Essa voz que dou é essa voz que sou

©Kianda - Cine SãoJorge - 9/Abril/09

©Kianda - Cine SãoJorge - 9/Abril/09

Pensei em escrever só depois do show da casa da música e fazer um resumo dos 2 shows, pensei que não teria palavras pra descrever o que senti, como me emocionei e como gostei do show do Paulo ontem à noite e acho que não tenho.

É um orgulho, é um orgulho para quem como eu acompanhou os tempos menos bons do Paulo aqui em Portugal, a dificuldade em produzir bons shows de música Africana, arranjar salas, patrocínios, abrir portas. Música Africana era batuque, bailarinas semi-despidas a abanar o rabo e um playback. O Paulo sempre recusou, ele tinha tanta sonoridade pra mostrar, tanta arte, tanto trabalho, tanto poema, tanta mistura de ritmos. Eu dei força e como dizia, foi com orgulho que o vi ontem esgotar o São Jorge em Lisboa. Por isso e por muito mais vi o Cabé com uma lágrima no olho, por isso e por muito mais, eu chorei.

Ele cresceu, cresceu tanto como músico, vi-o ir para Angola procurar as raízes, a identidade, o pé no chão, os sons, andou pelo Brasil e pelos cantos de África a misturar sonoridades, ritmos, letras… deu nisto🙂 …
Semba, kizomba com Jaques Morelenbaum, quê qué isto😉

©Kianda - Cine São Jorge - 9/Abril/09

©Kianda - Cine São Jorge - 9/Abril/09

Eu sou suspeita se dissesse que o Show foi genial, mas tenho como testemunha, o povo todo, numa mistura de nacionalidades e raças, que esgotou o SãoJorge e que não queria deixar o Paulo sair do palco, como disse um amigo meu “o Paulo não pode dar um show de horas, tem que dar um show de dias”😉

E quem diria que um dia eu ia viver para ouvir alguém gritar num show do Paulo “GANDA PAULO FLORES” … ganda …🙂 … ham Paulo?! É o século 21  …

©Kianda - Cine São Jorge - 9/Abril/09

©Kianda - Cine São Jorge - 9/Abril/09

A humildade, a simplicidade, a timidez do Paulo, dando-nos aquilo que ele é, acompanhado pelos melhores João Ferreira, Dalú, Gogui, Ciro Bertini, maestro JMorelenbaum e ManecasCosta (que belo momento aquele dueto), fizeram da noite de ontem, uma noite mágica. Com a lua cheia a abençoar.

Tanta gente que eu já não via há tanto tempo, parecia festa de quintal.

Adenda :
sapo.ao
fotos
tsf (antes)

8 Respostas to “Essa voz que dou é essa voz que sou”

  1. Miguel A. Says:

    aahhhh, genial, sem duvida. Orquestra magnifica, grandes arranjos, o que gostei mais foi o espirito ‘festa-de-quintal’ com elevado profissionalismo.

    Nada daquele ‘desenrascanço’ tão tipico dos Portugueses e/ou Angolanos (no fundo, uns são o complemento de outros, sem prioridades nem manias de superioridade…).

    Estavam muito bem sincrozinados. Começavam e acabavam todos ao mesmo tempo, há ali muito trabalho de bastidores.

    Só tive pena de não ter tocado 2 ou 3 das mais antigas, então aquilo vinha abaixo. Show ao vivo, como ouvi um musico dizer há tempos atrás, tem de ser sempre um ‘best off’, porque se o publico só leva com musicas novas e não conhece, é um espectáculo morno – e foi isso que aconteceu na primeira hora.

    Ah, e o Paulo não tirou os sapatos, coitado LOL. O que lhe deve ter custado…

    Sim, foi muito bom. A minha filha + velha adorou.

    Se fosse mais perto, ia ver novamente ao Porto; mas regresso a Luanda nesse dia, à noite.

    PS – Em vi-te lá, com o teu miudo, mas era tanta gente na tua fila que não deu para vos ir cumprimentar. Fica para a próxima.

    Nota de rodapé: como se chama aquela ‘arvore de natal que lá estava? Carla Burity? Tânia Burity? a das novelas Angolanas…

    Ao passarmos no hall de entrada, saiu do grupo dela e veio-me cumprimentar muito solicita; creio que me deve ter confundido com alguém… a minha filha partiu-se a rir…

  2. Cafefas Says:

    Este Homem é um Senhor !!! Desde o dia que o conheci foi amor à primeira vista !!! Era só mais magrinho (alias eramos os dois). Bem haja PF e sabes que podes contar sempre comigo. Vamos ao SuperAudio. Tamos aqui, eu o Rico e o FeDu para te apoiar e te elevar ao patamar dos melhores do mundo. Vamos organizar outro jantar como o ultimo que foi optimo. Desta vez sera no meu “Cubico”. Beijos fofo e amassos.

  3. kianda Says:

    Nesse link das fotos que pus agora, no fim do post (adenda) vejam lá se reconhecem a “barata tonta” da primeira foto , ahahahahaha !!! aNa também apareces, é só andares com as fotos pra frente (alguém descarregou a máquina toda no sapo.ao😉 ) e o meu kamba LP em destaque – tinha que ser😉

  4. maria Says:

    ahahhaha… essa dos sapatinhos do Paulo flores. Acho q sim, Miguel A.😉
    Já vi as fotos do Show. Estão sim lá as duas fiéis.😉
    Kianda, fica para a próxima… Ou cá ou lá.😉

  5. Sostrova Says:

    Eu tambem estive lá.
    Memorável.
    Do melhor que tenha assistido nos ultimos anos.
    Momento alto o do poema do Agostinho Neto.
    Ganda Paulo Flores!!!

  6. aNa Says:

    kianda
    foi e.x.c.e.l.e.n.t.e.!!!
    já vi as fotos. estamos lá, sim😉
    (as miúdas mais giras da plateia!! LOL )

  7. R. Tenreiro Says:

    Isso é emoção, as tuas palavras quase me fizeram chorar, outra vez.
    Os shows fora de facto muito bons, lembrando o passado, desfrutando do presente, e sempre, sempre com os olhos e a música no futuro.

    Penso que as portas se abriram definitivamente para a música do Paulo Flores em Portugal, e não só.

    Não tiras-te foto nenhuma minha, mas não faz mal, eu estive lá.
    E posso gritar bem alto “O orgulho em ser Angolano!!!!!”

    “Só quem não tem sentimento … não entende este nosso momento !!!”

  8. kianda Says:

    Mas tenho uma foto tua no Porto, vou-te mandar😉

Deixe uma Resposta

