Renúncia Impossível

Como os nossos “enviados especiais” Xó e EngRicky não voltaram para contar como foi, deixo aqui alguns links com as críticas (todas positivas) do show de comemoração dos 20 anos do Paulo Flores, que conseguiu o que ambicionou e “enfiou” cerca de 21.000 pessoas no pequeno – que se fez grande – Estádio dos Coqueiros.

Jornal de Angola
Angolapress 

Força Paulo, pelo menos mais 20 e sempre assim, what u see it´s what u get.

Não creio em mim
Não existo
Não quero eu não quero ser

Quero destruir-me
atirar de pontes elevadas
e deixar-me despedaçar
sobre as pedras duras das calçadas

Pulverizar o meu ser

desaparecer
não deixar sequer traço de passagem
pelo mundo

Quero que o não-eu 
se aposse de mim

Mais do que um simples suicídio 
quero que esta minha morte
seja uma verdadeira novidade histórica 
um desaparecimento total
até mesmo nos cérebros
daqueles que me odeiam
até mesmo no tempo 
e se processe a História
e o mundo continue
como se eu nunca tivesse existido
como se nenhuma obra tivesse produzido 
como se nada tivesse influenciado na vida
como se em vez de valor negativo 
eu fosse zero

Quero ascender 
elevar-me até atingir o Zero
e desaparecer

Deixai-me desaparecer!

Mas antes vou gritar
com toda a força dos meus pulmões
para que o mundo oiça:

Fui eu quem renunciou a Vida! 
Podeis continuar a ocupar o meu lugar
vós os que mo roubastes
. . .

[Agostinho Neto]

8 Respostas to “Renúncia Impossível”

  1. Says:

    Em 1º lugar, a enviada Xó fez uma informação quase online, via sms, que poderia ter sido usada. Sem acesso à net há mais de 24 horas, eis o motivo do atraso. Mas aqui fica registada a minha opinião (fica complicado resumir, mas vou tentar, será um resumo alargado ahahah):
    O Show não podia ter sido melhor, foi muito bom e agradavelmente nostálgico, o Paulo juntamente com o Eduardo Paim (momento alto do Show) fizeram-nos reviver uma bela fase das nossas vidas, acredito que este sentimento tenha sido partilhado por quase todos os espectadores, por diversas razões, a avaliar pela reacção ao ouvir temas como “Cherry”, “Rosa baila”, “A minha vizinha”, enfim, àquelas Ketas que no auge da nossa juventude nos fizeram bailar à sério e que para muito de nós, longe da terra mãe, nos trazia momentaneamente de volta à casa. O Paulo mostrou a sua simplicidade ao relembrar/homenagear todos os amigos, entre eles, o Ruca Van-Dúnen e o Ricardo Abreu, que impulsionaram de uma maneira ou de outra a sua carreira, amigos esses que fizeram questão de estar presentes e que transformaram o imenso Estádio dos Coqueiros numa casa de amigos, os Amigos do Paulo Flores. Fez igualmente uma menção especial à presença da mãe Zita que já não vinha a Angola há 32 anos e que se encontrava orgulhosamente no Estádio.
    O estádio estava repleto de gente, o Paulo conseguiu encher um estádio com aproximadamente 21.000 pessoas (2º informação do herdeiro), feito inédito até ao momento, a organização esteve bem (a meu ver) ouvi comentários do tipo “paguei e sinto-me bem, acho que paguei pouco pelo que aqui desfrutei”, acho que é um excelente indicador, havia barraquinhas espalhadas pelo estádio de bebidas (diversas) e de hamburgers e hotdog’s. Claro que vimos as cenas habituais de lutas na relva, fruto do entusiasmo excessivo, ou espectáculos paralelos, como p.e., gritou um espectador bastante animado e esbracejando “eu estou doido e quando me sinto doido, eu fico doido”, que deixou toda a bancada VIP à rir até mais não. Fiquei com a sensação que me teria divertido muito mais na relva (pois é Kianda, quem diria que eu chegaria a esta conclusão?).
    Os músicos convidados estiveram a 100%, a Paty Faria é àquele vulcão que consegue contagiar/aquecer todo o mundo com aquele aparelho vocal fortíssimo, Yuri da Cunha – eu não conhecia, não me vou pronunciar, pq só ouvi 1 música, mas levantou o estádio acompanhado pelo Kiary Flores que resolveu dar o seu show -, sobre o Eduardo Paim teria que escrever quase exclusivamente sobre o que aconteceu, foi, de facto, o momento alto, o “povo” tinha mesmo muita saudade do Eduardo ou “General Kabuengo” como é carinhosamente tratado e aproveitou a ocasião para manifesta-lo, foi muito bonito, o Paulo deu-lhe esse tempo, porém “roubou” bastante tempo ao espectáculo e fez com que os que vieram depois como o Manecas Costa (que eu adoro) e a Sara Tavares, brilhassem menos ao ponto de a meio da 2ª música da Sara, os espectadores começarem a abandonar o Estádio em massa, foi pouco elegante da parte do público, mas aconteceu (tinham que ir apanhar o “AutUcarro” que estava no limite do último horário).
    Não estive presente na festa pós-show porque, infelizmente, o meu autUcarro também partia e tinha mesmo que apanha-lo senão perdia-o e como não há táxis àquela hora nem Kupapatas (táxis de moto que proliferam por Benguela e que considero uma verdadeira praga), lá tive que me ir embora – muito chateada eu e a minha amiga Milú, que estava super animada.
    Creio que o Paulo ficou feliz por ver/fazer o seu povo feliz.
    Agora espero pelo Paulo este FDS, dia 12, em Benguela no Kalunga!
    Estou uma fã super fiel, estou em território nacional há 1 mês e ½ e já vou no 3º show do Paulo.
    PS.: Antes de eu chegar ao estádio o herdeiro andou desesperado à minha procura, perguntando a todos quanto o reconheciam se tinham visto à titi Xó, no desespero resolveu apelar aos porteiros da zona VIP, perguntando se por acaso tinham visto 3 senhoras (ele sabia que éramos 3) juntas a entrar ahahahaha!! Imaginem a cara dos porteiros!! Só o meu sobrinho lindo. Adorei ter estado com ele.
    Leram mesmo até ao fim??????

  2. kianda Says:

    Li até ao fim e amei. Valeu a espera. Obrigadúúú 🙂
    E realmente tás uma fã daquelas, até viajas atrás do ídolo… e por falar em ídolo, a RNA disse “Angola já tem um ídolo” , imaginas a baba do cantante ???!!!
    E assim tenho que confessar aqui o que já senti por estar longe, quem olhava pra mim, via os meus olhinhos a brilhar e dizia logo “querias estar lá” … e queria!!! Mas ouvir o cantante dizer “só faltavas tu” … dizer ontem ao kota Cabé “choraste né?!” e ele responder “yaaaa, faltavas tu, pensei tanto em ti!”, o Ricardo … faz com que os olhos brilhem … de felicidade!!!
    Eu faço parte destes 20 anos e aiai, como estes 20 anos fazem parte de mim, como também, e tu bem dizes, de toda a nossa geração.
    Lembraste como cantavamos “quando eu chegar, de braço dado com a minha gente vou festejar …”
    E falando do General Kabuengo, e sendo má língua, só faltava a tua amiga Mar… ao lado da Caxuxa, ehehehehe!!!

  3. Says:

    No meu resumo não citei a tua ausência, mas acredita e sei que acreditas, que toda a gente que conhece bem o percurso do Paulo sabe que fazes parte dele e que a tua ausência foi sentida, o Paulo sentiu, eu senti MUITOOOOOOOOOOOOOOO, sabes quanto, o herdeiro sentiu, enfim dizer “só faltavas tu” é pouco. Eu senti em vários momentos, para não dizer todos, a tua presença, eu sei que tu estiveste lá, EU SENTI.

  4. maria Says:

    Kianda, conseguis-te a T-shirt? Quem conseguiu? Foi o herdeiro ou o engº? 😉

  5. kianda Says:

    O herdeiro claro (mas é de alças, eu queria “T” – mas a cavalo dado ñ se olha o dente, né?) … o Engº é um falso, nem volta pra contar se gostou … quando não gostou veio logo dizer, agora nada 😉 … quésedizer, navolta não gostou!!! Achas maria??? Hum … afinal só a 20.999 é q kuiou !!! ahahahaha

  6. maria Says:

    Claro Kianda que só podia ser o herdeiro a arranjar! 😉
    O engenheiro ainda não deu noticias? Ai o malandro! 😀 Das duas uma, ou está sem net ou gamaram-lhe o bilhete mesmo à entrada do estádio! Gatunos! 😀 O Angolapress aredondou o nº para 21.000! 😀 Faltou o engº 😀

  7. Says:

    Euzinha, uma fã deste gabarito, não consegui nem umazinha T’Shirt nem com T nem sem T, alguma coisa falhou!!!

  8. kianda Says:

    Falhou, falhou … ehehehe, devias ver isso … mas acho que chegaste tarde a Luanda, e as “T”-shirt’s não chegaram à Catumbela 🙂
    E afinal, a de alcinhas fica-me muito bem … sábado é ver-me chegar à esplanada pra tomar o matabicho de “TÔ LÁ”, ehehehe !!!

Deixe uma Resposta

