Estamos em crise …

É um aviso à navegação. É lógico que este cenário favorece as administrações e neste caso particular, a Autoeuropa, mas por isso mesmo, há que ser ponderado.

O recuo da Comissão de Trabalhadores e a conquista de “um novo modelo” para produzir em Palmela são os únicos meios para viabilizar a Autoeuropa. Fonte governamental garantiu ao Diário Económico que o Executivo está “fortemente preocupado” com a “inflexibilidade” da Comissão de Trabalhadores que não aceitou a opção de trabalho ao sábado sem pagamento extraordinário. E justificou mesmo essa preocupação com o facto de não haver alternativa para assegurar o futuro da empresa em Portugal.

A proposta dos sábados aplica-se aos trabalhadores com menos de 208 dias anuais. E a não aceitação desta implicará a redução para um turno e a dispensa de 250 trabalhadores contratados a termo e de alguns efectivos.
Assim, há apenas duas saídas para o complexo problema e que envolvem necessariamente os representantes dos trabalhadores: um retrocesso na “intransigência” negocial e a conquista de um novo modelo da Volkswagen para garantir que a empresa-mãe não deslocaliza, pura e simplesmente.

A possível saída da maior fábrica de carros portuguesa colocará em risco a sobrevivência de cerca de nove mil postos de trabalhado na zona de Palmela. No total, a fábrica gera 3.028 postos de trabalho directos e mais 6.190 indirectos, entre fornecedores e serviços distribuídos pela região de Palmela. Estes números foram facultados pela Autoeuropa que, para já, afasta a possibilidade da deslocalização da fábrica.

Porque há muita gente a perder diariamente o emprego e a desesperar por outro.

O número de desempregados inscristos nos centros de emprego, em Abril, aumentou 27,3%, para 491 635, a maior subida desde Julho de 2003. Face a Abril de 2008, há mais 105 294 desempregados, o que representa 287 pessoas por dia.

3 Respostas to “Estamos em crise …”

  1. Sostrova Says:

    É verdade que a industria automóvel é dos sectores que mais tem sofrido com a crise financeira generalizada.
    Mas também é verdade que no ano de 2008 o grupo VW aumentou a sua facturação em quase 5%. E também é verdade que os lucros da VW em 2008 ultrapassaram os 6,3 mil milhões de euros…
    Em relação a Portugal o governo português, que não soube proteger as pequenas e médias empresas, criou um subsídio directo para a auto-europa de 541 milhões de euros… alem dos 900 milhões de euros atribuídos e distribuídos às maiores unidades do sector automóvel…
    Ainda falando em números, é importante dizer que os cinco principais accionistas da auto-europa que em 2007 que em média receberam mais de 235.000 euros mensais, em 2008 passaram a receber um valor médio mensal que ultrapassa os 645.000.
    Isto para vos explicar que a crise na indústria automóvel está a servir sobretudo para penalizar os trabalhadores cujos salários médios na auto-europa rondam os 800euros por mês…
    Claro que a Comissão de Trabalhadores está conivente com as manobras da administração da fábrica que a pretexto da crise pretende reduzir os números do pessoal, aumentando a produtividade tentando extrair do trabalho assalariado ainda mais lucros… é esta a natureza do sistema…
    Lamentável é uma comissão de trabalhadores que se posiciona ao serviço dos donos da fábrica e não ao lado dos trabalhadores que a elegeram…
    Lamentavel é um governo que em vez de defender os mais fracos, financia os mais ricos sacando dinheiro aos mais pobres….

  2. Sostrova Says:

    Nota: a Comissão de Trabalhadores da auto-euro, após este post ter sido colocado acabou por assinar o acordo com a direção da empresa.

  3. smile Says:

    Mas, o que é um facto é que Portugal depende muitissimo do investimento estrangeiro, de grandes grupos industriais como é a VW e, basta que os administradores destes grupos dêem um “espirro” para que toda a economia portuguesa fique a “tremelicar”… Quando é que Portugal começa a produzir para os portugueses? Kianda, o teu blog está com um nível cultural e politico-económico muito bom nestes últimos dias!!! BK😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: