Albano Neves e Sousa -1921 a 1995

Angolano

Ser angolano é meu fado e meu castigo
Branco eu sou e pois já não consigo
Mudar jamais de cor e condição
Mas, será que tem cor o coração?

Ser africano não é questão de cor
É sentimento, vocação, talvez amor.
Não é questão, nem mesmo de bandeiras,
De língua, de costumes ou maneiras…

A questão é de dentro, é sentimento
E nas parecenças doutras terras,
Longe das disputas e das guerras
Encontro na distância esquecimento.

(Neves e Sousa 1979)

bailarino baluba - dundo (pág118)

bailarino baluba - dundo (pág118)

No próximo dia 25 de Outubro, pelas 17h00, na Livraria-Galeria Verney, em Oeiras, irá ter lugar a cerimónia de apresentação pública do livro “Neves e Sousa, Pintor de Angola”, que recorda vida do grande pintor que viveu até aos anos 70 em Angola. O livro ilustra parte da obra que dedicou, sobretudo, à riqueza etnográfica e à beleza natural de Angola, mas também a outros países lusófonos, numa expressividade estética, inspiradora e emotiva, apenas possível pela vivência e identificação sentida pelas gentes e terras africanas.
É editado pela Sextante Editora, produzido pela Progestur. Foi coordenador do trabalho, o Eng.º Miguel Anacoreta Correia.

Relembro aqui que o meu 1º – e ainda único – post na casa de luanda, um desenho do livro Angola a Branco e Preto e o pedaço final da Carta Aberta a Neves e Sousa escrita por Jorge Amado e publicada no inicio do livro.

Neves e Sousa nasceu a 15 de janeiro de 1921em Matosinhos, por motivos alheiros à sua vontade deixou Angola e fixou-se na Bahia onde faleceu a 11 de Maio de 1995.

6 Respostas to “Albano Neves e Sousa -1921 a 1995”

  1. miguel Says:

    Agora é que me entalaste lol! Já tinha o poema engatilhado no wordpress para publicar e vejo-o agora aqui. Bom, vais-me desculpar, mas vou publicar na mesma porque vou reforçar a publicidade ao lançamento :p

  2. kianda Says:

    🙂 … claro miguel que deves publicar, eu recebi hoje um email que deve ser igual ao que recebeste, e pedia a divulgação do lançamento. “Herdei” da biblioteca da minha mãe o livro “angola a branco e preto” de Neves e Sousa e fiquei logo apaixonada pelos desenhos a tinta da china, acho que este livro merece toda a divulgação possível. Eu nem sabia que no 4º de fev havia um mural dele. Força !!!

  3. Jo Ann v., a writer on the D-List Says:

    Ena pa, pensei que me tivesse enganado de blog ! 😛

  4. kianda Says:

    E gostaste?Tá mto azul? Eu queria que o título ficasse fora da foto … 😉

  5. kianda Says:

    Ooooppppssss… tava igual ao churras, voltei pra trás, tenho que procurar melhor 😉

  6. Jo Ann v., a writer on the D-List Says:

    Oooooooh !

Deixe uma Resposta

