Finalmente

o mundo começa a olhar com olhos mais sérios para a palhaçada, sem piada nenhuma e muita violência, que se passa no Zimbabué. Hoje, uma fraca afluência de eleitores marcou a segunda volta para a eleição presidencial,  numa eleição em que o único candidato é o Presidente Robert Mugabe, após a desistência do líder da oposição, Morgan Tsvangirai, devido às acções de violência que visam os seus apoiantes, e que se encontra refugiado na Embaixada da Holanda.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G8, reunidos em Quioto – Japão declararam que não iriam reconhecer a legitimidade de um governo no Zimbabué que “não reflicta a vontade do povo zimbabueano”. “Lamentamos as acções das autoridades zimbabueanas – violência sistemática, obstrução e intimidação – que tornaram impossível uma eleição presidencial livre e justa”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Franco Frattini, anunciou que ia propor aos outros membros da União Europeia que chamassem os seus embaixadores no Zimbabué para protestar contra a violência que visa a oposição, e “Vamos ver quais as próximas medidas que podem ser tomadas com o Conselho de Segurança da ONU” acrescentou Condoleezza Rice acrescentou.

E o ministro dos Negócios Estrangeiro britânico, David Miliband, denunciou a “brutalidade do regime” dizendo “Para o Reino Unido é muito claro : o governo do Zimbabué com Robert Mugabe não tem qualquer legitimidade, as únicas pessoas com legitimidade democrática são as que venceram a primeira volta de 29 de Março”.  

Anúncios

5 Respostas to “Finalmente”

  1. Fernando Baião Says:

    Mugabe está senil, é uma vergonha para a África. Faz lembrar Idi Amin, Bokasa, Mobutu e outros. No entanto a comunidade internacional não faz nada, o Zimbabwé não tem petróleo, senão os caméricas já lá estavam a limpar a casa. Os europeus falam, falam, mas continuam a convidar este ditador de meia tigela para eventos importantes, tem sanções, mas não as cumprem. O palhaço continua a actuar no circo, mas sem fazer rir quem quer que seja. É triste, mas acontece. Só uma pemba, macumba , muito forte, nos livrará deste senhor. Estou a preparar uma galinha preta, capim seco da Kibala, água da nossa senhora da Muxima e vou atrás de um imbondeiro fazer umas rezas, tem que dar certo, o senhor vai cair da cadeira do poder em muito mau estado.

  2. Says:

    Senil é leve demais e os senis podem-se ofender, o homem descompensou de vez, concordo o FBaião quanto à hipócrisia da comunidade Internacional, as benéces que lhe são dadas dão-lhe ainda mais poder para fazer o que faz e continuar impune.

  3. Says:

    E lá está ele, Mogabe, presente na 11ª Cimeira da União Africana. Ontem foi reconduzido e não perdeu tempo, tinha que mostrar quem manda no FEUDO, foi naturalmente recebido, bem ou mal, que se lixe, foi e ninguém o impediu ou seja alguém reconheceu a sua vitória e o recebeu como Chefe de Estado. Deve ser giro, os outros líderes a tentarem escapar para não serem vistos ao lado dele, ou será que não, que não há qualquer constrangimento???

  4. kianda Says:

    Acho que há, acho que há constrangimento. Aliás já li coisas do género “… participa também no encontro, sob alguma contestação.” Tenho esperança que saia desta União, alguma resolução para o Zimbabué, também já li sobre “proposta a criação de um Governo de unidade nacional” …

  5. Bibbas Says:

    Vergonha mesmo…mas não e só a comunidade internacional europeia que esta calada a apaparicar Mugabe…e a SADC???? Nós os africanos da região? Os pronunciamnetos não firmes!! As condenacoes são informais…E pensar que sonhamos com democracia, liberdade e paz…Cada vez que vejo o bicho na TV penso que Africa deu 1000 passos para traz…Tristeza!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: