Mercado do Kinaxixe

É um edifício referenciado nos livros de arquitectura universal como uma referência conceptual e construtiva, o edificio reflecte os elementos base do pensamento sobre arquitectura tropical, ou seja a ventilação cruzada, o recurso ao grande pé direito, a luminosidade controlada, as protecções a poente no percurso da incidência solar, as relações espaço/ventilação, humidade/conforto térmico.

É o único edifício de Angola referenciado no livro “Arquitecturas do Mundo”

P.S. – Costumo dizer que conheço bem uma cidade pelo seu mercado, e em todas que visito lá estou eu a tentar descobrir onde está o mercado. Na minha, cresci a ir ao mercado do Kinaxixe com o meu pai no sábado de manhã. Com o pai, ou a mãe ou até a avó sempre gostei de ir ao mercado e era o do Kinaxixe.  
Com mágoa vejo-o ir abaixo. Não dava mesmo para terem mantido a fachada exterior e por dentro fazerem um Centro Comercial  ??? Não dava mesmo???

Advertisements

80 Respostas to “Mercado do Kinaxixe”

  1. migas Says:

    Esta semana passei por lá kianda. Apesar de, desde que vim para cá, o edifício estar tomada pelo abandono, confesso que me fez alguma confusão ver o buraco que ali está a ficar… Os trabalhos estão um pouco mais adiantados do que os da foto e, realmente para quem passa por lá habitualmente, não fica indiferente ao buraco que se está a formar… Não fazia ideia que era um edifício referenciado em livros de arquitectura mas, acredito que esta é a linha a seguir pelos países com economia emergente. Em Portugal, por exemplo, só muito recentemente se está a dar mais importância à reabilitação e aos edifícios que trazem história no seu traçado.

  2. Fernando Baião Says:

    Mercado do Kinaxixe, não comento, choro.Já chorei, quando foi do Palácio da Ana Joaquina e ainda vou chorar mais, pois a ganância que deu nos homens do poder não vai parar. Não querem saber se é Património Nacional ou Mundial, os milhões é que interessam. Dizem os católicos, que quando Deus fez Angola, S. Pedro interrogou-o sobre tantas riquezas que Ele punha no terreno, mas Deus, disse:” fica calmo, você ainda não viu quem eu vou lá pôr a governar o país!”

  3. Bibbas Says:

    Nao sei bem o que vao nascer ail, naquele lugar tao referenciado pelos escritores angolanos, e de tanta referencia para alguns de nos…nem que seja pelos assaltos constantes…mas espero que nasca algo k seja fonte de inspiracao daqueles que nos fazem delirar e sonhar quando damos copro dentro do nosso imaginario as suas frases…

  4. aNa Says:

    aiuêêê!!! 😦
    é sempre triste ver desaparecer os nossos espaços de memória!
    eu também ía com a minha mãe ao sábado. há perto de 40 anos… adorava as bancas dos legumes e fruta.
    não consigo entender a triste ideia de quem pode mandar, em fazer desaparecer os sítios bonitos com história – e nem me refiro à banda, sequer, que não estou avalizada para tanto. lembro-me, por exemplo, do cinema moonumental que foi transformado num edífício espelhado que ainda por cima é horroroso!!!
    bom post, kianda. convém não deixar esquecer. 🙂

  5. Sandra Says:

    É Kianda, do mercado já não resta nada além de uma das paredes laterais. No lugar será construindo um grande complexo com shopping, residência e salas comerciais: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=648044

    Não sei ao certo, mas parece que o prédio da Cuca que fica ao lado também deverá vir abaixo. Enquanto isso aquele predio inacabado continua lá, as vezes acho que estao a espera de que ele caia sozinho…

  6. f. Says:

    Kianda, querida, como disse a Migas, a foto já ficou desatualizada. Passei ontem por llá e assustei-me porque só resta um terço do mercado. Para Bibbas, digo que já vi umas imagens do projecto comercial que estudam para erguer no lugar. Confesso que não sei dizer se será tão marcante assim, mas como saudosista incorrigível e amante das referências históricas, declaro-me desde já suspeito para fazer avaliações.

  7. Gisele Says:

    Kianda, eu sou arquiteta e ando pesquisando o mercado imobiliário local. Vai ser erguido um projeto desenhado pelo mesmo grupo Sul Coreano que fez o Centro de Convenções de Talatona.

    Apesar de não saber que o prédio era referenciado na literatura especializada já tinha noção de seu valor arquitetônico como exemplar da arquitetura moderna. Mesmo com pouco tempo em Luanda também pude tomar conhecimento da relação que o povo angolano tem pelo edifício.

    OA questão dessa demolição é puramente especulativa, é a lei do dinheiro mesmo! Uma área nobre que encheu os olhos de alguns em detrimento dos antigos comerciantes e da memória da cidade. Uma pena!

  8. OTB Says:

    Acabou de falar o Presidente José Eduardo dos Santos. Esse grande Homem do Continente Africano e Presidente de todos os Angolanos. Transmitiu-nos muita tranquilidade naquele seu ar pacifico que nos faz acreditar que Angola será grande !!!!! Disse coisas como “Temos de manter uma atitude de respeito e tolerancia das opinioes que sejam diferentes das nossas” (Esta foi para a Autora deste Blog eh eh eh eh) e mais “Nesta competição que amanha inicia, nao há inimigos, apenas adversarios politicos”. Grande a Presidente. Esta tarde tive o Previlegio de apertar a mão dele. Apertei-a com a minhas duas mãos como sinal de Respeito. Ele visitou um projecto do Estado de que faço parte, estava muito bem disposto e muito brincalhão. Muito solto como nunca vi o meu Presidente. Brincou connosco, fartou-se de fazer perguntas e uma delas directamente a mim quando perguntou “Voce nao é X que esta a frente da Empresa Y filho do Camarada Z” ? “Sim Camarada Presidente” respondi eu com os joelhos a “tremer”. Ele olhou para o Ministro da tutela do projecto e disse “Muito bem Camarada Fulano temos mesmo de apostar nestes jovens, eles é que vão dirigir o país no futuro. Temos que prepara-los bem”. Epa mas disse aquilo com aquela calma e tranquilidade unicas, com aquela elegancia e majestosa imagem de marca que o fez um dos Homens mais respeitados de africa. Se eu ja amava o Homem, com isto fiquei totalmente deslumbrado. Eu ainda, armado em atrevido, disse Camarada Presidente só dirigiremos o País sob a sua liderança. Ele riu-se e disse “Vamos ver”. Bem Haja Camarada Presidente… Angola deve-lhe muito. Cada um desses cabelos brancos são consequencia da sua entrega a causa desta nossa linda terra. O Presidente José Eduardos dos Santos, foi é e será sempre o meu Presidente de eleição. Qual agostinho Neto qual carapuça !!!

    Quanto ao Kinaxixe. Chão com ele. Os paises têm de se modernizar. Deixemo-nos de lamechiches e de prendermo-nos a antiguidades. O mundo é dinamico, a vida é dinamica. Deite-se abaixo e construa-se algo que seja util aos Angolanos. Ana Joaquina foi o inicio, Kinaxixe a seguir e outros irão abaixo para termos uma Angola Moderna e sem lembranças de um passado condescendência servil.

  9. Fernando Baião Says:

    OTB: você deve estar a gozar com “a maioria parte” dos angolanos, a época do partido único, do culto da personalidade já era. Você deve usar óculos muito graduados para não ver o que se passa à sua volta. Que você tenha tremido por apertar a mão ao Presidente, ninguém tem nada com isso, agora que venha “lamechar” para os outros, começa a ser preocupante.
    Quanto a deitar abaixo as relíquias arquitectónicas do país é outra “Loiça”,
    se está doente da cabeça, trate-se, se é ignorante, vá para a escola. Finalmente, penso que está a gozar connosco, pois mentalidades dessas já não existem nos tempos actuais, ou melhor, …!!!

  10. Says:

    Pela ordem de ideias do OTB, então matemos os nossos avós (que conseguem chegar a velhos, os nossos pais quando acharmos que não evoluem), caro OTB, trata-se de referências sejam elas quais forem, talvez tenha sido exagerada no exemplo, mas foi o que me ocorreu para tentar explicar que temos sempre que ter referências do passado.
    Porquê é que até hoje não se deitou abaixo o famoso prédio inacabado? e porquê é que se escolheu o Kinaxixi ou (xe) para deitar abaixo? valor comercial?? enfim, talvez existam interesses que a própria razão bem conheçe. Não defandamos o indefensável! O maior problema é que em Angola, cada um defende apenas e tão só, os seus interesses pessoais.

  11. OTB Says:

    Fernando Baião: Parece-me que voce precisa de uma reciclagem em Democracia. Você deve ser do tempo do Agostinho Neto e do MPLA PT estando completamente ultrapassado como estão contemporaneo seus que extravazam, com uma frustração irada, pensamentos retrogrados e completamente desenquadrados no mundo de hoje. Que voce nao goste do Presidente de Angola (até tem esse direito) eu só tenho a lastimar pois cada um é o que é e a vida se encarrega de o demonstrar, agora que voce recorra ao insulto para defender as suas ideias é totalmente inadequado aos dias de hoje chegando mesmo a ilustrar alguma falta de eloquência e pouca ousadia intelectual. Admira-me a autora deste Blog que por muito menos coibiu opiniões, não ter interferido nesta sua onda de insultos mediocres e ilustrativos, repito, de alguma falta de aptidão democratica da sua parte. Eu nao estou a aqui a gozar com ninguem nem sequer tenho tempo para isso. Reconheço no Presidente José Eduardo dos Santos um Homem singular, simbolo da Unidade Nacional e da estabilidade em Angola. Estou e estarei com o Presidente com convicção própria e se isso for “por usar óculos muito graduados” melhor ainda pois a si devem faltar esses óculos para perceber que Angola mudou e nao tem nada a ver com “Agostinho Netices”… Acredite que a epoca de pensar que somos mais espertos que os outros já passou faz muito tempo. Investigue mais a ver se se enquadra melhor na nossa realidade deixando de falar com base em estereótipos !!! Aprenda a respeitar as opiniões dos outros mesmo que nao concorde com elas. Isso é bonito é Nacional (Não há Homem mais Democrata que o nosso querido Camarada Presidente José Eduardo dos Santos) e nós (Angolanos) gostamos. Estamos fartos de “Diogos Cães”. Espero que aceite este comentario com democraticidade. Nada de pessoal tenho contra si. Pelo contrario.

    Quanti a ti Xo parece-me que defendes a teoria de andarmos de panos, descalços e vivermos em cavernas !!!!!!! Deixa-te de saudosismos e lamechices. Despe-te e anda nua e descalça na rua, sendo assim, pois era assim que andavam os nossos antepassados. O caminho é para a frente. Queres o Kinaxixe para que ? Quando por la passa nem sequer para lá olhas !!! Olhas agora porque estão a deita-lo abaixo !!! Moderniza-te que hoje o mundo funciona à base de “Cliques” já nao se fala com dois Copos unidos por um fio…

    Só para finalizar, o numero atribuido no boletim de voto ao MPLA é o 10 e portanto os 10 Mandamentos só provam que Deus também é do MPLA…. Vamos vencer, Angola vai vencer !!!!!

  12. kianda Says:

    A Autora do blog não interferiu pq não teve tempo 🙂 , e talvez agora venha tarde porque já deste uma resposta e acho que “bem respondida”.

    FBaiao realmente podemos discordar , ter diferentes opiniões, mas respeitar os outros e as suas opiniões e não partir para o insulto com palavras como “doente da cabeça”…, mais uma vez, todos podemos dar a nossa opinião desde que o façamos com respeito.

    Apesar de o OTB e o JES terem começado a campanha ainda antes de terça-feira, não respeitando a lei eleitoral 😉

  13. Says:

    OTB, estás redondamente enganado, não defendo a teoria que devemos andar ainda descalços ou vivermos em cavernas, mas defendo sim que é preciso tirar a grande maioria dos angolanos das cavernas (quem dera que as cavernas de hoje fossem igauais as de ontem) e calça-los (porque a MAIORIA dos angolanos ainda vive nestas condições), mostrar-lhes o que é uma verdadeira sala de aulas, dando-lhes o conforto minimo que se pede para tal, dando-lhes a condições minimas de saúde, isso sim, eu DEFENDO.

  14. Fernando Baião Says:

    Primeiro não insultei ninguem, nem critiquei o Presidente de quem sou amigo pessoal e quando ele me aperta a mão não fico a tremer. Parece-me que o senhor ou jovem OTB estava a exagerar nas lamechas ao próprio Presidente, muita coisa está mal no país, só um cego não vê. Continua a dizer coisas que ninguém referiu, fala do Presidente Neto de forma depreciativa, mesmo até insultuosa (espero que as iniciais OTB,não sejam do escritor da mediocridade). Mas como acham que isso é democracia, eu também tenho o direito de rebater o tal senhor ou jovem nas suas afirmações. Ou a democracia é só para um lado. Chamar cego ou ignorante a alguém não acho que seja insulto. Cego, infelizmente, é aquele que não vê e ignorante é aquele que não estuda, não aprende, não sabe o passado, para enfrentar o futuro.
    Tenho dito, a Luta continua e a vitória é certa.

  15. Fernando Baião Says:

    Realmente fui forte no “doente da cabeça” peço desculpa da minha impertinencia, mas o comentário era tão “animoso” que sofri um “trou de memoire”, e desconsegui na minha boa educação.

  16. OTB Says:

    Ora bem !!! Começo por elogiar a Kianda. Finalmente em sintonia !!! Talvez uma chavena de café caisse bem (eh eh eh). Gostei da intervenção firme sem tendencias. FBaião aceito as desculpas e entendo a sua “sentimento intenso” cá estarei, se me permitir, para debater consigo temas fortes. Parece-me que voce tem garra, às vezes extravaza um bocado mas a singeleza com que reconhece incorreções é simplesmente sinonimo de um Democrata Condimentado. Quando eu chegar à sua idade (vaticino a sua faixa etaria entre 55 e 65, pelo seu gosto descomedido em impor as suas opiniões) com certeza, não me tremerão os joelhos quando apertar a mão ao Presidente José Eduardo dos Santos de quem, infelizmente, ainda não tenho o privilégio de ser amigo pessoal. Sorte a sua. Só por isso já lerei com mais atenção as suas intervenções e agudizarei menos a critica directa à sua ilustre pessoa. Entretanto, estarei com o Presidente novamente dentro de alguns dias e mais uma vez apertarei a mão daquele Grande Homem com as minhas duas mãos reconhecendo-lhe Mérito na sua caminhada dura que tem sido levar este país para o bom caminho (e ainda gerir familia !!!!). Agostinho QUE ? Não me falem do Afundador da Nação !!! Se não fosse o Zé Eduardo continuavamos com a “EMPAS” e outras demagogias que noutros tempos rebentaram com este País !!!! Bendito Zé Dú que apareceu a tempo de correr com todos o discipulato do Afundador !!!!!!! Angola Agradece.

    Oh Xo OH XO !!!! Que é isso XO !!! Angolanos descalços ? Salas de Aula ? Cavernas ? pareces a RTP que quando mostra Angola só mostra suburbios !!!! Que demagogias são essas amiga ? Exalta a tua maturidade e esse teu extraordinario charme hodierno de forma mais consequente. Ve mais a TPA !!!! TPA 2 que esta optima !!!!

  17. OTB Says:

    Peço desculpa por alguns erros gramaticais provocados pela rapidez da escrita onde se leu

    ‘a sua “sentimento intenso”’ leia-se ‘o seu “sentimento intenso” ‘

    Onde se leu

    “com todos o discipulato do Afundador” leia-se “com todo o discipulato do Afundador”

    Mil perdões. Tentarei ser menos sensível a emoções.

    Muito obrigado Camaradas. Peço desculpa Kianda pela Campanha antecipada e pelo nao respeito à Lei Eleitoral. Como hoje a campanha já é legal gostaria de dizer que “A data da fundação do M é dia 10 de DEZ. Dia 5 é metade do 10 aí a VITÓRIA É CERTA ! Tamos Lá para eleger o MPLA e ajudar o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos a comandar a 3ª Républica”. Estamos SEMPRE a subir !!!!!

  18. Says:

    Caro OTB, a demagoga não sou eu, com toda a certeza!! Entretanto, posso-te assegurar, que quando sou beneficiada com algumas horas de energia eléctrica vejo tanto a TPA 1 como a TPA 2.
    Continuação de boa campanha!

  19. Fernando Baião Says:

    O MPLA é o Povo, o Povo é o MPLA
    O mais importante é resolver os problemas do Povo
    Vivam os ensinamentos do nosso Presidente José Eduardo dos Santos
    Abaixo os pobres, os ricos ao poder
    Democracia é na Europa
    Vamos deitar abaixo os monumentos do tempo do Colono
    -Fortaleza de S. Pedro da Barra
    -Fortaleza de S. Miguel
    -Palácio de Ferro
    -Museu da Escravatura
    -Colégio S. José de Cluny
    -Edificio do Banco Nacional de ngola-
    -As várias igrejas
    -Hospital Josina Machel
    -O Palácio do Povo (habituação actual do nosso Presidente)

    De Cabinda ao Kunene, Um só Povo, uma só Nação
    A luta continua e a Vitória é certa

  20. OTB Says:

    Ah ah ah ah ah ah ah FBaiao. Gostei, ja começamos a falar a mesma lingua. Não aceito bem “Democracia é na Europa” primeiro porque na Europa a democracia é um teatro e com maus actores e segundo porque não há País mais democratico que Angola onde “pasquins” todos os dias contam mentiras atrás de mentiras sem sofrer consequencias. Quanto a deitar abaixo os monumentos M’BORA MEU POVO vamos reforma-los (como fizemos no Palacio Ana Joaquina) ou deita-los abaixo para construir Centos Comerciais, como estamos a fazer no Kinaxixi (respeito o seu ensinamento). Tudo depende da conjectura !!!!

    Longa Vida ao Presidente José Eduardo dos Santos. Precisamos dele no Poder nos proximos 20 Anos.

    Oh Xooooooo, OH XO. Benficiada com energia electrica ? Deixa lá disso !!!! Tamos aqui a tentar falar de coisas sérias (POR ORDEM DA AUTORA DO BLOG) e vens desconversar ? Brinca bem…

  21. rui leao Says:

    a demolicao do Mercado do Kinaxixe foi uma perda para (a arquitectura de) todo o mundo. Para mim, arquitecto de Macau natural de STP de origem goesa, o meu imaginário de Angola começava no mercado do Kinaxixe e no edificio da televisao…Estou de luto com voces.

    Os desafios da Arquitectura hoje, passam por sermos capazes de reutilizar estas pecas de arquitectura e transforma-las em centros comerciais, museus ou hoteis. A nós a criatividade de reutilizar e tornar o património sustentável.

    Os imobiliários concerteza não teem criatividade e muito menos os políticos. A Arquitectura tem que voltar ao centro da nossa sociedade e deixar de ser uma actividade sopeira (do poder e do dinheiro)
    Poder à Arquitectura e aos Arquitectos, se faz favor

  22. Says:

    Pois é OTB, parece brincadeira não parece????

  23. anonimo Says:

    sei que doi mas as coisas vêm e vão. Acredito que no futuro Luanda possa vir a ter outras obras de referência mundial, com igual ou maior importância.
    Agora para os angolanos que gostam de se manter imformados sobre projecto de construções, amantes de arquitectura e etc. Sugiro que façam o login no wwww.skyscrapercity.com promento que vão adorar, existem muito poucos angolanos, precisamos de muito mais.

  24. migas Says:

    A propósito ainda do mercado. Ontem passei pelo monte de pedregulhos que lá está e um colega meu, angolano, comentou: acho bem, também não estava aqui a fazer nada. Tem razão. Sem dúvida. A questão está em dar utilidade aos edifícios antigos e transformá-los tal como eu já falei e o arquitecto rui leão (e muito bem), também referiu (de repente pensei que era o rodrigo leão que estava aqui a comentar, kianda… só depois os meus olhos conseguiram ler rui… eheheh). Enfim, voltando ao assunto novamente. Acho que por aqui ninguém é contra a novas construções. Eu não sou e, não me parece que aqui alguém o seja. Agora, acho que não precisamos de apagar o passado como se de um risco a lápis se tratasse. Podemos inovar mas também reutilizar. Aliás, devemos!

    Já agora, e apesar de eu e a Xó vivermos bem longe, também tenho o mesmo problema do que ela. Não fosse o meu querido gerador e passava 80% do tempo sem TPA1 TPA2 e restantes companhias!! E juro que desta não estou na brinca!

  25. OTB Says:

    ENFIM dois Angolanos que pensam como eu, pra frentex

    “e um colega meu, angolano, comentou: acho bem, também não estava aqui a fazer nada. Tem razão. Sem dúvida”

    Uma vez que a senhora(rita) que comenta diz “Sem duvida” já somos dois, neste espaço de opinião, a favor da demolição daquela carcaça velha que era o predio do mercado do Kinaxixe (desculpe FB) e que só servia para refugio do banditismo.

    [parte do comentario apagada por mim – Kinda – por conter dados pessoais sobre terceiros; Se OTB preferir poderei retirar todo o comentário]

    Longa vida ao nosso Lider Camarada Presidente José Eduardo dos Santos.

  26. migas Says:

    Dois erros. Primeiro, não sou angolana. Segundo, não concordo com o meu colega. Como aliás pode ler no que escrevi de seguida. Retirar frases soltas do contexto é fácil mas, não é bonito, caro OTB! O colega tem razão em dizer que o edifício não estava a ser aproveitado e por isso, pelo menos dariam utilidade ao espaço, construindo algo no seu lugar. E eu considero que nesse aspecto, ele tem razão. Ok? Estamos entendidos? Quanto ao resto, acho que fui bem explícita. Até porque este não é o primeiro comentário que deixo, sobre este tema. E todas as palavras escritas sobre este ou outro tema, não fazem parte das críticas “para deitar abaixo”. São apenas opiniões despretensiosas, que podem ou não estar “correctas”. Se é que há opiniões correctas ou erradas…

    Agora, vou contar até 10. Acho que será melhor, não acha OTB? Ou então, falemos do pôr-do-sol fantástico de Angola e das mangas doces e, as mais deliciosas que comi em toda a minha (pequenita) vida. Porque às vezes, parece que é só isso que certas pessoas querem ler. Coisas bonitas e boas. Mas acho que faz bem em discordar e mostrar os seus argumentos! Nada contra!

  27. Says:

    Reservo-me ao direito de não responder, por respeito ao bom ambiente que sempre se viveu neste espaço.
    Migas, de facto perante isto só contanto mesmo até 10, será que chega???

  28. JES Says:

    Desculpa lá cara Autora, eu ainda li o comentario do OTB antes da tua censura, digna da Russia mais radical, e não vi referencia nenhuma a terceiros. Parece-me que estás a exercer uma censura, já descuidada, para defender interesses e opiniões de terceiros isso sim. Acho que isso é mau, pouco honesto intelectualmente e muito pouco democratico para quem tanto defende a liberdade de opinião. Aceito que nem sempre as opiniões agradem mas ninguem deve ser privado ao seu direito de opinião. Es a Dona e Senhora do Blog, ok, nao questiono isso mas dizeres, de forma fanfarrona: “Se OTB preferir poderei retirar todo o comentário” demonstra que a tua democracia é bem infantil e a tua margem de tolerancia bem contraria à tua demonstração permanente de democraticidade. REPITO, li o comentario completo do OTB, antes da censura, e nao havia referencias nenhumas a terceiros.

    Quanto a ti Xo. Parece-me que estas no País errado. Se queres falar mal de Angola e criticar sem direcção, como me parece que tens feito, acho que deves pensar muito bem o porquê do teu regresso. Não venhas com conversa de conveniencia tipo “Este é o meu país e ue le le ue le le” quem ama o seu País não tem as posições que tens tido claramente contra quem, de forma EXEMPLAR, dirige os destinos de Angola. Que estrangeiros, como a sra “Migas”, falem sem verdade de nós ou opinem sem conhecimento de causa, temos de aceitar e tolerar até porque devemos seguir o exemplo do nosso Presidente que é o homem mais democrata que eu conheço. Agora que Nacionais como tu falem de nós de forma critica e irascivel, sem sequer analisar as questões em profundidade, é totalmente inaceitavel e muito triste. Ve la isso Xo, nao sejas mediocre e defende o teu País com unhas e dentes porque os estrangeiros, na terra deles, nao nos deixam falar mal do País deles portanto no nosso temos de defender a nossa Angola sem limites, até porque somos um GRANDE País e graças ao nosso GRANDE Presidente estamos a caminhar para muito melhor.

  29. OTB Says:

    Como é JES ? Parece-me que tu é que estás a ser radical. A Kianda até tem o cuidado de, quando retira os comentários, colocar uma nota para que isso fique esclarecido. É verdade e concordo que não escrevi nada directamente associado a terceiros mas cada um faz a sua interpretação e se ela achou por bem retirar, mesmo não deixando de comprometer a liberdade de expressão, só temos de respeitar. Mas JES Fizeste-me , no entanto, ver que tenho sido muito severo em algumas opiniões, principalmente com a nossa querida Xo, a quem tenho apontado, ultimamente, as minhas setas. Desculpa ai Xo. Não é nada pessoal… Deixem-me dizer-vos uma coisa minhas senhoras: Considero este espaço um espaço de opinião, por favor, não pessoalizem nunca os meus comentários. Xo, no outro dia conversamos e até tive a paciência de te explanar, pacientemente, algumas coisas mais profundas mas como continuas com as tuas opiniões algo “fortes” em relação à nossa Terra, fico bem triste porque tu és nossa. Não és nenhuma “outsider”, és nossa e até tas de volta para ajudar a reconstruirmos o País. Tal como nós tens “Zé Du” na cabeça. Fica difícil ver-te falar assim com tanto ressentimento. Não fica assim querida. Deixem-me contar-vos algo giro: Recentemente, em Lisboa, devido às minhas “conexões” estava num determinado local onde estava também o Durão Barroso e ele fez-nos uma pergunta interessante: “Sabem qual a diferença entre a nossa democracia e a vossa ?”, não, respondemos quase em uníssono. É que nós quando discutimos na AR e nos insultamos politicamente, discordando em opiniões, não levamos isso a título pessoal. Quando estamos fora do plenário, mesmo depois de uma discussão forte e acesa, falamos de futebol, “damas” e vinho verde (Bem aqui o “damas” foi o que melhor encontrei para substituir o termo fortíssimo que ele usou por já estar “alegrote”). Vocês, dizia ele, não são assim. Levam tudo para o lado pessoal. Só quando deixarem de o fazer é que serão verdadeiros democratas. Esse, de facto, é o nosso problema. Não o passemos para aqui. Este é um espaço, interessante, de opinião e portanto apesar das nossas opiniões raramente virem a ser convergentes (isto porque me parece que vocês vivem tipo num mundo de “realidade virtual” onde a utopia reina o que, nas vossas lindas idades, já peca por tardio achar que tudo pode ser “um mar de Rosas” e todos vivermos no paraíso…) nada é nem deve ser pessoal. Por Favor, Meninas.
    Kianda, se gerir um simples Blog implica ter de “equilibrar” as coisas com “reparos” para evitar susceptibilidades feridas etc., agora imagina dirigir um País. Vamos lá dar valor ao Homem e respeitar um bocado mais aqueles cabelos brancos, todos eles da nossa responsabilidade. Aquele Homem (Refiro-me ao nosso Presidente) deu muito por Angola e continua a tentar tornar Angola um País bom para se viver. Vamos ajudar. Somos Angolanos. Somos Especiais como ele diz e bem. Vamos arregaçar as mangas, vamos ajudar Senhores. Critica só pela crítica não vai ajudar. Desculpa lá Xo ya ? Por qualquer coisinha !!! Nada tenho contra ti, pelo contrário. A Kianda até cortou a frase em que eu insistia que estás ”linda de morrer” e olha… Tás mesmo querida. Aquilo que disse o JES da mordida, aplica-se a mim também…

  30. Fernando Baião Says:

    Não sei se estou enganado, mas a prosa do JES e do OTB são parecidas, o papo é o mesmo , será que são a mesma pessoa? “o MPLA já ganhou” a cerveja está a cinco kwanzas, mas o kumbu para o pão, para a água e mesmo para o nosso funji habitual não chega. Tamos male é male, eh pá.Prédios e mais prédios, especulação é bwé, a maioria do angolano, para morar tem que ser muito longe, em cubatas sem água e luz, sem qualidade de vida. Quem compra prédios por milhões são sempre os mesmos. Meninos de rua, prostituição infantil, saude para todos no ano dois mil, tá aonde? E água e a luz para todos, disseram que o país têm muita água, mas tem Povo, aquele que se grita nos comícios, que não a vê há bwé de tempo.Viva o petróleo, os diamantes e a especulação imobiliária, ngana zambi nos acuda, pois o Chefe só olha para os seus filhos, os outros são bastardos. Eleições estão à porta, depois falamos. Kandandu

  31. Says:

    OTB/JES, pedi à Kianda que te fizesse chegar uma mensagem (sei que o fez, via e-mail) depois de ter lido o teu comentário bastante desagradável sobre mim e que a Kianda gentilmente retirou, mas que eu li, ao qual eu me reservei ao direito de não responder, por respeito aos outros intervenientes. Mas perante a insistência, vejo-me obrigada a responder-te, dizendo-te que o que me preocupa nestes teus discursos extensos, inflamados, intolerantes e completamente antidemocráticos, são as elações que tiras das opiniões/críticas sobre os variados temas e a intenção constante de levar as situações para o lado pessoal/particular. Para mim, como medíocre que sou, isto é uma demonstração clara de algo de errado se passa. Nas minhas singelas opiniões não sou obrigada a defender cores políticas, quanto a essas, como cidadã livre e consciente, cabe-me só a mim essa opção. Quanto à minha angolanidade, eu não tenho dúvidas sobre ela, não deito abaixo o meu país como queres fazer crer, mas não faço defesas indefensáveis e nunca me ouviste dizer “Este é o meu país e ue le le ue le le” porque nunca tive necessidade de o fazer, não preciso de fazer prova daquilo que sou com tais argumentos. As razões que me trouxeram de volta à Angola, essas não as vou discutir contigo, tão simplesmente porque não quero. Não me lembro, de em nenhum momento, na tal conversa que tivemos pessoalmente, ter “atacado” algum líder partidário ou entidade política não tenho vocação para isso, coloquei sim, questões que me preocupam, se ao colocar tais questões, sou tida como inimiga, meu caro, então te garanto que isso é problema de quem as recebe assim.
    Relativamente aos elogios rasgados ao meu “charme” agradeço, mas deixo claro, que não sou apenas uma 40tona portadora de charme, sou portadora, também, de alguns neurónios saudáveis. Não aceito que tudo que foi escrito sobre a minha pessoa seja fruto do humor, porque não o é, se é considerado como tal, não partilho do mesmo sentido nesta proporção. Agradeço e peço que não sejam postas palavras na minha boca que nunca proferi.

  32. AO Says:

    Andava eu à procura de notícias sobre a demolição do Mercado do Kinaxixe e encontrei este “blog”.
    Li os post´s “na diagonal” e percebi que a polémica é imensa relativamente ao assunto, o que de resto é normal e salutar.
    A minha opinião, de forma muito curta e simples é a seguinte:

    Sou contra o desaparecimento do Mercado Kinaxixe porque se tratava de uma grande “obra de arte” concebida por um grande arquitecto – Vasco Vieira da Costa, reconhecidos (obra e arquitecto) a nível Mundial. O Mercado Kinaxixe era considerada uma das grandes obras da arquitectura colonial e por isso e muito mais não deveria ter sido demolida. De facto estou de acordo que é quase o mesmo que demolir um qualquer monumento Português, em Portugal, ou não.

    Recordo-me de há uns anos (6/7) ter trabalhado com o Arqº. Souto Moura (outro génio!) e ele me ter “confessado” que ia ser demolido o Mercado de Braga por si concebido e que “isso não o entristecia”, pois ele mesmo considerava “ter sido uma época” e que “o mercado estava abandonado e habitado por sem-abrigos”. Claro que se ele já tivesse “desaparecido” nessa altura e se tivesse o reconhecimento que tem hoje, provavelmente o debate seria identico ao do Mercado do Kinaxixe.

    Enfim … não devemos nunca destruir uma grande “obra de arte” e fizeram-no, agora em Luanda. Tive a oportunidade de a fotografar, pela ultima vez, em Março de 2008.

    E o que levou à sua demolição?

    O terreno deve ter ficado “de borla” e valerá, pelo menos, 100 milhões de USD.

    A construção vai ficar por 500 milhões.

    O valor de venda ultrapassará os 1.000 milhões.

    Os lucros serão superiores a 500 milhões (estamos a falar de mais de 60 milhões de contos!).

    Percebem agora a razão pela qual era impossível impedir a demolição?

    Eu até apoiava a demolição se esses 500 milhões de USD fossem investidos para realojar 10 ou 20 mil pessoas por exemplo em Viana ou no Cacuaco. Mas não … vão para os bolsos de 1, 2 ou 3 …. e para juntar a outros tantos milhões que estão a ser ganhos em outros tantos “negócios duvidosos” .

    Até apoiava a modernidade mas se beneficiasse muitas famílias que hoje morrem de fome, que não têm acesso á educação nem à saúde.

    Viva Angola

  33. migas Says:

    “Que estrangeiros, como a sra “Migas”, falem sem verdade de nós ou opinem sem conhecimento de causa…”

    Juro que gostava que existisse verdade nestas palavras. Era sinal que o trânsito parava para eu passar, tinha sempre luz e água para tomar banhoca (eh pá, a última vez foram 3 dias seguidinhos sem correr uma gota da torneira), etc, etc,etc. E meu caro, nunca me vai ver a criticar políticas e opcções do governo do seu país. Aliás, nunca me lembro de o ter feito aqui ou em outro local de debate. Não me parece que a opção de demolição do mercado seja uma questão política. Arrisco falar antes em opção económica (mas arrisco só, porque eu percebo pouco).

    Mas como já diz o ditado: os incomodados que se mudem. E é esse o meu caso. Quando essas questões me incomodarem, eu mudo. Sabe porque? Porque eu tenho plano B. Tenho opcção. Pena tenho que alguns dos seus compatriotas não tenham esse plano B. E fale à vontade sobre PT. Aliás, sou a primeira a falar mal do meu país. Por isso, esteja à vontadinha. Desde que corresponda à realidade!

    Kianda, será o meu último comentário sobre este tema! Fica prometido, querida! Palavra de miguitas! :o) Mas, confesso que tenho até pena do coração peludo do JES/OTB.

  34. Fernando Baião Says:

    Minha querida Xó e recente amiga Migas, estou mesmo muito com vocês, já é tempo de pôr um ponto final a este assunto, demagogias, criticas pessoais e xenófonas, culto da personalidade estamos de barriga cheia, já é tempo dos senhores OTB e JES caírem na real e ver o país que temos. Não custa nada olhar para o lado e ver a miséria da maioria dos angolanos e a riqueza ostensiva da sua minoria. Mas, enfim, vamos fazer mais como então?

  35. OTB Says:

    OOOPPPAAAA que hoje é meu dia… Todos com as setas apontadas para o OTB. Gosto disto. Vamos por partes:

    Primeiro Xo, e agora vou trata-la por voce devido à formalidade com que falou comigo, eu nunca disse que falamos pessoalmente. Acho que voce me esta a confundir !!! Segundo, se voce é portadora, também, “de alguns neurónios saudáveis” (pena que sejam apenas alguns e por isso agora entendo a sua posição permanente contra o seu País e contra o nosso “Kota” José Eduardo dos Santos, tem a ver com os outros neuronios que, segundo voce mesma, não fazem parte dos saudaveis) então assuma você as suas causas não passando para terceiros. Kianda mandar mail para mim ? Mande voce. Aprenda a tratar dos seus proprios assuntos. Assuma os seus 40 anos !!!!!!!!!

    Agora voce Migas. Foi das opiniões mais coerentes que vi neste blog. Os meus sinceros respeitos. Quando falei em estrangeiros, nao foi de forma xenofoba, foi no sentido lato da palavra ou seja de uma pessoa natural de um país diferente daquele onde se encontra. Parece-me que voce está por cá. Continue, precisamos de pessoas como você por cá, com opinião isenta e não apaixonada sobre os temas. Reconheço-me um “apaixonado” das causas do meu País mas para equilibrio precisamos de pessoas como voce, com coragem para achar, por exemplo, que aquela carcaça velha do Kinaxixe é para deitar abaixo mas ao mesmo tempo, sem demagogia, criticar construtivamente o que nao está bem. Não tenha pena do meu coração peludo (Falo por mim) estou muito bem como estou e defenderei o meu Presidente ATÉ À MORTE !!!!!! Bem haja “Migas”. Bem haja.

    FBaiao, Nós de novo. Vai “antão” ler o meu comentario no outro tema. “caír na real e ver o país que temos. Não custa nada olhar para o lado e ver a miséria da maioria dos angolanos e a riqueza ostensiva da sua minoria”. Em o todo o mundo o Sol quando nasce nao nasce para todos. Angola tem de ser diferente dos outros porquê ? Voce esta-se a lembrar do tempo do Agostinho Neto em que todos tinhamos direito a 2 paes, 1 kilo de açucar e 1 lata de leite ???????? Deixa lá disso omé !!!!!!!!!!!!!

    Tem gente que vive chorando de BARRIGA CHEIA.
    Tem gente que vive chorando de Barriga Cheia !!!!

    Nada de pessoalizar. Isto é, apenas, um espaço de opinião.

    Bem haja a todos !!!!

  36. maria Says:

    FBaião 😀 “”Não sei se estou enganado, mas a prosa do JES e do OTB são parecidas, o papo é o mesmo , será que são a mesma pessoa? “”
    Esta afirmação já eu fiz “em off” com uma amiga que escreve aqui no blog 😉
    ( E pelo que li o OTB não veio cá “desmentir” a esta tua afirmação. 😉 )

  37. maria Says:

    Kianda, o teu Benfica teve pouca sorte. 😉
    Ainda estou a festejar a vitória do meu SPORTING. Até teve direito a caravana, em alto mar, 😀 😀

  38. maria Says:

    P.S. Emendar o que está entre parênteses
    ( E pelo que li o OTB não veio cá “desmentir” a esta tua pergunta. 😉 )
    o FBaião faz uma pergunta… eu faço uma afirmação. 😉

  39. Bibbas Says:

    Isto esta “caliente” :):):):):)::) uma coisa e certa o OTB e/ou JES sendo uma personagem muito polemica “calientou” os comentarios…mas acho que e altura de ficarmos todos por aqui…

  40. Reflexos Says:

    Olá,

    Infelizmente, simm, infelizmente, nunca estive em Angola.
    O meu pai teve esse privilégio e quando fala desse país os olhinhos dele dizem tudo.
    No fim de semana mostrei-lhe este site e ele ficou emocianadissímo!
    Quando viu o mercado…ficou triste…
    Hoje, finalmente deu ( ou eu vi pela primeira vez) a notícia da demolição do mercado… sem palavras!
    Nota: ando a tentar convencer o meu pai a levar-me a Angola no próximo ano. Ele está dividido entreo o recordar e o decepcionar(???). Diz que se calhar prefere ficar com as recordações que tem!
    Tenho fotos lindas de Luanda dos anos 60… até tenho uma reportagen de uma corrida de automóveis na baía!
    Um dia destes digitalizo e publico no meu blogue…
    Muita saúde e muita paz para todos aí.

  41. Luiz Araujo - Angola 2 (endo)colonial Says:

    e quando a memória colectiva tiver sido acabada de no ser arrancada, a obra ditatorial estará completa, colocarão outro cérebro no buraco feito no homem angolano, outra pátria será erguida pelo molde shoping da vida realizando o regresso de outros valores e senhores porque voltar às nossas tradições, como cantou o poeta, será então uma impossibilidade absoluta. Quem se ergue agora? Quem assume uma atitude Ginga? A transfusão cultural será o produto duma economia endocolonial, renovadora da canga que marcará o compasso da vida enquanto outro Fevereiro não se increva no calendário da nação

  42. POKEMON Says:

    Por acidente vim parar a este blog que parece ter discussoes intensas sobre angola. Vejo duas correntes opostas e significativas, de criticos e de apoiantes das actuais politicas, a chocarem de forma muito expressiva sobre omercado do kinanxixe. A minha opiniao e que fizeram bem em demolir o mercado, as obras nao tem de ser eternas, independentemente de serem referencia em alguns livros de arquitectura. O tempo da ventilacao natural acabou e, o tempo do mercado urbano tambem ter de acabar um dia. A sociedade moderna pede parque subterraneo e ar condicionado, por isso, que se derrube o mercado sim e deixe-se de dar ouvidos as lamurias de meia duzia de portugueses que fizeram daquilo o maior feito das suas vidinhas curtas e de pouco alcance. Luanda precisa de um shopping no centro e melhor sitio para tal nao ha! certamente o JES e OTB exageram nas suas posicoes, nem tanto ao mar, nem tanto a terra contudo, o kinaxixe teve o que estava a precisar. Por outro lado, apesar de nao saber ao certo quem sao as pessoas que tem escrito neste blog, tenho quase a certeza de que alguns deles, entre contestatarios e apoiantes em alguma altura beneficiaram de benesses do sistema que agora tao duramente criticam, por isso, quem ja meteu a colher na panela de alguma forma e melhor ser mais moderado mesmo porque as regras sao intemporais, ou seja, nao e bonito exigir a outros o que nao nos foi exigido a nos. sabem o que mais, voces nao passam de uma cambada de angolanos mimados e desorientados a sonhar com uma Angola ocidentalizada e regrada segundo os valores prevalentes no mundo desenvolvido. Quanto aos apoiantes incondicionais a minha mensagem e que se moderem porque o exagero torna-se despropositado e aborrecido. Quanto a dona do blog, se fosse comigo corria com essa gente desorientada do meu blog porque sao uma cambada de hipocritas que so sabem criticar ou apoiar sem que apresentem ideias e solucoes para os temas debatidos. Perdoem-me por nao ter colocado assentos, o meu computador nao permite. Adeus mimados

  43. maria Says:

    Pokemon, daqui fala o Tamagochi. 😀
    Pokemon, eu estou “metida num projecto” em que a parte velha de um edificio foi toda aproveitada ( não a deitaram abaixo ) e acrescentaram-lhe outros pisos. A “parte velha” de que falo faz parte da vida desta cidade que tem muitos muitos anos. Há que saber dar valor ao património histórico de uma cidade…Com o Kinaxixe poderiam ter/ fazer o mesmo. 😉
    Se formos a pensar no tempo do ar condicionado e do parque subterraneo ( as expresões são tuas ) então vamos deitar abaixo, como diz o FBaião, monumentos do tempo do Colono
    -Fortaleza de S. Pedro da Barra
    -Fortaleza de S. Miguel
    -Palácio de Ferro
    -Museu da Escravatura
    -Colégio S. José de Cluny
    -Edificio do Banco Nacional de ngola-
    -As várias igrejas
    -Hospital Josina Machel
    -O Palácio do Povo (habituação actual do nosso Presidente)

  44. maria Says:

    Ahhhhhh, e já que vives ai repara no Palácio D. Ana Joaquina e no Palácio de Ferro. Deitaram abaixo? Não… Deram-lhe uma “cara nova”. 😉

  45. OTB Says:

    Meu Caro POKEMON, nao posso deixar de reagir ao seu comentario. Gostei da sua intervenção, com elementos bem ligados, demonstrado que a sua cabeça nao serve apenas para pentear o cabelo nem para usar chapeu. Gostei especialmente da parte das “Benesses” e nada mais certo voce disse. Toda esta gente que aqui opina vive à custa de beneficios que colheu do sistema e hoje cospe no prato que comeu (ou que come)demonstrando, aí sim, profunda desorientação. Entretanto, Parece-me desacertado que voce coloque criticos radicais e demagogicos e defensores no mesmo saco. Isso não é justo nem sequer revela honra intelectual. Pela sua conversa voce nao é um dos “inssurectos” na diáspora, daqueles que todos nós, que estamos AQUI a trabalhar para levar esta nossa Angola para a frente, temos aptidão de entender o porquê das suas frustrações. Parece-me, pela sua conversa bem estruturada e conhecedora de varias realidades, que voce esta aqui entre nós. Sendo assim, voce sabe muito bem o quão dificil é “interiorizar” posições de “gentes” que outrora se manifestavam “Nacionalistas”, adulando servilmente com fins interesseiros, e que hoje, por nao verem os seus “interesses” servidos, quer por falta de inteligencia na gestao das suas vidas, quer por más escolhas nos seus caminhos, criticam apenas por criticar, sem coerencia. Posso Ser um Angolano Mimada, E SOU, o meu Presidente mima-me e muito apoiando o meu esforço e potenciando o meu crescimento com politicas que beneficiam quem trabalha MAS desorientado não o sou nem nunca fui. Nunca neguei nem nego que beneficio e sempre beneficiei do sistema. Já beneficiava no tempo do Alcoolatra “Afundador” da nação e hoje beneficio “através” daquele que é foi e será sempre o meu Presidente. O camarada José Eduardos dos Santos. PRESIDENTE DE TODOS OS ANGOLANOS. Quando voce diz:

    “sabem o que mais, voces nao passam de uma cambada de angolanos mimados e desorientados a sonhar com uma Angola ocidentalizada e regrada segundo os valores prevalentes no mundo desenvolvido”

    Parece-me que voce anda meio desinformado e nao tem acompanhado convenientemente as opiniões que por aqui andam. Leia melhor as minhas intervenções e perceberá que a minha missão aqui é exactamente trazer à razão alguns Angolanos que eu nao diria estarem desorientados mas sim alucinados com o que a imprensa Europeia tão bem faz, proporcionando devaneios e fantasias nos cerebelos mais fracos.

    Bem haja na sua intervenção MAS recomendo-lhe alguma “orientação”)

    Quanto ao conselho à autora deste blog de expulsões “pidescas”, apesar dela nao ser propriamente um exemplo de democia neoliberal, é sinonimo que voce ainda se prende ao PT ou seja tempo da ditadura “embarrada” de Agostinhos Netos e sua camarilha que o Presidente Zé Dú pos, felizmente, a correr desta nossa Angola livre !!!!

    Beijos e abraços !!!

  46. OTB Says:

    Mais uma vez, no “Calor da Polemica” cometi alguns erros no meu comentario anterior. Peço que onde se leu democia se leia democracia”.

    Bibbas não me considero, de todo, uma personagem polemica. “Polemico” é o sinonimo conveniente que hoje, no mundo moderno, se atribui a todos aqueles que defendem verdades incovenientes. Deixa-me dizer-te que o faço com convicção porque acredito na vontade de fazer o bem do nosso Presidente.

    Maria, vamos deitar abaixo monumentos do tempo do Colono se para eles tivermos melhores projectos. Como diz o POKEMON e muito bem

    “A sociedade moderna pede parque subterraneo e ar condicionado, por isso, que se derrube o mercado sim e deixe-se de dar ouvidos as lamurias de meia duzia de portugueses que fizeram daquilo o maior feito das suas vidinhas curtas e de pouco alcance”

    Deixemo-nos de demagogias baratas como:

    “Eu até apoiava a demolição se esses 500 milhões de USD fossem investidos para realojar 10 ou 20 mil pessoas por exemplo em Viana ou no Cacuaco. Mas não … vão para os bolsos de 1, 2 ou 3 …. e para juntar a outros tantos milhões que estão a ser ganhos em outros tantos “negócios duvidosos””.

    Não confundamos alhos com bugalhos. Esta situação do Kinaxixe trata-se de iniciativa privada. Alojar 10 ou 20 mil pessoas é missão do Estado. Porque é que a venda da Galp em Portugal beneficiou apenas o AA ? então esses 1.5 Bilhões de Euros que o AA recebeu (e neste caso tudo foi para o bolso de 1) nao deveriam tambem realojar 10 ou 20 mil pessoas (oiçam o Louça) ? Habituem-se ao facto de Angola ser um País com economia descentralizada onde podemos investir e ganhar ou perder dinheiro. Há muitos negocios que tambem nao têm corrido bem. Assim é a vida, o que é bom para uns pode ser mau para outros e vice-versa. Em Angola já temos Ricos cuja riqueza foi por eles produzida à custa de trabalho e inteligencia. Para com esse papo retrogrado tipo “negócios duvidosos”. Parem lá com isso !!!!!!!!!!

  47. maria Says:

    “”Maria, vamos deitar abaixo monumentos do tempo do Colono se para eles tivermos melhores projectos. Como diz o POKEMON e muito bem””
    OTB, Então bora deitar Angola “inteira” abaixo! 😀
    “””Posso Ser um Angolano Mimada”” OTB, mimado ou mimada? 😉 Juro que o sr (ou sra ? ) me “baralha” com as suas prosas. 😀

  48. maria Says:

    OTB, veja o antes do Palacio D. Ana Joaquina e o Palacio de Ferro ( tanto um como o outro a “cairem de podres” e foram recuperados)… porque o depois não preciso lhe mostrar pois o sr(a) vive ai. 😀
    http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://mnoticias.8m.com/luanda3.jpg&imgrefurl=http://mnoticias.8m.com/index5.htm&h=113&w=170&sz=34&hl=pt-PT&start=3&um=1&usg=__hx5l_Ra4rqs_Ny3Lw2bjXvmu8W0=&tbnid=a4ynMBxvQZOQQM:&tbnh=66&tbnw=99&prev=/images%3Fq%3D%2522palacio%2Bd.%2Bana%2Bjoaquina%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG
    http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://bp0.blogger.com/_dXAIyHh229w/RiQa1QTFTJI/AAAAAAAAAQM/V0FOHisYq-M/s400/palacio%2Bde%2Bferro.JPG&imgrefurl=http://salucombojr.blogspot.com/2007_04_01_archive.html&h=300&w=400&sz=43&hl=pt-PT&start=1&um=1&usg=__jz6lZWnSB5DQSkLUfUCN6fDavF4=&tbnid=ijl1pixKb5G9RM:&tbnh=93&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3D%2522palacio%2Bde%2Bferro%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG
    Já agora… Se Luanda tem tanto terreno, tanta área “deserta” pq é que não fazem um shopping” kinaxixe” a norte de Luanda. Luanda sul já tem um. 😉

  49. POKEMON Says:

    Maria querida, quem esta desinformada es tu!!! O palacio de D. Ana Joaquina foi completamente demolido e refeito a imagem do original, porque as suas paredes eram feitas de adobe e pedra. Sendo tecnicamente impossivel combater a humidade entranhada nas paredes, bem como proceder a benfeitorias profundas por falta de sustentacao do piso superior e tectos, a unica solucao foi medir e fotografar ao pormenor. Depois disso, tudo para o chao. O que ves hoje e uma replica fiel do palacio original, pelos vistos tao perfeito que uma tecnica como tu nao reparou. O actual palacio presidencial e de construcao moderna e como tal apenas sofreu benfeitorias e uma expansao. Nao so apologista de deitar tudo abaixo, existem coisas para se preservar e outras que tem de passar a historia…chama-se evolucao

  50. maria Says:

    OTB querido, 😀 eu sei bem que o palácio D. Ana Joaquina foi completamente destruido pq chegou ao ponto de estar completamente “PODRE” e que foi completamente reconstruido ao promenor. 🙂 O Pal. de Ferro eu sei bem como estava e como está. Eu ando por ai. 😉 Agora só um reparo OTB,à meia hora atraz era tudo abaixo… agora muda de opinião e depois diz que sim e chama evolução. Lá está o OTB a baralhar-se. 😀 Sinceramente não o percebo! 😀

  51. maria Says:

    Enganei-me! 😀 A resposta era pró Pokemon. 😀 Ou será o OTB? 😀 Ou será o JES? 😀 É que a prosa é tão tão igual que devem ter andado os 3 na mesma escola 😀

  52. POKEMON Says:

    Quanto ao Senhor AO, aconselho-o a nao ser demagogo. Construir para realojar e muito bonito de falar, mas um desastre social na pratica. O realojar dos dias de hoje devera ter em conta o emprego que permitira as pessoas manterem as casas e pagarem algum valor simbolico por elas. O dar emprego obriga a dar alguma formacao, ainda que basica resultando numa bola de neve e de desenvolvimento. Segundo a atrasada filosofia social portuguesa, que o AO apregoa, e que, infelizmente ate hoje influencia negativamente muitos dos actos administrativos em Angola, apenas realoja-se, tira-se o lixo da cidade e coloca-se um bocado mais longe. Angola tem problemas serios que necessitam de reflexao fria e despida do sempre intermedio paternalismo tuga, que nunca faz nada do principio ao fim…ou fica no fim ou a meio do caminho…fugiu a meio do processo de descolonizacao, ficou a 30% da expectativa que a UE tinha para com ela e pior do que tudo….melhor calar-me. Por favor nao opinem a toa. Obrigado pelo apoio OTB e pela referencia ao facto de que ja existe dinheiro feito de forma limpa em Angola, isso parece irritar quase todos tugas…nao sei porque

  53. Fernando Baião Says:

    Já estou a ficar cansado deste tema, mas dizer que “o Palácio D. Ana Joaquina é uma réplica fiel do palácio original e que tudo foi medido e fotografado ao pormenor” faz-me ficar com vontade de rir. Estudei anos, no tal palácio, que era na altura um Colégio “D. João II”.As janelas não têm nada a ver com as de antigamente, a porta lateral,em frente à Robert Hudson foi fechada e outros pormenores que não interressa focar. Deixaram apodrecer o palácio, aquilo tornou-se um covil de ladrões, prostitutas e drogados, quando viram que já estava bastante degradado, resolveram deitar abaixo.Foi um clone mal parido, clone mesmo foi a ovelha Dolly, que não deu comissões a quem mandou fazer a obra.
    Que há uns tugas paternalistas e outros que julgam ainda que “Angola é Nossa” é verdade, mas não devemos generalizar, grande parte da nova geração portuguesa que está em Angola, não pensa assim. Que não estão cá pelos nossos lindos olhos, também acredito, mas que existem profissionais competentes e dedicados é verdade.Quanto “há existência de kumbu feito de forma limpa” acredito que exista, mas é só um coxito!!!

  54. POKEMON Says:

    Maria, por favor nao me confunda com OTB’s e companhia, se em algumas coisas partilhamos opinioes, isso e perfeitamente normal. Parece que fui mal entendido na citacao de que existem coisas para ir abaixo e outras que merecem ser preservadas, lamento mas a minha opiniao continuara a ser a mesma. Para evoluir a infraestrutura e necessario construir, inovar, destruir e reconstruir, obviamente devendo ser tomado em consideracao o futuro impacto social e economico dessas obras. Mercado abaixo, muito bem executado, precisava-se do espaco para algo mais moderno, pelo menos ja vamos ter mais umas salas de cinema dentro da cidade. Concordo com F. Baiao que disse este tema esta “gasto”. E mais, em algumas coisas o OTB esta certo, expressa-se apenas de maneira muito agressiva e emotiva…noutras coisas discordo, enfim

  55. maria Says:

    Pokemon, numa “coisa” já reparei que tem diferente dos OTB’s e companhia.:D O seu pc não tem acentos e nem c com cedilhas 😀
    “”” pelo menos ja vamos ter mais umas salas de cinema dentro da cidade””” Vai ser feito um Shopping na zona baixa da Fortaleza( o projecto já está aprovado) , Shopping Fortaleza. Como lhe digo falta de espaço por Luanda não falta. Logo tinham que deitar abaixo o Kinaxixe. Enfim…E termino aqui a minha participação sobre o tema Kinaxixe, pois já expressei a minha opinião. 😉

  56. OTB Says:

    Meus caros que satisfacção ver que criei, finalmente, um debate interessante e esvaziado de vulgaridade neste Blog. Frivolidade essa muito vista por aqui com conversas totalmente desprovidas de conhecimentos da Angola Real ilustrando comportamentos tipicamente Tugas ou de quem vive na Tuga faz muito tempo e já adquiriu tristes habitos de “falar barato”. Finalmente aparece um esclarecido como o POKEMON que, apesar de nao tão “apaixonado” como eu nos temas da terra, tem uma visão pouco turva da realidade ao contrarios de outros que por aqui andam com discursos do tempo do afundador da nação e outras que também por aqui gravitam cuja cabeça não serve para mais do que pentear o cabelo ou usar alguns chapeus e “arrepito” ALGUNS chapeus

    Maria, concordo com o POKEMON e por favor nao me confunda com POKEMONS e outros que por aqui opinam e sinceramente não percebo a curiosidade na minha identidade. O que isso interessa ? Isto é um espaço de opinião ou um antro de fofoquice ? A privacidade é fundamental no mundo de hoje e não nos podemos esquecer nunca do velho ditado “O segredo é a alma do negocio”. Concentremo-nos no que realmente importa. Eu “Tô nem aí” para quem vocês são, usem por isso o principio da reciprocidade que Angola TÃO BEM usou com os Tugas quando deram uma de estupidos relativamente à nossa Carta de condução. POKEMON tamos aqui. Não sou nenhum “dono absoluto da verdade” mas gosto do teu estilo. Não és “reacça” como quase toda a gente que opina por aqui nem revelas uma posição conservadora. Pareces-me ter uma visão bem clara da nossa realidade. Assim vale a pena conversar.

    E Maria o que é isso de:

    ” É que a prosa é tão tão igual que devem ter andado os 3 na mesma escola ”

    Mesma escola ? Por defendermos o nosso País ? Que raio de Angolana você é ? será daquelas que vive apenas para criticar ? Vamos é trabalhar e levantar o País. Aqui o Sol pode brilhar para todos, a condição é trabalhar para vencer !!! Deixa lá disso omé !!!

    FBaiao quando voce diz:

    “há existência de kumbu feito de forma limpa” acredito que exista, mas é só um coxito!!!

    Eu faço minhas as palavras do Esclarecido POKEMON (Desta vez com acentos)

    “quem ja meteu a colher na panela de alguma forma é melhor ser mais moderado mesmo porque as regras sao intemporais, ou seja, nao é bonito exigir a outros o que nao nos foi exigido a nós”

    E mais nao Digo !!!!!!!!!!

  57. maria Says:

    “”Maria, (… ) e outros que por aqui opinam e sinceramente não percebo a curiosidade na minha identidade.””
    ahahahahhahhahh esta foi mesmo pra rir ahahahhahh Eu preocupada com a identidade do sr 😀 😀
    Sou tão angolana como o sr.Temos é opiniões diferentes o que é diferente. O meu papo consigo terminou 😉

  58. OTB Says:

    Ai não esta MAria ? Ainda bem. Fico mais descansado. Preocupe-se em debater ideias boas para Angola. O POKEMON tem razão. Vejo criticas e mais criticas mas ideias boas NADA. Entretanto, parece-me que a sua memoria anda a traí-la. Leia melhor os seus comentarios do dia:

    Agosto 18, 2008 às 11:03 am e do dia Agosto 18, 2008 às 1:34 pm. Espero que tenham sido lapsos de personalidade…

    Tão Angolana como eu ? Não me faça rir. Alguma vez me viu, neste blog, a “catalogar” Angolanos por escolas ? Somos todos Angolanos ou não ? Maria sinceramente, não esperava essa postura de si !!!!

  59. POKEMON Says:

    Maria e OTB, deixem de se pegar dessa forma infantil. Kianda porque nao das por terminado este tema e crias um espaco chamado “Opinioes e Rixas Gerais” que permita encaixar todo o tipo de polemica nao convencional que venha a surgir. E mais uma vez desculpa a falta de acentos do meu PC, trabalho no consulado de um pais de expressao inglesa e este foi o computador que pude comprar, por isso cara Maria conforma-te com isso. OTB deixa de arranjar brigas com pessoal stressado tipo Maria, a nova tendencia nao briga, debate e sugere…depois espera. Kianda responde a sugestao que coloquei de terminar este tema, iniciamente manifestado por F. Baiao.

  60. OTB Says:

    POKEMON. Tienes razon !!!

    Maria. Desculpa-me !!!!! Somos todos Angolanos, temos é de levar a nossa querida Angola para a frente. Tenho muito respeito por quem está cá a trabalhar todos os dias por este nosso País e por isso um bem haja para ti…

    POKEMON pensas que nao sugeri já o criar de um espaço de opinião à Kianda ? Sugeri até chamar-se “Debate Livre” ou coisa do genero e até sugeri que os temas fossem livres mas aprovados por ela. O resultado foi ela, irritadissima, mandar-me abrir um Blog meu alegando que neste mandava ela… Ainda bem que sentiste também essa necessidade pois como sou visto por aqui como “polémico” nada melhor que uma segunda opinião. Epá tens de dançar conforme a musica da Autora do Blog.

    A proposito POKEMON viste o discurso do nosso Kota no Huambo ?

    Dou-te só as ultimas frases:

    “ESTOU MUITO CONTENTE POR VER ESTA PRAÇA CHEIA DE GENTE. PARABÉNS AO HUAMBO. ESTA POPULAÇÃO VEM DIZER AO MUNDO QUE NÓS ESTAMOS DE PÉ, FIZERAM DE TUDO PARA NOS DERRUBAR, (…) MAS ESTAMOS DE PÉ, VAMOS CONTINUAR DE PÉ E O HUAMBO VAI FICAR CADA VEZ MELHOR”

    XXXXXeeeeeeeeeee POKEMON… Até tô emocionado. Este nosso Kota é BUÉ !!!!

  61. JES Says:

    Ainda a discutir o Mercado do Kinaxixe ? Aquela velharia nâo merece tanto tempo de antena !

    Xé OTB, Eu tou de férias mas sabes bem que sempre atento. Quem sugeriu na Kianda o espaço livre de opinião fui eu. Pedi-te para me representares por aqui mas nas convicções e não assumindo “brigas” minhas. Vou te queixar no “Kota mais novo”. Sabes que ele não aprecia estas coisas. Ja viste que por gostarmos os dois do “Man Dudas” e estarmos sempre a defende-lo já se vai dizendo que “Temos o mesmo Papo” e somos a mesma pessoa. Tu Cuidado OTB que até o POKE, que tem umas opiniões bem consistentes, já é confundido connosco e colocado como sendo da mesma escola que nós. O pessoal que opina por aqui associa a nossa simpatia e reconhecimento ao Presidente José Eduardo dos Santos como uma especie de Irmandade tipo “Priorado do Sião” mas a Reacção não passará e a Opressão também não Passará…

    A Luta Continua. Até à Vitória Final !!!

    Como disse o Camarada Presidente no Huambo:

    “Eetsmos de pé, Fizeram de tudo para nos derrubar mas estamos de pé e VAMOS CONTINUAR DE PÉ.” Bem haja Camarada Presidente !!!

    Parabéns à Autora do Blog que, se não me engano, comemorou aniversário há um par de dias…….

    Vou continuar o meu merecido descanso. Tou de Olho OTB !!!!

  62. Global Voices Online » Angola: Going, going, gone! Says:

    […] French architect Le Corbusier. The City Market of Luanda was his first work in the Angolan capital. Kianda [pt], who grew up going to market with her father on Saturday mornings, recalls: É um edifício […]

  63. yara catila dos santos Says:

    Olá, tenho 22 anos sou estudante de Arquitectura e Urbanismo, comecei em Luanda actualmente continuo os estudos no Brasil… eu cresci no kinaxixi, o mercado foi a primeira praça que conheci ou aprendi a comprar algo, vivia bem em frente dele. Não quis acreditar que realmente foi demolido. E por acaso neste site vejo comentarios que não me convenceram ….O mercado fazia parte da história de arquitectura em Angola.
    Se queremos um país modernista temos que pensar antes em URBANIZAÇÃO, além de edificios enormes ou shoopings lindos… Urbanização é falar de melhorias do impacto ambiental como redes esgoto, engarrafamento, energia electrica, etc tem que apresentar significativos benefícios para os habitantes. A construção de um shooping não vai mudar Luanda ou Angola, so vai aumentar o engarrafamento na baixa.
    Se queremos ser modernistas temos de o ser também na saúde, nos transportes públicos , no salário minimo… Em luanda existe quem não sabe ou nunca viu um chuveiro, uma torneira, ou o que é a energia electrica incrivel não é? vamos gastar milhoes com um shooping que sabemos que não será acessivel pra todos. Tomará que as eleições tenham ajudado em muita coisa.
    Por incrivel que pareça a arquitectura é tão avançada que não havia necessidade de demolir a praça no seu todo, podia-se manter a forma do mercado ou a planta e reabilitar de uma forma moderna…
    MODERNISMO não são apenas torres ou aranha céus e por ai… Temos de pensar melhor se queremos uma luanda moderna tem de ser acessível a todos, é impossivel acabar com todos problemas mas podemos amenizar… não é um shooping que vai amenizar.

    Da idade da pedra são todos aqueles que querem correr sem antes saber andar!… Sabemos todos que Luanda acabou de aprender a gatinhar

    VITÓRIA COM UM POVO CHEIO DE FOME? SEM NEM TER ONDE DORMIR DIREITO… E ELES EM GRANDES CARROS E MANSÕES FALA SÉRIO EHEHEHHEE

  64. POKEMON Says:

    Ohh Yara, em portugal tem aldeias sem agua canalizada. Essa de nao fazer isto porque ali falta aquilo, e treta. Alem de estudares devias preocupar-te em ler um bocado sobre politicas de desenvolvimento sustentado querida. O fazer um shopping nao implica que nao se faca muito mais noutras areas, bem sabendo que qualquer sociedade moderna tem de ser estruturada pelo nivel economico. O dar chuveiro e agua canalizada com o dinheiro destinado ao shopping nao resolve nada se, antes de tudo nao deres educacao, profissao e rendimentos a pessoa a quem vais dar o chuveiro…A tua opiniao infeliz, que nao e a primeira, tao pouco sera a ultima, denota os tracos tipicos da linha de pensamento mesquinho que nem vou perder tempo a designar. Estamos todos fartos de ver pobreza minha cara, mas nao vamos adotar teorias utopicas de nivelamento da sociedade por baixo. Concordo que no caso do Kinanxixi, podera aumentar o transito, discordo dessas ideias semi comunistas de se ir para a cama com a consciencia tranquila porque fez caridade, ainda que de pouca dura. voce sabe o que sucedeu as primeiras 5.000 mil casas sociais construidas nos arredores de Luanda? Vai saber agora, os comtemplados acabaram por vende-la todinhas, actualmente sao vendidas a 40 mil Dolares Americanos e eles, voltaram a construir desordenadamente noutros locais. Tem de se construir e dar dignidade a grande maioria das familias angolanas, mas para isso nao basta dizer meia duzia de besteiras como voce acabou de fazer. Deixe de ser crianca, e se quiser opinar tome contacto com a realidade antes. O Brasil onde voce estuda e um grande exemplo do que faz a politica social de animo leve, cujos apologistas infelizmente ainda tem algum destaque entre nos angolanos. espero do fundo do coracao que voce no futuro nao se transforme em mais um tecnocrata irresponsavel e inconsequente, por agora perdou-o-a porque e muito novinha, mas cresca e passe a medir as suas palavras. Se ainda assim achar que esta certa, olhe nao volte mais a Angola poque nao precisamos de mais gente assim…seja feliz nos estudos e marque um encontro com o Agualusa…terao muito que falar

  65. manuel Says:

    por favor alguen fas algo nisso

  66. Lienne Says:

    gostaria de saber quem foi o arquitecto que projectou o mercado do quinaxixe

  67. MarkusAudio Says:

    como diz o velho adágio “mais vale tarde k nunca”, por isso agradecimentos à Kianda por lembrar-nos do nosso “saudoso” (ESTE SIM!!!) KINAXIXI…26 anos de doces memórias nunca seräo demais (confirma aí yara catila minha primota!!!)… Aparte o Kianda vs. OTB/JES/POKEMON vs. Xo vs. Fernando Baiäo vs. Maria vs….(vamos faya faya nessa m……oh oh desculpa kianda :-)), a minha sincera opiniáo acerca do k se fez ao Kinaxixi (näo só ao Mercado) resume-se a uma palavra: CRIME!!!!!!!!!!!

  68. yara catila dos santos Says:

    Pokemon , disseste bem, em portugal há bairros q nao tem água canalizada. Bairrosssss… Mas em Angola não se admite que no centro da cidade, na capital não tenha água potavel… É um absurdoooooooooooooooo. O centrooo??? Luanda tem muito espaço pra se fazer shooping, tem mto terreno por lá… Aquele parte da cidade tinha de ser histórica, pra q se pudesse realmente ter turismo, onibus de turismo a contar a história a falar da praça e a mostrar aos turistas. Sinceramente pra mim foi como se demolissem a torre eiffel em Paris ou ainda o Big Ben em Londres. Não é assim q se faz intervenção a uma cidade, é importante respeitar a história do povo da cidade e td mais. Acredito que quem tem q ler mais livros, são as pessoas q demoliram a praça… realmente adoro ler. E se eles lessem saberiam q as intervenções na cidade merecem a participação da população na região, mas eles nem sequer quiseram saber.. e tem mais a nossa cidade nem plano diretor temmmm… É uma vergonha as coisas q eles priorizam… Faça-me o favor Pokemom… Não me peças pra ler qdo o assunto for arquitectura ou Urbanismo, as coisas aprendem-se todos os dias, mas qto a isso ninguém me engana com shoopings de meia tigela…

  69. yara catila dos santos Says:

    @LIENNE… O arquitecto da praça do kinaxixi foi Vasco Vieira da Costa, um português nacionalizado angolano. Um icone da arquitectura angolana, pois ele estagiou e trabalhou com o Famoso LE CORBUSIER… icone na arquitectura mundial…

  70. 21 Questions… « Central 7311 Says:

    […] Porquê que se destriu um monumento da arquitectura angolana, o mercado do Kinaxixe, e ao mesmo tempo se constroi uma nova assembleia nacional de traços […]

  71. Simpatias Says:

    Achei esse seu canto aqui bemútilPra gente poder dividir o que encontrar por aqui seria bom ter mais botões para compartilhar.
    🙂

  72. Gail Says:

    What’s up to every body, it’s my first go to see of this web site; this web site consists of
    amazing and really fine stuff for readers.

  73. vivienda en Fuensalida Says:

    Excellent web site you have got here.. It’s hard to find excellent writing like yours these days. I seriously appreciate individuals like you! Take care!!

  74. sexe porno vid讳 Says:

    Wonderful article! This is the kind of information that are
    meant to be shared across the net. Shame on
    the seek engines for not positioning this post higher!
    Come on over and seek advice from my website .
    Thanks =)

  75. erotique gratuite Says:

    Thanks for any other informative site. Where else could I am getting that kind of info written in such a perfect way?
    I have a challenge that I am just now working on, and I’ve been at the glance out for such information.

  76. mutari firme Says:

    Wow that was unusual. I just wrote an very long comment but after I clicked submit my comment didn’t
    appear. Grrrr… well I’m not writing all that
    over again. Anyway, just wanted to say great blog!

  77. incarcari freon Says:

    Right away I am ready to do my breakfast, after having my breakfast
    coming over again to read other news.

  78. plus.google.com Says:

    Hello, There’s no doubt that your website could possibly be having
    internet browser compatibility problems. Whenever I look at your website in Safari,
    it looks fine however, if opening in I.E., it’s got some
    overlapping issues. I simply wanted to provide you with a quick heads
    up! Other than that, fantastic site!

  79. TotalAr Says:

    Saiba mais sobre os tipos de ar-condicionado econômico no Blog da TotalAr

  80. 買取ウィング Says:

    この間アキラ先輩がおごってくれたんだけど、マジバナ金欠乗り越えたらしく自慢気に教えてくれたんだけど、お金が必要な時にキャッシングしてるうちに段々審査が厳しくなって1枚のカードだけじゃ借りて返してってやるのに足りなくなるらしい。
    そんなことをギター侍(新型)と話していたら、そんな時にはアマゾンギフト券だぞって教えてくれた。
    なんでアマゾン?と思ったんだけどアマゾンギフト券をだいたい92%ぐらいで買取ってくれるところがあるらしい。つまりキャッシングしても金利取られるから、Amazonギフト券を買取ってもらうとちょっと損するけど、金利だと思えば割りきって買取ってもらう方がいいんだって。
    なんだか奥が深くて東京に来たばっかりの自分にはよくわからなかったけど、アキラ先輩もまだまだってことだよね。
    しかし、アマゾンといえば税金払わない悪いヤツってイメージだったけど、今じゃいろいろサービス増えて日本のネット企業も大変だよな。これはアキラ先輩に教えてもらわなくてもわかる話し。

    ZOZOとかカカクコムはエリート気取りの外資系に負けないで頑張って欲しいな。

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: