The Reader – O Leitor

retirada da net

retirada da net

[Tinha escrito ontem um texto enorme sobre o filme que tinha acabado de ver, mas, não sei como, desapareceu o texto todo, vou escrever qq coisa, na certeza porém que nunca se escreve exactamente a mesma coisa, duas vezes]

Ontem fui ver este filme e adorei. Tive que mudar de sala para fazer as pazes com o cinema em Portugal. Não volto à lusomundo, pelo menos, enquanto houver intervalo e não houver bilheteira.

A história adaptada de um livro de Bernhard Schlink , pelo talentoso Director Stephen Daldry de As Horas, que também gostei muito, é transformada numa mistura de romance, conflito e redenção que resulta num filme, no mínimo, inquietante, que nos faz passar por uma tempestade de dilemas morais e éticos.

Resumindo, O Leitor começa na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial onde o adolescente Michael Berg (David Kross) – o actor é maior de idade – envolve-se com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem mais do dobro da sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois apaixonam-se e vivem uma bonita história de amor, sexo e de leitura. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, surpreende-se ao reencontrar Hanna quando acompanhava um polémico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.

Kate Winslet, muito bem, como sempre, com uma  expressão poderosa e uma presença em cena genial. De Ralph Fiennes já esperavamos o melhor e está fantástico na sua interpretação de Michael Berg quando mais velho, mas quem para mim está soberbo é David Kross, a sinceridade do nu e a profundidade das expressões roubam a cena, relembro o jantar de Berg com a família enquanto se lembra da sua experiência sexual.

Uma interpretação memorável, merecedora de um Óscar.

2 Respostas to “The Reader – O Leitor”

  1. smile Says:

    Este é daqueles filmes que se encontram em cartaz que eu quero ver e, depois da tua critica, não vou perder com certeza!!! Como estou como uma sede de leitura, o título fascinou-me logo… “O Leitor”, pensei logo “Ora aí está um filme que se enquadra perfeitamente no meu espirito actual!!!”. Boas leituras para todos. BK😉

  2. kianda Says:

    É … mas o título engana, neste caso ele lê, mas para alguém … ou seja, o leitor neste caso, lê em voz alta, não é só aquele que gosta de ler… mas, acho que sim, que se enquadra espirito de qualquer pessoa. Um grande filme. Não percas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: