Não deixe o Samba Morrer !!!

Ontem foi noite de show pra mim, Maria Rita no Coliseu dos Recreios em Lisboa para apresentar o seu terceiro cd “Samba Meu” e num Coliseu a meio gás ela não me convenceu. Algo está errado ali.

Quanto a mim, ela tem uma voz incrível – também com os genes herdados da mãe – faz-se sempre acompanhar de músicos geniais e passou de menina inocente

  a mulher gostosa

 

mas o alinhamento do show, a falta de comunicação com o público, o arranjo das músicas que é praticamente igual aos cd’s, algo ali não me convence. Já o segundo show ao vivo me tinha desiludido.

O show de cerca de uma hora e meia teve quase 45 minutos de temas do 3º album que não conseguiram acordar o coliseu e o auge da interpretação dengosa continuou a estar nos temas que tornaram Maria Rita num nome respeitável da música ligeira do Brasil e, aí, ela foi irrepreensível. Com o tema “Cara Valente” mostrou boa capacidade nas oscilações vocais, e com “Pagu” aproveitou para dar asas a jogos expressivos dignos de teatro (lá está, herança de Elis) e foi genial. A partir daí já tinha o público na mão que de pé sambou até ao fim.

No encore foi altura de Maria Rita relembrar porque estavamos todos ali, apelando a plenos pulmões para que “Não Deixe o Samba Morrer”, canção de Alcione que se encaixou como uma luva no alinhamento.

A última meia hora foi muito boa mas um show vale pelo seu todo e este não valeu. Continuo a ser fã de Maria Rita nos CD’s, quanto a voltar a ver um show dela… hum… não sei não !!!

6 Respostas to “Não deixe o Samba Morrer !!!”

  1. maria Says:

    Só tenho o 1º CD dela. Ao vivo nunca a vi!
    Já vi Marisa Monte 3 vezes ao vivo e ADOREI os 3 shows e tenho todos os Cds dela. 🙂

  2. kianda Says:

    A minha relação com a Marisa Monte, é estranha, gosto e não gosto … eu sei … soa estranho 😉 … e nunca a vi ao vivo – o dia que tinha bilhete fui parar ao hospital com o herdeiro, acho que o destino não quis.

  3. HC Says:

    O pessoal do coliseu não entendeu o “Samba Meu”.
    Não quero ser pretensioso, mas creio que é preciso passar pela Lapa no Rio de Janeiro, entrar nos botecos e ouvir choro e samba tocado ao vivo, para começar a entender o “Samba Meu” e toda a herança que ele carrega.
    Aconteceu o mesmo com a Marisa Monte. O último trabalho dela “Universo ao Meu Redor” (dedicado ao samba), também passou despercebido em Portugal…
    São discos que apelam a determinados sentidos e sentimentos que, naturalmente, não estão tão despertos no Coliseu, como estariam, por exemplo, no Canecão ou no Carioca da Gema

    Agora… com aquela barriguinha… ela até podia estar a cantar folclore russo que eu teria adorado o concerto!!! Ui ca bom!

  4. f. Says:

    Lá no Brasil ela divide bastante as opiniões, Kianda. Tem gente que gosta, tem gente que odeia. Eu gosto, apenas o suficiente para comprar alguns CDs, mas não morro de paixões. Acho que tem muito oba-oba da mídia em cima, lá do outro lado do oceano.
    Quanto à barriguinha, vamos lá, nem é tudo isso…

  5. jlan Says:

    E o pai Kianda?, falas na mãe e o pai?. Um dos maiores compositores e arranjadores brasileiros. Se a mãe teve o sucesso que teve, aliás indiscutível, deve em boa parte ao César Camargo Mariano (pai de Maria Rita)

  6. kianda Says:

    Falei da mãe por causa da voz (e das expressões), mas tens razão jlan, o pai também merece uma vénia, ela é filha de 2 grandes senhores(as) da música…
    Tenho que admitir que a barriguinha tá jeitosa, aliás eu em vez de autógrafo pedi o nome do cirugião, ehehehe… mas já tinha lido criticas divididas vindas do Brasil, por altura do lançamento de Samba Meu.
    E vendo bem HC, este 3º álbum vendeu no País irmão 125.000 quando o 1º chegou às 800.000 e o 2º 250.000 …
    Gostei do disco Samba Meu, mas acho que está morno demais para ser comparado com choro ao vivo na Lapa (que tive o prazer de ouvir contigo in loco) e o show da Beth Carvalho na re-inauguração da “Casa da Mãe Joana”, isso sim, carrega a herança pesada do Samba de D.Ivone Lara …
    Na minha singela opinão, o disco tá fixe, mas não tá nenhum Brastemp!!!

Deixe uma Resposta

