Fetiche

Um fetiche (do francês fétiche, que por sua vez vem do português feitiço e, este, do latin facticius “artificial, fictício”) é um objeto material ao qual se atribuem poderes mágicos ou sobrenaturais, positivos ou negativos.

Karl Marx desenvolveu uma teoria econômica e política para o fetiche, central em sua obra, que é aplicada, por exemplo, à crítica dos meios de comunicação de massa, da mercadoria e do capital. Para a escola marxista, o fetiche é um elemento fundamental da manutenção do modo de produção capitalista. Consiste numa ilusão que naturaliza um ambiente social específico, revelando sua aparência de igualdade e ocultando sua essência de desigualdade.

O fetiche da mercadoria, postulado por Marx, opõe-se à idéia de “valor de uso”, uma vez que este refere-se estritamente à utilidade do produto. O fetiche relaciona-se à fantasia (simbolismo) que paira sobre o objeto, projetando nele uma relação social definida, estabelecida entre os homens.

[in wikipédia]

Anúncios

9 Respostas to “Fetiche”

  1. marta Says:

    Vou contar uma história, com o título “Tão pequeninos e tão jeitosos os pés da princesa”:
    Era uma vez uma princesa muito bonita que achava que tinha uns pés feios, certo dia um príncipe viu-a e ficou deslumbrado com os pés da princesa, eram os mais lindos que já tinha visto (…) foi assim que a princesa passou a gostar dos seus pés e até a achar que eram os mais bonitos do reino (…)”
    P.S. Esta princesa também teve o mesmo “tipo de problema” com os olhos dela, de tal maneira, que chegou a ver-se ao espelho de óculos de sol…mas, na verdade, a princesa tinha uns olhos lindoooos!!
    Moral da história: O que achamos/sentimos/pensamos ontem não será necessariamente o real, o certo e nem sequer o eterno! 😉

  2. kianda Says:

    AHAHAHAHAHAH !!! marta, essa dos óculos escuros … não será de certeza, porque ontem eramos mais novas do que hoje, e quando crescemos aprendemos e consequentemente mudamos … ainda bem que para melhor 🙂

  3. f. Says:

    E eu que pensava que kianda, sendo sereia, nao tinha peh… hahahahaha

  4. kianda Says:

    Sereia que é sereia tem pé na terra e rabo de peixe no mar … ela só não pode é estar muito tempo na terra senão não respira e morre, ela PRECISA do mar ! 😉
    P.S. – Quem disse que esse pé é da Kianda?! 🙂 , o fetiche dela é sandálias, talvez por não ter pés muito tempo 😉

  5. f. Says:

    Pelo ângulo, a foto só poderia ter sido tirada pela dona dos pés. Logo, se a Kianda assina a foto… Bom, mas pode ser também que ela, além de sereia, seja uma especialista em photoshop e tenha perdido um par de horas a modificar a inclinação da imagem e tal… Depois da invenção da imagem digital, não acredito em mais nada do que vejo em fotos ou em telas de cinema.

  6. HC Says:

    mas levanta a confusão…

    Podem ser encontrados vários fétiches:
    – por pés
    – por sandálias
    – por pés dentro de sandálias
    – por unhas dos pés pintadas de cor escura em sandálias
    enfim…
    há uma multiplicidade de possibilidades. Isto é quase Serviço Público Fetichista.

  7. kianda Says:

    Por isso é que eu deixei a foto, o título e a definição…exactamente para cada um dar asas à sua imaginação e ao seu fétiche !!! E não sei porquê, mas tinha um pressentimento que o meu amigo HC iria comentar … desconfio que fétiche, seja qual for a possibilidade dentro do Serviço Público, é a sua praia 😉
    P.S. – Essa do Serviço Público fez-me quase ser o Sócrates do Fétiche !!!

  8. Cafefas Says:

    Eu até sou “fetichista” e adoro pés mas de quem são os pés horriveis da foto ? Sebosos, gordurosos (repare-se junto às unhas), inchados. Sem falar nos sapatos rosqueiros que ilustram um tremendo baixo nivel. Por favor Kianda…

  9. mondohightech Says:

    Boas Kianda… Eu ca tenho fetiche por pes, dentro de sandalias (de preferencia saltos altos)… particularmente gosto da sensacao de ser pisado por uma mulher usando saltos altos… kkkkkk adoro que me pisem por todo o corpo…

    PS: Eu nao acho que os pes ai em cima sao feios como ja foi aqui referido… acho-os bonitos ate… Adoraria que a senhora desses pesinhos me pisasse com saltos… Se sao seus ou nao Kianda, fica aqui o convite ha mesma… 😉 Se quiseres saber como he tar a pisar em cima dum homem, abusar dele, divertir-te em cima de mim, entre em contacto comigo… irias adorar…

    Qualquer sanhora que queira esperimentar tb esta convidada 😀

    Beijinhos e abracos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: