Entre os Muros da Escola

Ao sairmos da sala de cinema (fica a dica, para quem passa por Sampa e quer ir ao cinema, no Shopping Frei Caneca as salas de cinema, o som, são geniais) o meu pai diz “este filme não me encheu as medidas” . É, … talvez seja uma frase que pode resumir o que tínhamos acabado de ver, “Entre les Murs” não é um filme típico americano sobre problemas nas salas de aulas,  aqueles em que o professor(a) de uma turma complicada consegue, no fim, mudar o comportamento da turma inteira.  Quem esperar por isso, vai de certeza ter uma decepção. Eu vi-o como um documentário e gostei.

É um filme passado, quase todo, num sala de aulas. Uma turma problemática, por vezes violenta e um professor duro, mas com bom coração. O cineasta Laurent Cantet resolveu fazer o filme baseado num livro escrito pelo professsor François Bégaudeau onde este conta as  suas experiências na sala de aula, e ganhou  ganhou a Palma de Ouro em Cannes.

Uma adaptação livre, digo eu, com um roteiro prévio mas onde Cantet deixou um grande espaço para a improvisação, filmando as emoções e captando as reacções numa sala de aulas formada por alunos não actores, foi isto quanto a mim, que tornou o filme tão interessante. O que chamo de documentário, onde a camâra digital faz o seu papel,  por ser uma experiência muito mais próxima da realidade com o improviso a ditar as regras.

Os adolescentes escolhidos, que já devem ser actores depois deste filme, formam um conjunto muito bom e têm momentos geniais a solo.

Uma resposta to “Entre os Muros da Escola”

  1. Fique por dentro Escola » Blog Archive » Entre os Muros da Escola « O Silêncio da Kianda Says:

    […] cinema, o som, são geniais) o meu pai diz “este filme não me encheu as … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Deixe uma Resposta

