Até 2012

Acho que já dá para fazer uma avaliação, uma análise, apesar de não serem os resultados finais.

Num censo de 8.256.584 pessoas, com 85,57% de mesas escrutinadas, temos um total de 6.138.596 votos apurados.
Com: 243.401 em branco, 294.083 nulos e 72.383 reclamados – que não sei o que siginifica – dá um total de 90.07% de votos válidos.
Eu que tenho cartão de eleitor (e acho que faço parte dos 8.256.584 do censo, ou não??!!) e não votei (sim, é vergonhoso) não sei onde encaixo …

MPLA :81.76% – UNITA:10.36% – PRS: 3.14% – ND:1.18% – FNLA:1.11% – PDP ANA:0.51% … todos os outros partidos estão abaixo dos 0.50% e se assim ficarem precisarão de uma reflexão profunda porque, pelo que entendi da lei, os partidos que ficarem abaixo dos 0.50% desaparecem…
Apesar de tudo o que se possa dizer, talvez estes resultados, esta maioria esmagadora do MPLA seja mais o reflexo de uma oposição inexistente, seja mais demérito dos outros partidos do que propriamente mérito do MPLA (claro que beneficiou com os 6 anos de paz e com o crescimento da economia dos últimos 2/3) e isso deve, ou melhor, tem que ser alvo de reflexão dentro dos partidos para que possa nascer uma oposição capaz de debater os problemas reais do País. E acho que pode começar já, não precisam de esperar pelos resultados finais. Pelo que sei e li, no PRD Luís de Passos colocou o lugar à disposição assumindo os maus resultados do seu Partido, louvável !!!

A partir de 15 de Outubro, com estes resultados, a Assembleia será constituida com cerca de 20 e poucos deputados da Unita, cerca de 10 dos outros e os restantes do MPLA que assim sendo não precisará de negociar absolutamente nada para aprovar uma nova constituição (a ser feita a revisão). Os outros partidos deviam ter trabalhado mais antes das eleições e acho que dormiram à sombra da bananeira ( ou palmeira).

Do MPLA espero que perceba o voto de confiança e não adormeça perante este resultado esmagador (que tem um prazo: 2012) e governe, cumpra promessas feitas pelo presidente no seu discurso de encerramento, como luta contra a fome e pobreza, revisão constitucional e das politicas públicas que não deram certo, alteração do comportamento dos dirigentes e responsáveis que privilegiam os interesses pessoais e substituição dos governantes que estejam a falhar, etc …

Esperemos então pelo novo governo , primeiro ministro inclusivé … estes são agora os temas de conversa na nossa terra e arredores 🙂 , os mujimbos falam de algum ministro ligado às areas mais fortes, economia ou plano, ou algum governador de alguma província onde o MPLA tenha tido resultados mais esmagadores …

Anúncios

62 Respostas to “Até 2012”

  1. Says:

    Pois é, esperemos que o MPLA se mostre merecedor dos resultados.
    Relativamente ao posto de 1º Ministro a decisão deve ser complicada, porque segundo o que li, para esse cargo tem que ser alguém pertencente ao Bureau Político e dos 3 nomes ventilados pela comunicação social, nenhum deles faz parte.
    15 de Outubro surge como o inicio de uma nova vida para os angolanos, parece-me que todos os angolanos estão bastante atentos para cobrar o voto de confiança.

  2. Jo Ann v. Says:

    Também tenho carta e também não votei 😥
    Tou chateada.

  3. migas Says:

    Hummm… curioso não se falar nas abstenções. Agora fiquei com a pulga atrás de orelha, kianda!

  4. F. Says:

    tem muita pulga pra pouca orelha nessa história toda, Migas…

  5. Bibbas Says:

    Os resultados são mesmo muito preocupantes, pois não existe democracia sem oposição, sem detate e sem diversidade de ideais. Consta que existe uma ala no MLPA que vai pautar por mais transparência e distribuição equilibrada da riqueza. Vamos acreditar que com a victoria do JES nas eleições presidenciais (sim porque o JES vai ganhar) o MPLA, então entre num processo de dizer adeus as prepotências e pretencoes que todos nos conhecemos. E tempo de se usar algumas competências tecnicas dos tecnicos angolanos que mesmo nao estando no partido do poder, tem alguma coisa a dar para contribuir p/ uma Angola melhor. Espero do fundo do coração, que daqui a 4 anos, Angola esteja melhor do que hoje, e que os nossos receios sejam simplesmente parte do passado…eu estou optimista!!!

  6. Fernando Baião Says:

    optimistas estamos todos, pois só há 18 por “centos” de uniteiros e outros. 82 por “centos” são do M, ena tantos!!!. A esperança é a última a morrer, esperemos que os cerca de 70% de angolanos que vivem abaixo do limiar de pobreza tenham melhores dias. Não nos obriguem a dizer, como diz o meu compadre Zeca (não é o pai) “estamos fartos de realizações, queremos é promessas”

  7. POKEMON Says:

    Meus caros, sempre meio perdidos a divagarem. O MPLA ganhou esmagadoramente devido a dois factores muioto importantes; o primeiro foi que a populacao pode viver em paz e com circulacao livre, (a populacao rural, nao os previligiados das cidades) algo que ja nao fazia parte da realidade deles ha decadas. essa paz foi o MPLA que proporcionou pq obviamente derrotou militarmente a UNITA. O segundo factor foi o voto da manifestacao de raiva contra a UNITA, pois esse sentimento estava reprimido, ora vejamos; na eleicao de 1992 a UNITA ameacou sistematicamente os lideres das populacoes do Sul de Angola dizendo que o voto nao era secreto nada e, com feitico depois podiam saber quem votou em quem. Caso o MPLA ganhasse em alguma area, eles (UNITA) mais tarde encarregar-se-iam de destruir as aldeias e matar as pessoas. Parece brincadeira mas isto esta relatado em inumeras actas e relatorios de inteligencia, angolanso e estrangeiros. Os poucos votos que o MPLA teve no Sul foram conquistados no asfalto (cinturas urbanas). Como e possivel milhoes de pessoas mudarem de partido em tao pouco tempo? A resposta e que a maioria provavelmente nao mudou, nem sequer tem simpatias partidarias, simplesmente pegaram na unica oportunidade de se desforrarem de quem tanto mal lhes fez. A UNITA foi cruel e desumana com as populacoes rurais de Angola, e por tal hoje estao a pagar a factura. Espero que o meu partido MPLA tenha presente que a partir de agora o povo sabe que tambem tem poder….e pretende exerce-lo. A partir de agora falem-me de futuro e aguentem algumas desilusoeszitas que vem a caminho (segundo a vossa opiniao)…e de outr

  8. POKEMON Says:

    Quanto a abstencao, foi maior do que se esperava, mas o engracado mesmo e que cerca dos 250.000 votos anulados foram votados no “10”, literalmente, a campaha do MPLA tinha uma musica a dizer “vota no10, vota no 10…” e entao 250.000 nossos camaradas votaram mesmo em cima do numero 10 e deixaram o quadrado da votacao em branco…acreditem que a derrota da oposicao poderia ter sido pior, para nao falar nos outros tantos milhares que escreveram “assassinos, odeio-vos..etc”, predominantente na linha da UNIA emboratenha sucedido um pouco com todos os partidos..enfim, fo o que me constou

  9. Bibbas Says:

    Sim Pokemon, vamos falar de futuro, eu estou esperancada que o MPLA vai honrar os votos que recebeu…alias so nos resta mesmo acreditar nisso…mas claro que a preocupacao de voltarmos ao “partido unico” (neste caso bem legitimado ainda por cima) e natural, pois como sabemos existem provincias que todos os deputados sao do M. Isto e preocupante, ate para os proprios militantes do MPLA que, vao ter de fazer um esforco ainda maior para liderarem o pais num ambiente sem oposicao

  10. OTB Says:

    POKE pareces ser um unico esclarecido neste espaço com muitos opinantes (“bloguistas”), por frustrações varias, “ANTI-MPLA” e “ANTI-ZÉDU”.

    PRIMEIRO, gostaria de saber quem, de todas estas pessoas que estão aqui a dar opiniões complectamente desconhecedoras da realidade Angolana, por um lado, e/ou baseadas em estatisticas e noticias na imprensa europeia, por outro, tem o dedo marcado com tinta “indelevel”. Eu ainda tenho. Falar é facil, participar é o mais complicado. Estou farto de “Agualusas”. Bem haja ao nosso LC que escreveu um artigo no jornal de Angola:

    http://www.jornaldeangola.com/artigo.php?ID=92046

    desmascarando esse Pseudo-Angolano que no dia das eleicções estava na SIC noticias a tentar convencer dois Portugueses, que defendiam Angola reconhecendo o seu crescimento etc etc, que nao era bem assim e que nao sabia se o MPLA ia ganhar e pior ainda, que o Presidente José Eduardo dos Santos nao tinha popularidade. Traumas tratam-se nos psicologos.

    SEGUNDO, para todos aqueles que aqui escrevem sempre a bater no MPLA e no Camarada Presidente José Eduardos dos Santos (e essas pessoas sabem quem são) eu gostaria de dizer que ATÈ EM BENGUELA o MPLA ARRASOU (alguns que aqui estao diziam que ia ser uma desgraça por lá).

    TERCEIRO, repito o que disse o nosso LC no JA. Alguns dos que aqui escrevem as asneiras que escrevem nunca entenderão, por 1000 anos que vivam, porque o MPLA ganhou estas eleições com esta margem alucinante.

    E todos aqueles que se dizem “fartos de realizaçoes, querendo promessas”, no próximo ano queremos ver-vos aqui para, como eu e todos os que amam esta pátria, tingir o dedo de preto e assistir o ANGOLANO MAIS AMADO PELO POVO vencer de forma transparente as presidenciais.

    A todos voces que escrevem contra nós, falando ilegitimamente em nome do Povo a quem voces nunca pertenceram, digo: O povo Angolano sabe o que quer e sabe escolher. JULGUEM O POVO pela sua excelente escolha. Pelos vistos o Povo traiu os vossos ideais e as vossas preferencias.

    SEJAM RESPONSAVEIS. O PAÍS PRECISA DE COMPROMISSO E A HORA É ESSA. Como diz o outro, segundo a Autora do Blog Pai do herdeiro, Brincadeira tem hora Senhores….. Deixem-se de folguedos. Sejam mais responsaveis…

    Prazo até 2012 ? Brinquem bem. O MPLA vai estar no poder nos proximos 100 anos porque como diz o Poke, as pessoas nao esquecem o que a Unita andou a fazer todos estes anos e como diz o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos o MPLA é o unico partido que SEMPRE esteve ao lado do Povo.

    Voltei a estar com o Presidente José Eduardo dos Santos e tive com ele 5 minutos de fama publica. Voltei a apertar a mão (com as duas mão em sinal de respeito) daquele GRANDE HOMEM, a quem a historia se encarregara de fazer justiça em Africa colocando-o, como ele merece, como figura nº 1 no continente por ter feito, pelo continente, muito mais que Nelson Mandela e outros. Bem haja Camarada Presidente, é um previlegio para todos os Angolanos a sua Presidência. Deus foi generoso conosco quando, FELIZMENTE, o colocou no nosso caminho. Bem haja Camarada Presidente José Eduardo dos Santos.

  11. OTB Says:

    Nao consigo colocar o meu comentario livre. Parece-me estar a haver algum tipo de censura por aqui. Ja tentei 3 vezes, até pedi ao JES para tentar com o nome dele e nada. Agradeço a autora a permissão de colocação da nossa opinião livremente. Fico a aguardar. Obrigado.

  12. OTB Says:

    Entretanto, enquanto aguardo autorização para que possa dar opinião sobre esta grande vitoria do MPLA e do Camarada Presidente Jose Eduardo dos Santos, informo-vos que desde Segunda-feira dia 8/9 foi escolhido para 1º Ministro o Eng. Paulo Cassoma.

  13. kianda Says:

    Como o comentário tinha um link foi considerado spam pelo wordpress, já está publicado. A censura aqui existe somente para asneiras, faltas de respeito e insultos pessoais e por isso apaguei uma frase do comentário que acho que era desnecessária e que não desvirtua em nada a ideia.
    E só tenho uma palavra a acrescentar que acho que ficava bem no fim do comentário “Amen” 🙂

  14. Bibbas Says:

    OTB, atendendo que gosto deste blog e que leio regularmente o que aqui se “diz” através da escrita, penso ter o direito de lhe dizer e pedir o seguinte: eu sou uma pessoa seria e relativamente bem informada sobre o meu pais e portanto quando leio PRIMEIRO, SEGUNDOS e TERCEIROS com “ares” imperativos e de escola primaria fico deveras chateada. Este blog e um espaço de debate, de risos, de opiniões e portanto deve ser saudável e tb de amizade, apesar de nao nos conhecermos todos pessoalmente. Acredito que a maiora das pessoas tem algo em comum aqui que se chama ANGOLA e por isso ja faz de nos quase uma família blogista amantes de Angola. Para alem disso, e fazendo referencia ao seu PRIMEIRO, acredito que quem não votou, não o fez porque era todo impossível estarem em Angola dia 5, e como não o puderem fazer na diaspora por razoes q são sabidas !!!! No entanto, o facto de não terem votado nestas eleições, não significa que não tem legitimidade de falar sobre a sua terra, seu pais, suas gentes…nao significa que não podem questionar, perguntar, levantar hipóteses ou mesmo de nao estar 100% com o MPLA ou com outros lideres!!!!Esses apontar dedos não são correctos, pois quando nos angolanos falamos de Angola, todos temos o mesmo direito sabe porque?????? Porque conseguimos responder as perguntas feitas pelo LC no jornal de Angola:):)):):):):) aqui não existem inmigos, nem gente contra a terra e muito menos “pessoas q escrevem contra NOS” como você escreveu !!! Do fundo do coração, acabe com estes apontar de dedos por favor, porque isto não e saudável…please OTB, ja estamos num ciclo diferente…:):):):):):)Quanto a comparacao com Nelson Mandela…well…como vivemos em democracia so posso respeitar…Boa semana a todos…

  15. Fernando Baião Says:

    Agora é que eu vi porque razão o MPLA, (o meu Partido, tenho cartão assinado pelo Saudoso e cartão de militante assinado pelo actual Presidente), ganhou as eleições com mais de 80% dos votos depositados nas urnas. Com jovens como o OTB, cada voto deles vale por dez, mas que grande manifestação de patriotismo, o meu coração transborda de alegria por ver uma juventude tão dedicada. Mas, às vezes, penso, também, que com tanta fartura até o pobre desconfia. Ser mais papista que o próprio Papa, deveria pôr o “Camarada Presidente”( acho que o Camarada já caiu há muito tempo, ao mesmo tempo que caiu o Popular) de sobreaviso, pois gente tão fervosa, (faz-me lembrar as beatas do senhor padre da paróquia mais próxima), pode querer substitui-lo, quando ele deixar de lhes dar as benesses. O OBT passa a vida a apertar as mãos do nosso Presidente, bem haja, e isso lhe trás uma satisfação enorme, leva-o às nuvens. Bom, cada um é como cada qual e livre de se satisfazer da forma que achar mais conveniente para a sua felicidade. Eu dava um conselho ao OTB, depois de cada aperto de mão, não lava, deixa o suor se entranhar no teu corpo, pois um hábito faz um bom monge, e poderá vir a ser, por osmose, não digo o nosso Presidente, mas um outro grande homem e dirigente africano o Sr.Mugabe.
    P.S.-Não sei é se tem o tom de pele adequado para o efeito

  16. OTB Says:

    Muito obrigado Kianda pela liberação do meu texto. Peço desculpa por ter insistido no “upload” mas por vezes os nossos provodores são os culpados destas situações e eu insisti com base nessa ideia. Agradeço o teu espirito democratico. Amen

    Bibbas. Eu nao aponto dedos a ninguem. Atire a primeira pedra ai ai, aquele que nao sofreu por amor !!!!!! A quem a carapuça sirva, que se manifeste. Não posso aceitar que Angolanos que gostem de Angola se manifestem permanentemente contra o MPLA e o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos. Criticas sim mas lógica, com nexo, com enquadramento real e nao virtual como muitos aqui gostam de fazer. Bibbas a historia encarregar-se-à de fazer justiça ao Camarada Presidente José Eduardo dos Santos que, em africa, se voce fizer uma analise justa, tem muito mas muito mais importancia que o Nelson Mandela ou qualquer outro lider Africano.

    FBaiao, Agradeço o seu elogio. Sou dedicado sim (e ainda bem que o seu coração transborda de alegria por isso), ao MPLA, onde trabalhei activamente na campanha, e dedicado ao Camarada Presidente José Eduardo dos Santos que foi, é e será SEMPRE o meu Presidente de eleição. Voce deve andar afastado da nossa realidade faz algum tempo caso contrario saberia que o MPLA é o Partido dos Camaradas e portanto o “Camarada” não caiu coisa nenhuma até porque, nas fileiras do Partido, tratamo-nos todos por Camarada. De facto, nestes ultimos 6 meses, tive o privilegio de apertar a mão ao Camarada Presidente José Eduardo dos Santos 3 vezes, 2 das quais eu já pude partilhar aqui. Voce diz que é amigo do Camarada Presidente, então sabe bem que isso é um privilegio. Diga-me uma coisa usando a sua frase:

    “pode querer substitui-lo, quando ele deixar de lhes dar as benesses”

    É o seu caso ?

    Meus caros a LUTA CONTINUA pois desde o dia 5 de Setembro, em que o nosso jantar foi GALO ASSADO à MODA DO POVO, que a nossa missão é reeleger o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos para a Presidencia e GARANTO-VOS, a vitoria do Kota será MAIOR que a pancada que o MPLA deu nos outros partidecos. Somos o unico partido NO MUNDO que tendo governado, como partido unico, por 27 anos (1975-1992) foi reeleito com maioria absoluta. Nem na China.

    E atenção meus senhores, estamos a presidir a OPEP. Mais uma vez peço-vos deixem-se de “agualusices” e tenham orgulho do vosso País e do vosso Presidente !!! Bem haja Camarada Presidente José Eduardo dos Santos por tudo o que tem feito para que Angola seja um bom Páis para se viver. Bem haja Camarada Presidente !!!

    Kianda, agradeço uma vez mais a nao censura, lastimando apenas nao me agradeceres o Link como ja fizeste a outras pessoas que por aqui deixam links informativos. Teria sido elegante esse gesto.

    Deixo-vos com um beijo no coração. Muita Paz.

  17. POKEMON Says:

    Parece-me que tenho de chamar o tal de Luandino a este espaco. Aquele jovem (suponho que seja o mesmo que tinha um programa cultural na TPA ha 1 ano atras) pelo menos manifestou uma coisa que anda atravessada a muitos de nos…aquele idiota do Agualusa. Esse Agualusa ainda nao entendeu que nao e politicamente correcto, opinar sobre um pais, quando se passa la 15 dias por ano no maximo! Aceito que ele possa dar uma opiniao ou outra, mas ir a um debate que se fala do futuro pos-eleitoral de Angola, parece descabido. Imaginemos que convidasse-mos um jovem negro angolano, nascido em Portugal e la criado ate a adolescencia, a opinar como especialista portugues, num debate na TPA sobre a ineficacia da policia portuguesa, ou a comentar o escandalo da GALP Energia….camon, vejamos as coisas pelo seu sentido real. Todos sabemos que ele foi sodomizado e ficou com um “grande” trauma, provavelmente devido a um “grande” factor, mas isso nao lhe da o direito de tratar e destratar Angola e os angolanos ao sabor do seu humor azedo. Um dia elogia o Eduardo dos Santos, uns tempos depois, acorda a noite com aquele pesadelo dos tempos e, chama-o despota e ditador. Solicitei uns dados e tive resultados interessantes: o escritor que ele chama de mediocre foi muito mais traduzido do que ele, 19 linguas e tem uma tiragem superior em 264%. Provavelmente neste blog tem alguns “agualusistas”, devido a tendencia de algumas opinioes, mas no que me toca, nao gosto desse individuo frustrado porque acho que apesar de tudo deveria cair na real e nao opinar sobre o que nao domina. Sera que aqui alguem conhece o Luandino Carvalho e pode dar-me o email dele? Gostaria que ele viesse aqui explicar o que motivou o artigo. OTB voce tem alguma magoa com o F.Baiao, e vice-versa? Bolas voces andam sempre as turras…
    Frasedo dia: O AGUALUSA DEVIA APANHAR A 2nd DOSE DA VACINA

  18. Bibbas Says:

    OTB ja agora estou curiosa para ler a sua analise comparativa entre JES e Mandela, onde o primeiro por causa dos seus feitos tem muito mais importancia que o Mandela…

  19. OTB Says:

    Meus caros peço desculpa pelo erro contabilistico no meu ultimo comentario foram 17 anos (1975-1992) e nao 27. a “inflamação” da minha escrita (Xo’s words) por vezes remete-me a estes enganos. Perdoem-me. Lancei tambem uma pedrada “provodores”. Provedores era o que eu queria dizer.

    POKE “Eduardo dos Santos” é como chamam os reacças e o pessoal na diaspora (“agualusas”). Cuidado. Para nós é Zé Eduardo ou simplesmente Zé Dú. Não tenho nenhuma magoa com ninguem POKE gosto do FBaiao porque ele, apesar de sectário, inspira simpatia intelectual. Parece-me no entanto, pela grande predilecção que dilacera nas suas apreciações, ser um ex-membro do sistema com todas as frustrações que daí advêm. Por essa razão é que perguntei se as suas opiniões se deviam a perda de benesses MAS fiz isto sem malicia e espero dele argumentos ao seu melhor nivel. Não pessoalizemos já pedi e volto a pedir. Quanto ao Luandino POKE acho que consegues o mail dele via TPA porque ele tem um programa lá. A todos aqueles e aquelas que so vêm RTP Africa, mesmo na banda, e consequentemente falam pelo que la vêm, aconselho a TPA que esta MUITO boa. POKE concordo com tudo o que dizes sobre o pseudo-angolano “agualusa” e gostei bué do raspanete que deste à pirralha no tema “mercado do kinaxixe”.

    Bibbas, um dia destes farei essa explanação com profundidade. Atenção que nao retiro merito a Mandela mas, de maneira nenhuma, o considero, em Africa, mais importante que José Eduardo dos Santos. Pensa só no seguinte: Zé Dú foi o unico Presidente no mundo que, tendo sido empurrado para o poder por uma facção do anterior Presidente, conseguiu, com inteligencia e muita paciencia, reverter a seu favor esse poder, transformou o país de economia “cerrada” centralizada (que herdou) para economia de mercado (capitalista) onde comandou (muitos anos) sem dinheiro (Petroleo entre USD 7 e 12) sem nunca sofrer golpes de estado. Este Senhor viveu e atravessou varias fases da vida de um pais, muitas antagonicas, mantendo bem afinada a estrutura do Estado, a coesão e unidade nacionais. É obra. Lembra-te, por exemplo, do seguinte: Getulio Vargas trouxe o Brasil de uma estrutura arcaica para um estado moderno, devido a consideráveis transformações que efectuou, MAS possivelmente seria deposto do poder se não se tivesse acontecido o que aconteceu. O Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, trouxe Angola ao patamar que esta hoje e será reeleito no proximo ano com maioria superior à do MPLA. Desculpa mas isto é obra. Sabes que, neste momento, nenhum Partido quer apresentar um candidato para concorrer com ele às proximas eleicções porque será para ser humilhado. Pensas que o MPLA ganhou como ganhou porque ? O Zé Dú rebentou com os outros quando decidiu participar directamente na campanha. Neste Blog há uma imagem do Nelson Mandela, seria muito mais justo que fosse uma imagem do Presidente José Eduardo até porque é o nosso Páis e a nossa história que temos de promover e nao a historia de outros. O Mandela é uma utopia, tem merito, mas é uma utopia. É giro falar nele, ir ao aniversario dele, dizer que ele é isto ou que é aquilo mas na realidade tens muitos Africanos em lutas mais complicadas do que aquela em que ele esteve sem serem reconhecidos. José Eduardo dos Santos se tivesse 90 anos, tivesse estado preso por uma causa e fosse confrontado à saida com a traição da Mulher seria o Mandela do mundo. Atenção que o Mandela esteve preso numa prisão de luxo com regalias superiores. Um destes dias aprofundamos isto e mesmo que nao me dês razão, porque o mundo cria e precisa de “imagens de marca” necessárias à sua revitalização e as pessoas agarram-se e acreditam com todas as suas forças em estereótipos porque isso da-lhes forças para viver, ja ficarei satisfeito por estares interessada em ouvir (neste caso em ler) o que tenho para dizer (neste caso para escrever).

    A todos Muita Paz e meu Carinho.

  20. OTB Says:

    Eis os resultados publicados ontem pela CNE:

    MPLA – 191 Deputados
    unita – 16 Deputados
    prs – 8 deputados
    fnla – 3 deputados
    nova democracia – 2 deputados

    Isto é SURRA ou é que ????????? Fala aí POKE !!!!!!

    Temos de estar todos unidos para ajudar o MPLA e a nossa Angola a crescer. Deixem-se de “agualusices” por aqui e passem a preocupar-se mais com o desenvolvimento de Angola que é real e nao virtual como por vezes por aqui, tal doutrina “agualusista”, se tenta fazer acreditar. Todos os que aqui estamos somos o que somos graças ao MPLA. Todos estamos onde estamos à custa do MPLA e do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos. Chegou a hora de esquecer utopias (Agostinhos Netos e outros) e vivermos em função da realidade, daquilo que realmente temos e dispomos. O País precisa de compromisso e de todos. A hora é esta !!!!

  21. Paulo Says:

    OTB,

    “Zé Dú foi o unico Presidente no mundo que, tendo sido empurrado para o poder por uma facção do anterior Presidente, conseguiu, com inteligencia e muita paciencia, reverter a seu favor esse poder, transformou o país de economia “cerrada” centralizada (que herdou) para economia de mercado (capitalista) onde comandou (muitos anos) sem dinheiro (Petroleo entre USD 7 e 12) sem nunca sofrer golpes de estado.”

    Por essa ordem de ideias, ainda dou mais mérito a um Chissano que governou no mesmo período, SEM PETRÓLEO, e, igualmente, operou transformações de vulto e credibilizou um país que chegou a ser considerado oficialmente o país mais pobre do mundo, repito, SEM PETRÓLEO.
    Somente tinha castanha de cajú e camarão para exportação.
    Também nunca sofreu golpes de estado.
    Ahh e Moçambique fica coladinho à África do Sul. Fartaram-se de levar porrada dos sul-africanos. Sabotagens mil. Bombas em pleno Maputo. Ataques a bases do ANC etc. Queres mais o quê?

    Esse argumento não colhe de todo. Ou fundamentas melhor essa ideia utópica do Zé Dú ser maior que um qualquer Mandela ou Amílcar Cabral ou então navegas sozinho nessa maresia utópica.

    Abraço

  22. POKEMON Says:

    Parece-me que a capacidade de analise politica de muitos (as) aui no blog esta um bocadinho fraca. Na verdade nao se pode esperar que o JES tivesse feito tudo como manda o figurino, tao simplesmente porque a situacao que Angola viveu foi muito particular e, exigiu medidas particulares. Angola desde cedo foi apanhada nas teias da guerra fria, forcada a aderir ao bloco socialista pelos russos atraves do fomento do 27 de maio (fomentado pelos russos) e que culminou pela declaracao oficial de MPLA-PT. Esta adesao foi ditada pela necessidade de se receber armamento barato (15% do custo) para fazer face a agressao sul-africana. A Africa do Sul exigia que a SWAPO e o ANC fossem banidos e nao reconhecidos pelo regime angolano e em troca eles respeitariam as fronteiras. Angola teve “tomates” e disse que jamais faria isso aos irmaos dos paises mais a sul, que infelizmente hoje tratam-nos abaixo de cao. Antes da conversao a PT, Cuba apiou incondicionalmente Angola sem o aval dos russos, tendo sido isso que impediu que Angola virasse outra colonia do apartheid. Ja na era do JES, a guerra aumentou de intensidade e terminou em 1989 com o acordo triplo zero que continha a retirada das tropas cubanas e sul africanas de Angola e a independencia da Namibia. O PAIS MANTEVE AS FRONTEIRAS E A ADMINISTRACAO ESTATAL. Apos as eleicoes de 1992 regressa a guerra, fica dividido pela UNITA e termina com a morte de SAVIMBI, uma vez mais inteiro. Ora, com o regresso a guerra, JES depara-se com uma classe militar cansada, desmoralizada e empobrecida, sendo obrigado a criar “estimulos” para estes militares, comecava a “era” dos generais. A medida funcionou e, paralelamente cria-se riqueza de maneira pouco convencional mas, que resulta numa classe media relativamente grande e uma classe rica. A colonizacao apenas deixou em Angola funcionarios e empregados, todos eles pobres. Que podia fazer JES? Continuar a remeter os angolanos a pobreza e chamar os antigos patroes tugas para continuarem a ganhar dinheiro com uma perna as costas? Ricos e pobres ha em todos os sitios e Angola nao virou excepcao. E quanto aos que estudaram de graca? Aqui nao tem ninguem? Duvido muito, porem criticar a ver so um lado e facil. Onde estavam voces nos anos duros de guerra? Nas cidades, no ar condicionado e com boa vida? Porque que os generais e governantes tinham de ter um “standard” de vida igual ou inferior ao vosso, quando a sobrevivencia da nacao estava nas maos deles? O Bill Gates ganha o mesmo que os funcionarios dele claro….ohhh caiam na real. E aqueles que sendo funcionarios do estado ainda fizeram o seu pe-de-meia, sem correrem risco algum? Ainda falam mal, ainda acham que nesta altura tudo tinha de ser perfeito? O JES fez a unica coisa que podia ter feito, segurou o poder com manipulacao, intriga e dinheiro de forma soberba, diria ate que escreveu certo por linhas tortas com o objectivo de ANGOLA CONTINUAR A SER ANGOLA, e todos devemos-lhe isso. Alguem podia ter feito melhor? Provavelmente sim, mas esse alguem nao estava la, a verdade e que ele e que ficou no leme, por isso deixem-se de chorinhos e considerem o primeiro capitulo da historia pos independencia completo. Nao existe resultado sem a contrapartida negativa, antes, sejam optimistas e pensem o JES pela forca da historia nao pode acordar e mudar o estilo de governacao, como um maestro troca de pauta. Comecem a falar tambem das partes boas por favor, porque estarem com esses rabos sentados a escrever num blog, tem muito a haver com a historia recente do pais que JES liderou ate hoje. Para os mais claritos aqui do blog (que pela fluencia de portugues que vejo) que nao devem ser poucos, lembrem-se do Rwanda e que o JES nunca permitiu isso em Angola, embora tais politicas sempre tiveram uns quantos apologistas. Comportem-se cambada de mimados (as)!!!!!

  23. kianda Says:

    Primeiro ponto: O Bill Gates é dono de uma empresa, os presidentes não são donos dos países ou então são ditadores …
    Eu como faço parte dos angolanos mais claritos , vou passar essa.

    “Kianda, agradeço uma vez mais a nao censura, lastimando apenas nao me agradeceres o Link como ja fizeste a outras pessoas que por aqui deixam links informativos. Teria sido elegante esse gesto.”
    Sobre o paragrafo acima, não considerei o link informativo, por isso não agradeci. E até te digo mais, fiquei de boca aberta (ainda estou) de como um texto com aquele conteúdo, ou falta dele, é publicado no jornal de Angola… Como é que aquele texto passa por um editor? Qualquer pessoa pode escrever o que quer no JA? Aquilo é texto para semanário de fim de semana ou blog… Jornal de Angola ? por favor!
    O LC que me desculpe!!!

  24. Paulo Russo Says:

    So faltava um Moçambicano aqui a comentar, colonizados pelos portugueses, agora pelos Sul africanos e Portugueses que foram em 75 para Africa do sul, nao tem lingua propria, dançam as nossas musicas, veneram os nossos cantores, escrevem nos nossos Blogs, comentam a nossa politica…santa paciencia…parece os Benfiquistas que comentam as noticias dos ooutros clubes… so tem lá porcaria e ainda ficam a tentar ver nos outros

  25. Paulo Russo Says:

    D., para de alterar o que eu escrevo…

  26. Paulo Russo Says:

    D., para de alterar o que eu escrevo… senao resolvo no braço, a boa maneira

  27. POKEMON Says:

    OTB, deixa o Agostinho Neto em paz, ele foi o fundador da nacao. Pode-se dizer que esteve a altura do que o seu tempo lhe proporcionou. Nao acho correcto que passes a vida a ataca-lo, bem sabendo que o JES ficou no poder porque ele indicou-o contra a opiniao dos “maquizards” todos, teve visao ou nao? Os lideres de guerrilhas sempre tem problemas em adptarem-se a chefes de estado pois, os metodos que eles conhecem nao se encaixam muito bem a gerir paises…e uma vez mais Angola nao tera sido excepcao durante o regime do Neto. Mas nao te esquecas que ele proclamou a independencia com 3 batalhoes da SADF a 280 Km de Luanda e o Exercito Zairense e FNLA a 14 km, em Kifangondo. Os sovieticos tentaram limpa-lo no 27 de Maio, e por fim la conseguiram em 79, embora a maior concessao ja tivesse sido feita, o defunto MPLA-PT.
    Da mesma forma que no futuro se referencie o JES, nao deixes de reparar nas partes positivas do Agostinho Neto. Afundares o “reinado” do Neto nao faz melhor ou pior o do JES, sao homens diferentes, de geracoes e pensamento politico diferentes…muito.

  28. POKEMON Says:

    Quanto a minha querida Kianda, o que quis dizer e que nao esperes que classe politica alguma deste mundo, seja imune a tendencia economica e, por tal, na ausencia de grupos economicos determinantes (Angola apos independencia) a politica acaba por criar esses grupos, e tao linear como a lei da gravidade, a agua vai sempre para os sitios mais baixos. Nunca veras a agua dos oceanos a subir os rios….lamento minha querida, mas as coisas funcionam assim, de acordo com as leis da natureza. Pensa e da-me um exemplo que prove o contrario neste mundo, nem sequer o Agostinho Neto que morreu pobre, pois, era uma questao de anos ate ele abrir o olho….

  29. kianda Says:

    Vou continuar a alterar o que escreves enquanto insistires em escrever o nome das pessoas … e já agora “à boa maneira…”?! de quem ?! ou de onde?! 🙂

  30. Paulo Russo Says:

    Nao disse a boa maneira de quem porque se eu escrevo nomes tu alteras, alem disso marisol ou xo vai dar no mesmo, eu so disse o partido dela, que eu saiba nao é segredo nem proibido em angola.. ai na tuga é que se disseres que nao és do PS nao tens emprego, aqui nos somos tão liberais que até temos ministros que nao sao membros do partido, e influentes

  31. Says:

    Pois é Paulo Russo, pois é aqui se fizeres alguma crítica ao sistema, seja ela qual for, és logo de outro partido! Como acabas de comprovar.
    De qualquer modo, quando eu tiver o cartão de algum Partido, digitalizo e publico, assim já poderás falar com conhecimento de causa, enquanto isso, terás que esperar.

  32. Paulo Says:

    Paulo Russo,

    Dou-te só umas dicas para googlares: pemba, bazaruto e gorongosa.

    Deixo-te igualmente 2 sites: http://www.pembabeachresort.com/ e http://www.gorongosa.net/

    Depois conversamos sobre o facto de que aqui “so tem porcaria e ainda ficam a tentar ver nos outros”.

    Costa oriental de áfrica meu caro.

    Diz-te alguma coisa? Ou achas que a localização de sítios como Zanzibar, Quénia, Ilhas Reunião, Seychelles, Maldivas, Maurícias deste lado de África é pura coincidência?

    Abraço.

  33. kianda Says:

    liberais 🙂
    Xiiiiiiiiiiii, gosto quando o blog fica animado … com respeito, claro 😉

    E Paulo, já tem google angola , http://www.google.it.ao, por isso mais fácil ainda é para o PR descobrir as maravilhas de Moçambique 🙂

  34. Paulo Says:

    Kianda,

    http://www.google.co.mz

    assim o paulo russo pode descobrir as maravilhas de moçambique no google moçambique.

    não é exclusivo de angola 😛

    abraço

  35. Fernando Baião Says:

    Essa estória dos angolanos e moçambicanos andarem às turras, já é antiga. Nós, eram os filhos dos colonos pobres e os moçambicanos dos colonos ricos. Naquela altura, o negro que ia estudar para o estrangeiro era excepção. Eles conduziam ou conduzem à esquerda e nós à direita. Eles falavam inglês e nós mal arranhavamos o português.Nós, viemos estudar para a Metrólope com bolsas de estudo e os moçambicanos pagos pelos pais ricos. Nós viajamos em turistica ou terceira classe e eles na primeira classe dos navios. Hoje é o contrário, Angola tem muito petróleo e os angolanos dão-se ar de ricos. Os filhos ou filho de um presidente de Moçambique é corrupto e os do nosso são bwé ricos. A costa de Moçambique é bonita, mas a nossa é maravilhosa.Ei, moços, deixem para lá essas quezílias, cada um come onde está amarrado, como o cabrito.

  36. OTB Says:

    XE POKE. És bué. A analise que fizeste do JES é soberba !!! Temos de arranjar maneira de nos conhecer para conversar sobre a nossa Angola. Quanto ao afundador da Nação, desculpa lá mas ele é o culpado de quase tudo o que temos de mau. Promoveu a incompetencia e colocou guerrilheiros como Comissarios Provinciais (Hoje Governadores). Foi o Zé Dú que correu com toda essa gente, com todos esses demagogos e incompetentes e mesmo assim, ainda hoje, tem alguns desses junto de si devido às pressões que sofreu por correr com essa gente MAS calmamente, bem ao seu estilo, vai correr com eles um a um e vingar-se de todas as humilhações que o fizeram passar quando se tornou Presidente de Angola. Desculpa-me POKE mas o Camarada Neto morreu pobre apenas porque morreu 2 ou 3 anos depois de ter alcançado o poder MAS deixou enriquecer muitos dos seus colaboradores bem proximos e portanto nao me venhas com a conversa de integridade ue le le ue le le. Salazar também morreu pobre após anos de poder mas os historicos dizem que o que saciava salazar nao era dinheiro mas sim poder e que ele deixou enriquecer (fechou os olhos) os seus mais directos colaboradores. Essa geração de Utopia que alguns escritores referem e outros apregoam de boca cheia não é mais que uma “geração rasca” que foi negociar alvor e depois abriu as pernas aos ex-colonizadores indo directo comprar casas na terra do ex-colonizador. É uma pena Zé Dú ter aparecido tão tarde caso contrario teriamos uma país melhor muito mais rápido. Agostinho Neto só nos fez perder tempo, após a indenpendecia, onde tem o merito da luta da libertação, deveria ter passado o poder a uma nova geração, evitando EMPAS, diloloas, DOE’s, etc etc etc… E olha AN nao deixou indicado Zé du coisa nenhuma. Lucio Lara é o responsavel por José Eduardo dos Santos ser hoje o nosso Presidente e o Angolano mais amado em Angola. Quando Neto morreu, Lucio Lara nao subiu pelos complexos de ser Branco. A combina era criar-se uma liga militar liderada por Iko Carreira ou Pedalé com Lucio Lara a comandar na retaguarda. Entretanto, numa celebre reunião do BP Lucio Lara contradiz a combina e lança Jose Eduardo dos Santos pois como havia tido, na mata, uma pequena desavença com o Zé Dú, em que neto obrigou Zé Dú a pedir desculpas publicas a Lucio Lara, e desde essa altura Zé Dú ficara de certa forma subserviente a Lucio Lara, este pensou que indicando JosÉ Eduardo dos Santos iria montar na sua garupa e dirigir Angola pela figura do Zé. Enganou-se redondamente. A primeira pessoa que Zé Dú afastou foi Lucio Lara. Conta-se que nessa celebre reuniao do BP, quando Lucio Lara surpreende todos e lança Zé Du, este no final remata “ESPERO QUE OS CAMARADAS NAO SE ARREPENDAM DE ME ESTAR A COLOCAR NESTE LUGAR”. O Jose Eduardo ja se livrou de todos os que la estavam incluindo o Lucio Lara. Por isso Poke o Afundador da Nação é o responsavel pelo atraso que tivemos todos estes anos pois nao fosse o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos e este País nao saia do marasmo. Ele tem, de facto, dirigido este País com mestria. O projecto que ele tem para o País é bonito e tem todo o direito de ficar no poder até concretizar esse projecto pois se ele ficou e aguentou a barra no tempo das vacas magras tem o direito de ficar no tempo das vacas gordas. Por mim ele ficava eternamente. Até a America ele consegui vergar. Conta-me um “futunguista” que quando Zé Dú foi recebido por Bush, este disse “Voce é o nosso homem em Africa. QUAL MANDELA QUAL CARAPUÇA !!! Força Aí POKE. Curto bué as tuas analises.

    Paulo Russo, é uma pena nao participares mais. Gosto igualmente do teu estilo directo e verdadeiro.

    Quanto ao Sr. Moçambicano, a minha humilde opinião é que deve preocupar-se mais com a “pequenez” do seu País do que com a Grandeza da nossa ANGOLA.

    Xo ja nao estas zangada comigo ?

    Beijos e Abraços

  37. Fernando Baião Says:

    Ainda não entendi, porque esta sumidade do OTB, JES ou POKE, não escreve um livro sobre a história recente de Angola, sabe tudo, é uma pena que não espalhe a sua sabedoria, as suas análises por tudo quanto é canto, estamos a perder factos históricos muito importantes. Essa do “Afundador” da Nação e o Lúcio Lara ser branco é de homem bem conhecedor da realidade angolana, não tem nada a ver com bufaria. Essa, da conversa do Presidente com o Bush, temos que a enviar para o Guiness. È preciso ter coragem para divulgar conversas íntimas entre o Bush e o José Eduardo dos Santos. Força OTB, JES ou Pokemon, bem haja homens como tu. Força Angola, com homens como este estamos no bom caminho

  38. POKEMON Says:

    Caramba, Fernando Baiao, voce nao consegue analisar linhas de pensamento!!! Julgava-o um bocado mais inteligente…enfim. Lamento se concordo em algumas coisas que o OTB diz, porem, acho despropositado juntar num mesmo saco pessoas que partilham alguma opiniao. Acho que o OTB excede-se um bocado em algumas opinioes, voce tb, e do contra incondicionalmente…e nao fundamenta as suas opinioes. Uma tal de Maria ja teve essa conversa ha uns tempos, tipo OTB e Pokemon sao a mesma pessoa!!! Essa estoria do OTB chamar o Agostinho Neto de afundador da nacao, nao esta com nada. OTB para com isso, porque como ja disse, faze-lo nao dara mais ou menos merito ao teu estimado presidente. Eu sou fanatico, tento entender e seguir a historia.

  39. Paulo Says:

    LoL

    Fernando Baião,

    subscrevo inteiramente a sua opinião.

    Descobri este blog através do http://ma-schamba.com/, que me remeteu ao http://sdblog.wordpress.com/ e, por fim, aqui ao Kianda, o qual passei a vir amiúde, pois tenho a singular oportunidade de ter lições de História dignas de um qualquer Hermano Saraiva.

    Histórias do género Bush vergar-se a Eduardo dos Santos e demais, colocando-o acima inclusive do Mandela, são um enriquecimento e um motivo de imensa alegria para a minha curta bagagem de cultura geral.

    Aliás, a referência à “pequenez” do meu país, ao invés da Grandeza de Angola ou a quase idolatração do personagem de Eduardo dos Santos, vulgo ZéDú, são meras coincidências que em momento algum devem ser confundidas com um nacionalismo exacerbado e, quiçá, doentio e sem qualquer fundamento racional e lógico.

    A defesa da manutenção de Eduardo dos Santos “ad eternum” até concretizar um alegado projecto (que não chegou a ser descrito), também não deve nem pode ser confundido com qualquer rejeição de regras básicas da democracia que defendem o acto de a alternância no poder ser salutar e de que as instituições e os países não se fazem de pessoas, mas sim de ideias.

    Em face do exposto, eu peço encarecidamente ao OTB e demais que pertencem à Grande Angola, se por obséquio podem deixar um pequeno moçambicano vir a este blog ter lições de História (e que lições!).

    Igualmente solicitava aos mesmos que redigissem um livro narrando todos esses episódios.

    A consequência seria, no mínimo, um best-seller, para não falar de um eventual Nobel de literatura.

    O estilo peculiar de narrar as coisas, fazendo frequente uso da terceira pessoa do singular para fundamentar os factos (“conta-se que”, “diz-se que”, “alguns referem”), é porventura único e digno de toda a credibilidade.

    Ao mesmo tempo, encerra um novo capítulo na arte do conto e da crónica, colocando em perigo homens consagrados nessa arte, designadamente Mia Couto, Pepetela e afins.

    Humildemente retirando-se, subscreve-se,

    O pequeno moçambicano,

  40. OTB Says:

    Caro Paulo, quem autoriza e nao autoriza aqui é a Kianda e o FBaiao que sao respectivamente a Autora e o Dirigente do BLOG. Se quer autorizações peça a eles. Eu sou um simples mortal com direito a opinião. Preocupe-se com a Pequenez da sua Terra e deixe a Grandeza de Angola para os Angolanos. Os Angolanos não desenvolvem opiniões em Blogs sobre assuntos de Moçambique porque tem mais que fazer !!! Se não sabe historia aprenda !!!! Leia bem antes de Falar do Presidente Jose Eduardo dos Santos. Não confunda o meu Presidente com o seu. Melhore igualmente o seu Portugues que é uma confusão e nao se entende nada. Deixe de tentar escrever bonito e escreva de forma que se perceba.

    FBaiao, gostei do adjectivo “sumidade” 🙂 Fantastico. Voce esta fora do circuito faz muito tempo. Venha mais para ao pé de nós e saberá muitas coisas mais interessantes do aquelas que houve na SIC.

  41. POKEMON Says:

    Ohh Paulo Muca, eu nao sou os “demais”, sou o POKEMON, angolano orgulhoso da nossa historia, com destreza para ver o bem e o mal. Na minha opiniao nao esta tudo bem a 100%, mas o balanco e positivo meu caro, ainda aqui estamos. Nao venhas para aqui com tretas de se escrever livros, acredita, um dia vao ser escritos, relatando os periodos historicos, o que foi bom e o mau, e o desfecho. Nao fomentes supostas rivalidades entre MANGOPES e MUCAS, porque nao existem, nao vas na conversa de membros do blog um bocado mais esquentados.
    Por fim, aproveita mesmo este blog, porque parece que sao poucos os que tem alguma historia (principalmente oral) para contar. Perdoa o OTB, diz coisas certas, por vezes com excesso de enfase e, e de facto um fanatico do MPLA e do ZeDu.

    Passando a a politica, nunca te questionaste, “pequeno mocambicano” porque os EUA, a nivel oficial nem sequer citam o nome de Angola? Nao achas que o petroleo constitui uma arma de posicionamento no mundo? E quem achas que fez uso dessa arma e , ainda vai fazendo? Meu “pequenino” politica e complicada, e a gente tem um maestro aqui no palanque. Se nao houvessem especulacoes e estorias, como justificarias que o mesmo homem comeca a carreira como comunista, vira reformador, vira democrata, vira militar (para limpar o jonas), e volta calmamente a democrata…”meu pequeno”, pensa e logo EXISTIRAS!!!

  42. POKEMON Says:

    E mais, hoje como estou enfiado num aeroporto e nada tenho para fazer, mais te digo.

    Tem orgulho do que es e da tua terra porque tem um grande povo, tem tido excelentes lideres e esta la a nossa FRELIMO sempre a mandar, deixa-te de humildades porque para falares cara a cara com angolanos tens de ser um nadinha arrogante tambem…senao vais ser espezinhado…como ja vens sendo

  43. Fernando Baião Says:

    Se realmente confundi OTB E JES com POKEMON, peço desculpas mil, posso não ser o Einstein, mas militante burro do M, também não sou. Quanto ao senhor,acima referido, (senhor é uma palavra muito forte para ele, devia ser chamado de menino traquinas), deve , estar equivocado com a afastamento da terra e com a SIC. Continua a falar barato dos outros, é mau, não lhe ensinamos isso no MPLA. Está a ser um mau militante, assim não vai ao Comité Central, mesmo que vá muitas vezes à praia. Ser bajulador, é ser subserviente, servil. É o que diz o dicionário. Realmente e infelizmente, temos muitos no nosso MPLA, o movimento de várias tendências, mas que não deveria ter lugar para os bajuladores. Virá o tempo em a vassourada irá actuar e já não está muito longe.

  44. Fernando Baião Says:

    Gostava de ver o cartão de militante do OTB ou JES para fazer uma critica a quem o emitiu, a não ser que o tenha obtido no Palanka, onde se falsifica tudo e mais alguma coisa “por uns dólares a mais”( Desculpa Clint Eastwood por esta menção)

  45. POKEMON Says:

    Desculpas aceites, e quanto as questoes levantadas pelo OTB? Que o voce ja foi parte do sistema e nao saiu pobre? Sao especulacao ou tem algum fundamento? Ja agora gostaria de poder analisar o que foi dito, porque nao gosto de especulacao infundada.

    Kianda, porque retiras sempre as coisas meias controversas que o OTB escreve sobre o F. Baiao? Es familia como ele insinuou?

  46. Fernando Baião Says:

    Pokemon: não faço comentários sobre afirmações gratuitas, se realmente ele me conhece, sabe bem a minha trajectória. É muito feio fazer insinuações sobre a vida privada de cada um, sobretudo quando não as fundamenta. O processo, até chegar à Dipanda e sobretudo, após independência, não foi nada fácil, e há muita gente afectada, existe até, “Uma Juventude Transviada” que nunca vai ter lugar no time do Santos F. C. , ou noutro qualquer,mesmo que se faça insinuar junto do treinador. Mas vamos deixar de lado, cada um é livre de exprimir as suas opiniões, mas com correcção, quando ultrapassa os limites deve pedir desculpa, fazer auto-crítica, como o Partido ensina aos seus militantes.

  47. Paulo Says:

    Caro Pokemon,
    Obrigado pelas palavras amigas que me endereça.
    Todavia, parece-me que a minha ironia não foi detectada, dado que pelo que percebi o caríssimo associou a ironia das minhas palavras a uma “humildade que possibilita que seja [alegadamente] espezinhado”.
    Usei da ironia de ser pequeno e de querer lições de história da Grande Angola como reacção ao tom do OTB.
    Aqui em Moçambique diz-se que violência gera violência (ainda que verbal), que o desprezo é a melhor reacção para ignorantes e que, quando um burro fala, os outros baixam as orelhas.
    Nesse sentido, e atendendo ao tom nada cordato [quiçá grosseiro] e desnecessário do OTB, optei por assumir uma postura de humilde e subserviente. A outra opção era entrar pelo mesmo caminho do OTB, mas o moçambicano é, por natureza, educado.
    Portanto, caro Pokemon, agradeço as suas gentis e amáveis palavras, mas o meu ego e o meu nacionalismo e sentido patriótico moçambicano encontra-se bem vivo e alto, não precisando de qualquer palmadinha nas costas para o alimentar.
    Contudo, não entro em patriotismos bacocos e saloios [do género do OTB], pois muita coisa ainda vai mal por estes lados, pese os [enormes, diga-se] avanços que temos vindo a registar nos últimos 16 anos, desde que a nossa guerra civil terminou.
    Rivalidade entre angolanos e moçambicanos sempre existiu, mas de forma salutar. Tenho vários amigos angolanos, os quais prezo bastante. Amizades forjadas em 10 anos de estudos e vivência em Lisboa. Ainda hoje, eu de volta à minha terra e eles a Luanda, mantemos contacto. Existem depois, infelizmente, aqueles que adoptam a postura saloia do OTB, mas fazer o quê. A vida é assim mesmo.

    Relativamente ao facto de o petróleo constituir uma arma de posicionamento no mundo. Mas isso é a lógica da batata, caro Pokemon. A influência e importância que Angola tem e pode vir a ter no mundo, é proporcional às reservas de petróleo que possui. Contudo, isso suscita-me a seguinte questão: e quando o petróleo deixar de ter a importância que actualmente tem, como será?

    Outra questão que te coloco é a seguinte: será que os benefícios que retiras do facto de seres produtor de petróleo compensa todas as agruras porque o teu país e povo já passaram?
    Diz-me um país produtor de petróleo [com excepção da Noruega, que constitui a excepção à regra], que nunca vivenciou guerras civis ou convulsões sociais, ou fenómenos sociais afins.

    Orgulho da minha terra é coisa que não me falta. Aliás, se um dia cá vieres perceberás porquê. A FRELIMO governa porque, infelizmente, não temos uma oposição minimamente credível. A RENAMO nunca se conseguiu transformar num mero partido político, não conseguindo apresentar um manifesto eleitoral credível, limitando-se a perder eleições e a apregoar a existência de fraudes pela FRELIMO. Esse tipo de discurso fartou o povo.

    Agora, aqui a abstenção é raínha. Fartos de ver que não existe uma posição credível, e cientes de que a única opção [para o bem e para o mal] é a FRELIMO, o povo deixou de votar, sendo disso sintomático as últimas eleições presidenciais em que o Guebuza foi eleito num universo eleitoral de votantes de menos de 50% da população eleitoral recenseada.

    Vamos ver agora em Novembro que temos as terceiras eleições autárquicas, qual será a reacção do povão. Mas isto para dizer que, desde 1994, já realizamos três eleições presidenciais, já tivemos uma alternância de presidente, democraticamente eleito, sem sobressaltos de maior. Já realizamos três eleições autárquicas. Estamos a caminho das quartas, agora em Novembro.

    Tenho orgulho, sim senhor. Bastante.

    Mas, reitero, não entro em saloismos à OTB, nem me deixo iludir pelas taxas de crescimento do PIB ao ano, e pela inflacção a um dígito etc. etc. porque no dia a dia ainda vejo muito compatriota meu a sofrer com a carestia de vida, com os transportes públicos deficientes, com a criminalidade, com a SIDA, etc. etc.

    Se para falar com angolanos for preciso ser arrogante, dispenso. Arrogância é arma dos que sentem necessidade de se fazer passar por aquilo que não são. Dos que possuem um qualquer complexo de inferioridade. Não me incluo nesse grupo. Somos o que somos, sem petróleo, tivemos uma Lurdes Mutola que nos deu 2 medalhas de ouro em olímpiadas. Feito que, até hoje, só Moçambique conseguiu nos PALOP.

    Sem petróleo, temos o Tomás Salomão como secretário executivo da SADC. Sem petróleo, tivemos a maior taxa de crescimento de turistas do mundo no ano passado, a nível mundial. E mais exemplos te poderia dar para sustentar o meu orgulho, sem petróleo.

    Portanto, Pokemon, agradeço a preocupação, mas penso que você simplesmente é que não percebeu a minha ironia quanto à postura do OTB.

    Abraços

  48. OTB Says:

    FBaiao, Voce esta zangado (BEM ZANGADO) comigo. Tal como voce me ensinou no MPLA aqui faço uma auto-critica. De maneira nenhuma quis feri-lo ou magoa-lo. Apenas fiz uma suposição. Peço desculpa. Não comprei o meu cartão no Palanca. Infelizmente o meu cartão é assinado pelo Lopo do Nascimento, esse Camarada que até o Agostinho Neto meteu longe de Angola pelas suas ambições Presidencialistas. O meu Presidente (José Eduardo dos Santos para que tem duvidas) foi busca-lo à Etiopia onde ele estava atirado e mesmo assim ele tentou dar-lhe a volta. Mas como diz o POKE nós temos um MAESTRO a dirigir a nossa orquestra e tal como o foi buscar, meteu-o no seu devido lugar mostrando-lhe, na devida altura e sempre com uma paciencia singular, que manda. Acho que voce deve rever algumas das suas posições e nao achar que quem fala do MPLA e do meu Presidente como eu tenha necessariamente de ser bajulador. Eu nao faço nem quero fazer parte do Comite Central. Tenho ajudado o meu Partido Técnicamente por solicitação e nao por bajulação. Não me vou la oferecer como outros fazem e fizeram em busca de protagonismo. Já la tive algumas pegas com bajuladores baratos e continuo a ajudar porque sou solicitado para isso e porque sou do MPLA. Tenho uma profunda simpatia, admiração, carinho, estima, devocao e MUITO respeito, pelo Presidente José Eduardo dos Santos e isso, que eu saiba nao é crime. Até porque é convicto da minha parte e quem me conhece sabe que nao mudei de discurso. Desde que me conheco como gente sou fã do Presidente José Eduardo. Não o sou agora porque “tenho Benesses” como voce FBAIAO ja insinuou. Eu nao tenho Benecesse, eu trabalho para conseguir o que quero na vida. Levanto-me todos os dias as 6h da manha e regresso a casa as 9h da noite e por isso nao aceito nem admito que gente a KM de distancia daqui diga, devido a frustrações pessoais, que andamos todos a roubar. Tal como o POKE sei que nao estamos a 100% falta muita coisa, sei que o Mais Velho tem os seus defeitos mas todos nós temos nao é verdade ? Bem ou mal ele aguentou isto na fase pior. Esteve muitos anos sozinho a levar “pancada” dos “Agostinho Netistas” e so pegou neste pais praticamente em 1989. Tal como disse o POKE (adoro as tuas explanações POKEMON) o Kota “comeca a carreira como comunista, vira reformador, vira democrata, vira militar (para limpar o jonas), e volta calmamente a democrata”. É obra. A historia encarregar-se-á de fazer deste Homem (com H grande) uma personalidade em Africa, ao nivel de Mandela ou mesmo acima pois a sua importancia é muito superior à de Mandela.

    FBaiao Não pessoalize as nossas opiniões pois assim fica complicado. Parece-me que voce se sente frustrado com alguma coisa e de certa forma esta zangado com o MPLA mas nao desconte em cima de mim fazendo-se de vitima para ter razão. Quando voce me insultou e me chamou de tudo, pediu desculpa a seguir nu gesto humilde. Farei então o mesmo, apesar de nao o ter insultado. Auto-critico me. Hoje no MPLA isto ja nao se faz. Voce ainda é do tempo do MPLA PT hoje o nosso MPLA é PSD mas peço desculpa se o ofendi, nao foi claramente minha intenção.

    Finalmente FBaiao, voce acusa-me de mau militante porque ? porque voce ataca o MPLA e eu defendo ? nao estará voce a esconder-se por tras do que voce argumenta ser meu fanatismo ? No dia 5 de Setembro eu estava lá às 7h da manha para votar no MPLA. Ainda hoje tenho resquicios de tinta no meu dedo e voce ? Tambem esteve 2 horas numa fila para garantir a continuidade do MPLA ? Não acho bonito voce atacar quem nao tem opiniao identica à sua. Não lhe fica bem FBaiao. É Simplesmente pouco amistoso. Voce tem todo o direito de, hoje, nao gostar do MPLA e do nosso Presidente mas não tente forçar outros a ter a mesma opinião. Até porque, neste momento, voce tem 5 Milhoes de pessoas com opiniao diferente da sua.

    Quanto a esse Moçambicano pequeno ou pequeno Moçambicano. Escreva la de forma que se perceba e deixe de ir ao dicionario procurar palavras bonitas. Nós os Angolanos somos como os Engenheiros, praticos, pragmaticos. Não gostamos que compliquem o que é simples. Não se atreva a comparar o Presidente José Eduardo dos Santos com o Presidente Chissano.

    Abraço, vou voltar ao trabalho.

  49. Paulo Says:

    Caro OTB,

    Existem instituições dedicadas ao ensino do português para adultos. Aconselho que consulte os preços que praticam e se inscreva.
    E atenção, ser analfabeto não é motivo de vergonha.
    Vergonha é não querer aprender.
    Por isso, força nisso, caro OTB.
    Tem o meu sincero apoio.
    Quando finalmente souber interpretar correctamente o português, aí então voltaremos a conversar.
    Acho piada que a dado momento tenha referido que os moçambicanos não têm língua própria (seja lá o que isso quer dizer) e, posteriormente, quando eu falo na língua oficial do meu país que, por acaso, é igualmente a língua oficial do seu país, você suscite a problemática de não me entender por ser complicado e de que necessito de melhorar o meu português.
    Eu falo na língua oficial do seu país, meu caro. Se você tem um vocabulário limitado, não me culpe a mim mas, eventualmente, à sua educação de base ou à sua falta de empenho pessoal nessa educação.
    Acresce que, esse argumento de que não me percebe é por demais básico.
    Quanto à alegada comparação entre Chissano e Eduardo dos Santos, ela seria de todo impossível.
    Um abdicou e saiu voluntariamente do poder.
    Entretanto, ganhou o prémio Mo Ibrahim que premeia a boa governação, considerado o prémio mais vantajoso do mundo em termos monetários (USD 5.000.000), inclusive superior ao Nobel.
    O outro mantém-se no poder há décadas, ganhando dinheiro há custa de outros prémios que não importa agora estar aqui a escalpelizar.
    Por falar nisso, diz-se que o Eduardo dos Santos é natural de São tomé.
    Ou seja, caro OTB, foi preciso a tua grande Angola importar dirigentes a um minúsculo arquipélago.
    Aqui ao menos ainda só governam os naturais de Moçambique. Sentimo-nos capazes de tomar conta dos nossos destinos, sem ter necessidade de recorrer a mão de obra estrangeira ao mais alto nível.

    Grande abraço

  50. POKEMON Says:

    Paulo, claro que percebi o que querias dizer, pensei que tivesses percebido isso pelo que escrevi. Epa, isso aqui esta muito complicado, a apncadaria nao para, e ca andamos nos as turras (F.Baiao, OTB, Paulo e POKEMON).

    Cade o resto de pessoal, ja nao diz nada?

  51. POKEMON Says:

    sorry “pancadaria”

  52. POKEMON Says:

    Paulo, apesar de te teres dirigido ao OTB respondo eu. Esse papo de Sao Tome foi inventado pela UNITA em 1992, esta altamente fora de moda e em desuso localmente (16 anos), por isso e melhores ficares calado pq estas deslocado no tempo. Ate aqui vinhas te portando razoavelmente bem, mas agorra borraste um bocadinho, ainda que sabemos que foi para ver se “picas” os eduardistas aqui presentes.

    Realmente dos Dos Santos e Chisssano nao se podem comoparar, ora vejamos esta passagem extraida da imprensa de Mocambique:

    Actualmente, a Vodacom Moçambique, registada como VM, SARL, tem como accionistas a Vodacom Internacional (maioritário), a EMOTEL-Empresa Moçambicana de Telecomunicações, a Intelec holdings e um grupo de cidadãos nacionais.
    Do grupo de cidadãos nacionais sócios da Vodacom Moçambique, pontificam os nomes do empresário, político e advogado Hermenegildo Gamito, Bruno Morgado, Lucas Chachine, António Maló e Apolinário Pateguana.
    A EMOTEL é detida pela SPI, o braço económico da FRELIMO, Sociedade de Participações Financeiras (SPF), Empreendimentos e Participações Socias (EPS), Sociedade de Gestão e Controlo de Participações Sociais, (GCP) e a Tri Management Company, Lda (TMC) onde estão os interesses dos filhos de Joaquim Chissano

    Realmente nao se podem comparar!!!
    Repito a pergunta que alguem ja fez em mais “masi um banco”, onde e que esses camaradas privados foram buscar dinheiro para comprarem as accoes???
    Oh Paulo, quantas diferencas, abismais, galacticas, cosmicas….ahahahhha

  53. OTB Says:

    Novo Governo da Republica de Angola. Faltam alguns governadores. A informação que tenho é que em Luanda será o Camarada Bento Bento. Ressalvo a entrada do Dr. Manuel Junior para Ministro da Economia, excelente técnico e da Dra. Idalina Valente para Ministra do Comercio que para além de ser uma Mulher lindissima é muito competente e uma MPLISTA verdadeira (ao contrario de muitos que por ai andam). partilho convosco a lista definitiva. O 1º Ministro ja voces sabem. Este Governo vai até às eleicções Presidencias que em principio serão em Maio de 2009. Quando reelegermos o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos então algumas alterações mais profundas acontecerão. Beijos e abraços.

    Ministro da Defesa Nacional – Kundi Paihama
    Ministro do Interior – Roberto Leal Ramos Monteiro
    Ministro das Relações Exteriores – Assunção Afonso dos Anjos
    Ministro da Economia – Manuel Nunes Júnior
    Ministro da Administração do Território – Virgílio Ferreira de Fontes Pereira
    Ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social – António Domingos Pitra Costa Neto
    Ministra da Justiça – Guilhermina Contreiras da Costa Prata
    Ministro das Finanças – Eduardo Leopoldo Severin de Morais
    Ministra do Planeamento – Ana Afonso Dias Lourenço
    Ministra do Comércio – Maria Idalina de Oliveira Valente
    Ministro de Hotelaria e Turismo – Pedro Mutindi
    Ministro da Agricultura – Afonso Pedro Canga
    Ministro das Pescas – Salomão José Luete Xiribimbi
    Ministro da Indústria – Joaquim Duarte da Costa David
    Ministro dos Petróleos – José Maria Botelho de Vasconcelos
    Ministro da Geologia e Minas – Makenda Ambroise
    Ministra do Ambiente – Maria de Fátima Monteiro Jardim
    Ministra da Ciência e Tecnologia – Maria Cândida Teixeira
    Ministro do Urbanismo e Habitação – Diakumpuna Sita José
    Ministro das Obras Públicas – Francisco Higino Lopes Carneiro
    Ministro dos Transportes – Augusto da Silva Tomás
    Ministra da Energia – Emanuela Afonso Viera Lopes
    Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação – José Carvalho da Rocha
    Ministro da Saúde – José Viera Dias Van-Dúnen
    Ministro da Educação – António Burity da Silva Neto
    Ministra da Cultura – Rosa Maria Martins da Cruz e Silva
    Ministro da Assistência e Reinserção Social – João Baptista Kussumua
    Ministra da Família e Promoção da Mulher – Genoveva da Conceição Lino
    Ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra – Pedro José Van-Dúnen
    Ministro da Juventude e Desportos – Gonçalves Manuel Muandumba
    Ministro da Comunicação Social – Manuel António Rabelais
    Ministro Sem Pasta – António Bento Bembe
    Ministra Sem Pasta – Francisca de Fátima do Espírito Santo de Carvalho Almeida
    Secretária de Estado para o Desenvolvimento Rural – Maria Filomena de Fátima Lobão Telo Delgado
    Secretário de Estado para o Ensino Superior – Adão Gaspar Pereira do Nascimento

  54. kianda Says:

    Já agora OTB, que de vez em quando consegues ser um ser normal e até ser util e interessante a este cantinho feito de silêncios, explica-me o que é um Ministro Sem Pasta e qual é a diferença entre Ministro das Finanças e Ministro da Economia ?!

    Um nota positiva para 10 mulheres num executivo de 33 Ministros (tanta pasta …) e 2 secretários de estado.

  55. OTB Says:

    Ok Kianda obrigado pela inclusao novamente mas removeste aquele em que falava do premio dos 5M. Porque é que promoves outros africanos em detrimento do Zé Eduardo ? Eu tive o cuidado de nao citar nomes. Tens algo pessoal contra mim ? Queres que me vá embora ? Não é justo tratares-me dessa forma.

    Relativamente à tua duvida,

    A Francisca afinal vai continuar governadora. Foi-lhe atribuido o cargo de Ministro sem pasta para que ela, como Governadora, possa ir aos Conselhos de Ministros sem ter que haver convite formal por parte dos serviços da presidencia. O Governador de Luanda é importante nas reunioes do Conselho de Ministros mas ela nao podia estar sempre presente pois isso afectaria os outros Governadores e poderia causar algum desconforto. Assim ela será Ministra sem pasta para que possa estar no conselho de ministros como membro do governo sem levantar qualquer celeuma. O outro senhor é ministro sem pasta porque o Zé Eduardo continua a ser uma pessoa apaziguadora. O tal Bento Bembe é da Flec e houve um acordo com a Flec nesse sentido para acabar com a guerrilha em Cabinda. Esse com certeza a unica actividade que terá será ler jornais e consultar a internet (se souber) porque nada mais fará senao participar, calado, nas reunioes do conselho de ministro. Entretanto, em varios paises do mundo se usa o cargo de ministro sem pasta que é uma especie de “pau para toda a obra” ou seja uma especie de Secretario-geral do governo, cumprindo varias missões associadas a varias areas governamentais, presidenciais e até mesmo protocolares. Certamente nao sera isso que fara o Bento Bembe e duvido que também o faça a Francisca pois como Governadora ela terá movimentos muito limitados como Ministra sem pasta caso contrario a oposição cairá e muito bem em cima do Governo uma vez que pode haver conflito de interesses.

  56. kianda Says:

    Metade das coisas, e o resto confesso, que não vou responder, acho que já respondi num comentário no outro post. Só mais uma coisa, a lógica de responder a todos os comentadores (qdo o comentário é geral ou sobre o post publicado) juro que me intriga!!!

    Obrigado pela explicação, como vês podes ser uma pessoa interessante, mesmo que não se concorde com as tuas opiniões e as discussões – leia.se troca de opiniões – podem ser saudáveis.

    Falta a diferença entre Ministro da Economia e Ministro das Finanças ?!

  57. OTB Says:

    Kianda desculpa, so agora me lembrei que falaste também sobre o Misterio da economia. O Ministerio da Economia foi criado para absorver o Ministerio das Finanças e o do Planeamento. Não sei qual será a ideia do Presidente em manter os 3. O Presidente é soberano e sabe o que faz. Penso que, neste caso, o MINECON terá a função de supervisor do Banco Central.

    Tenho pena de, só de vez em quando, “ser um ser normal e até ser util e interessante a este cantinho feito de silêncios”. Garanto-te que a minha intenção é se-lo sempre mas, infelizmente, não podemos agradar sempre toda a gente. Faz parte da natureza humana o facto de ao agradarmos uns, desagradarmos outros.

  58. POKEMON Says:

    Ouve la rapaz do Indico, no wikipedia coloca-se o que se quiser, se me apetecer, coloco a tua biografia e digo que es gay…nao vas por ai

  59. POKEMON Says:

    Isso nao moderas, nao e Kianda, vai de acordo com os fundamentos inicias blog, so falar mal…modera o mocambicano, vamos, mostra que es angolana

  60. Paulo Says:

    Pokemon,

    És tão prevísivel que começa a não ter piada debater coisas contigo.

    Já sabia que irias a correr dizer que o wikipedia é feito pelos internautas e, como tal, ali mete-se o que quiser.

    Daahhhh!

    Mas não era aí que eu queria chegar, meu caro.

    Onde eu queria chegar era ao facto de em plena wikipedia haver a referência ao facto de o vosso adorado ser natural de São Tomé, logo, é porque algum internauta inseriu essa informação lá.

    Conclusão: a tua teoria de que essa conversa entrou em desuso e já ninguém a menciona fica abalada.

    Se entrou sem desuso em 96 (como alegas), então explica-se como é que em pleno ano de 2008 na wikipedia existe essa informação?

    Chama-se a isto um silogismo, caro Pokemon: Se… então… logo!

    Mais uma vez, não captaste o meu raciocínio.

    E nem ouses dizer que fui eu que inseri essa informação lá, porque aí serias básico e previsível ao quadrado.

    Começo a ver que sou areia demais para a vossa camioneta, todavia, continuarei a passar por aqui pelo blog por uma questão de cortesia, a ver se consigo estimular o vosso [limitado] raciocínio.

    Na falta de argumentos capazes de ombrear comigo, limitam-se a incentivar a dona do blog a censurar-me… tssss! Muito feio, e básico.

    Finalmente, a referência ao Samora Machel.

    Chamá-lo de básico e bebado é o auge da falta de argumentos do Pokemon.

    Samora, com todos os seus defeitos, foi o líder mais carismático que a África Austral já viu, a seguir a Nelson Mandela.

    Conforme dizia um comentador político há uns tempos atrás a propósito da situação no Zimbabwe: “Com Samora vivo, isto era impossível de estar a ocorrer, pois Mugabe respeitava e temia Machel”.

    A isto não é alheio o facto de Samora ter dado abrigo em Moçambique a Mugabe durante vários anos na luta contra o regime de Ian Smith.

    Samora encarnou aquilo que se denominava a linha da frente contra o apartheid e Moçambique, devido à sua localização geográfica vizinha da África do Sul, assumia literalmente a linha da frente desse combate e o vosso adorado calava e ouvia o que o Machel dizia.

    Tal como Mugabe o fazia, Joe Slovo, Nyerere, Kaunda e demais.

    O mais que previsível novo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que o diga, dado que viveu no exílio durante vários anos aqui em Maputo.

    O homem possuia um carisma e popularidade únicos, que nem o vosso adorado sequer chega perto.

    Não morro de amores pelo Samora e ele possuia muitos defeitos, mas em face do seu percurso e da sua postura, o homem mete o vosso adorado no chinelo com um à vontade tal, que nem sequer merece discussão.

    Abraço

  61. kianda Says:

    Paulo a dona do blog não cede a pressões e só censura ataques pessoais a qualquer comentador do blog, faltas de respeito a comentadores e a não comentadores, comentários com ofensas, etc etc etc …
    Serás sempre bem vindo a este blog.

  62. POKEMON Says:

    paulo sobre o samora, “no comments”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: