francisca. A imagem q tenho dela é a q tenho da mulher angolana no trabalho, bem mais profissional e séria do q o homem (desculpem-me os homens, mas é o q penso).
    Espero q tudo lhe corra muito bem para ver se Angola começa a ter mais quadros femininos e avance a passos largos para o melhor caminho.

    Um grande bem-haja pra todas vós!

  6. kianda Says:

    Também gosto muito da Xica, da inteligência e postura na vida. E descobri que temos 29 Ministérios … é muito Ministério, e pelo menos uma Ministra, da Familia e Promoção da Mulher …

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: