Mão à palmatória – disco “terra”

Não gosto da Mariza, também é verdade que não sou fã de fado e principalmente daquele fado cantado com trejeitos de Amália Rodrigues em que as palavras se tornam em sons e não se percebe nada do que a letra diz … Talvez seja culturalmente incorrecto dizer isto mas está dito.

Fico e sempre fiquei contente com o sucesso da mariza, e talvez ela tivesse que fazer as coisas desta maneira para que Portugal olhasse para ela, talvez certas atitudes tivessem que ser tomadas para que ela chegasse ao topo e aí sim, podesse então mudar a postura, talvez, o certo é que não gostei de algumas coisas.

E perguntam vocês, e quem és tu para gostar ou não? Têm razão, não sou ninguém mas o blog é meu e a opinião também.

Entretanto no último ano ela foi mudando a postura em relação às coisas que eu não gostava tanto, comecei a ouvir falar do disco “terra”, comecei a ler sobre o que seria e achei que talvez gostasse. Comprei. E realmente neste momento, dou a mão à palmatória, acho que está um grande disco. A produção de Javier Limón e as parcerias com Concha Buika, Tito Paris, Chucho Valdés, Dominic Miller (o eterno parceiro de Sting), Ivan Lins e tantos outros músicos fazem deste terra uma mistura de sons e culturas que se transformam numa obra a ter e ouvir.

10 Respostas to “Mão à palmatória – disco “terra””

  1. migas Says:

    Eheheh… Quer dizer que não se pode dizer que não se gosta? Pode sim. Desde que seja com educação. Ou será que somos obrigados a gostar de fado? Ok, eu confesso que não sou ouvinte regular de fado mas, até gosto. Mas não sou fã de nenhum fadista em particular e, tal como tu, fico contente com o sucesso da mariza. E, ainda bem que lhe descobriste o encanto e deste a dica aos teus fãs (eu incluída, of course)! :o)

    Beijo

  2. aNa Says:

    olha, eu também tinha alguma relutância com ela, mas não estava ao nível da interpretação – irrita-me a forma como ela fala, só isso.
    mas no sábado, no Delta Tejo, fiquei completamente rendida. para além da voz, ela em palco é excelente.
    ah… e a Ana Carolina… nem te conto! 😛

  3. kianda Says:

    A mim tb não é tanto a interpretação, é mais a postura na vida em relação a alguns temas … e Ana Carolina não tenho duvidas aNa, naquela base!!!
    migas essa dos meus fãns !!!?? Tá certo!!! Mas este disco não é tanto de fado, tem lá uns fados que passo mas gostei da parte world music, tá com temas, músicos e uma produção fora de série!!!

  4. migas Says:

    Leitores=Fãs

    Logo, os fãs (eu) agradecem a dica… :o) Porque curiosamente, nunca me “puxou” ouvi-la…

  5. Lupy Says:

    como sempre gostei dela só posso ficar feliz por haver mais gente a gostar. Mas tem razão, o ultimo disco está um fantástico e parece-me que só temos a ganhar em dar a conhecer o fado desta forma apresentando a nossa musica mais conhecida como um exemplo de integração de outras culturas, ritmos, etc. E a Concha Buika é soberba (festival MED – Loulé)

  6. f. Says:

    Opá, eu nunca que ia gostar de fados a viver lá no Brasil, até que fui a Lisboa pela primeira vez, ainda jovem, e jantei num restaurante de fados vadios. Impressionei-me.

    E estou com a Migas nessa, Kianda. Leitores= fãs. 😉

  7. OTB Says:

    Eu conheço bem a Mariza e quando digo bem quero dizer… Bem… Profundamente… Encontrei-a numa fase complicada da vida dela e da minha também, em que ela escrevia Marisa quando assinava. Aproveitamo-nos um do outro, a todos os niveis. Era um ser como outro qualquer !!! Nunca gostei dela como cantora mas sinto orgulho por aquilo em que ela se tornou, sem duvida, à custa de muito sacrificio. Falo com ela volta e meia ao telefone (ja nao falamos há algum tempo porque o marido que ela arranjou é estupidamente ciumento) e ela, sempre naquela mistura de humildade e meiguice, adora de forma genuina quando lhe dou, incansavelmente e sempre que falamos, os parabens e lhe digo: “Tenho muito orgulho de ti”. Amizade é isso. Mesmo que um dia tenha sido intensa e devido ao tempo, e a esta complicação que é a vida, tenha perdido a cor !!! Não tenho nenhum disco dela nem terei. Musica, cheiros e espaços trazem lembranças… Lembranças são sempre lembranças mesmo que sejam boas… Alguem me entende ? O melhor é nao entender mesmo !!! Hoje estou particularmente poético e o melhor é que nao faço a minima ideia porquê !!! Acho que é por estar de bem com a vida. Obrigado meu Deus, por tudo !!! Mesmo por aquilo que eu tanto queria e nao me deste !!!

  8. yacineh Says:

    Por pura coincidencia ou nao hoje fui a um concerto da Marisa aqui em Londres e apaixonei-me e por coincidencia ou nao descobri o teu blog hoje e me apaixonei tambem. Ouvia falar da Marisa, mas hoje experienciei a Marisa e deixei-me envolver. Ela tem uma presenca forte em palco, e a elegancia e beleza com que transmite a sua musica ‘e algo fora de normal. ‘E incrivel como a musica pode transportar a pessoas para diferentes estados de espirito. Emocionei-me, chorei, dancei e admirei a Marisa. Sou fa, tornei-me fa e acredito que ela merece o sucesso que tem porque se entrega de corpo e alma ao seu publico e a sua musica……

  9. kianda Says:

    Bem-vinda yacineh, obrigada pelas tuas palavras. Volta sempre.

  10. bibbas Says:

    Devo confessar que vejo a Mariza muitas vezes na publicidade mas não conheço a sua musica…fado, jazz e tudo parecido não são o meu forte…sei que alguns vão me xingar mas esta sou eu!…A Migas deu-me a coragem para escrever isso!!!Afinal estou a dizer com educação :):):):):): Mas estou aberta em “espreitar” a musica dela…..Falando em estar aberta a coisas novas…uma vez em NY fui com “vizinho”, fui a um bar de Jazz…sai de lá com uma doerde cabeça que voces não imaginam!!Pensei para os meus botões:…”eu nã tenho cultura de jazz, não vale a pena insistir…” mas não é uma questão de cultura ou não…é simplesmente uma questão de gostar ou não…o jazz latino ainda “suporto” aquele mais tradicional eu simplesmente não aguento!!!!:):):):):):

Deixe uma Resposta

