“talvez compre uma bicicleta” – Arménio Vieira

Arménio Vieira, escritor e poeta cabo-verdiano, foi galardoado com o Prémio Camões/2009, este é um prémio criado em 1988 pelos governos português e brasileiro e que distingue todos os anos escritores dos países lusófonos.

Em entrevista à agência lusa, admitiu ser um autor “pouco lido”, mostrou-se surpreendido com a distinção e afirmou que, com o dinheiro que vai receber, “talvez compre uma bicicleta” 🙂

Arménio Vieira já publicou diversas obras, entre elas “Poemas — África” (1981), “O Eleito do Sol” (1990), “Poemas” (reedição em 1998), “No Inferno” (1999) e “MITOgrafias”, em 2006.

8 Respostas to ““talvez compre uma bicicleta” – Arménio Vieira”

  1. Sostrova Says:

    Sobre o prémio Camões, o Luandino é que “os teve no lugar”… mandou-os meter o prémio onde não brilha o sol e não lhe ligou pevas!!!!
    Sobre este escritor caboverdeano, Arménio Vieira, não conheço. Ainda. Vou procurar.

  2. maria Says:

    Confesso q tb não conheço😉

  3. Bibbas Says:

    Tb não conheço, mas fico feliz que compre uma bicicleta ou algo útil…nem que seja simbólico…qd Luandinho não recebeu o premio (acredito que tenha tido as suas razões) pensei…hum poderia receber e doar…Já agora, alguém sabe porquê que Luandino se recusou a receber o prémio?

  4. Sostrova Says:

    As razões evocadas pelo Luandio Vieira foram para não aceitar o prémio Camões foram “pessoais e intimas” segundo o próprio. Toda e qualquer intrepretação das mesmas, será sempre pura especulação.
    Cá vai:
    A minha opinião é que Luandino optou por assumir um “vão-se lixar” para ao Cultura Oficial Portuguesa que “baralha e torna a dar” e vai tirando de dentro da cartola sempre os mesmos coelhos… Ou no caso do Luandino, quando o homem escrevia os “doutos” da lingua diziam que aquilo não era portugues, e menosprezavam o seu trabalho… criticavam sem ler… Passados vinte anos, vieram decidir atribuir-lhe o prémio como quem lhe diz “vá lá, afinal até tens valor…. “Naturalmente que o Homem não precisa que o seu valor seja reconhecido… não precisa de afagos no ego… por isso os mandou bugiar… E muito bem.

  5. Fernando Baião Says:

    É isso Sostrova, acertou na mouche, sobre o porquê do Luandino regeitar o prémio Camões, que foi instituido, não pelo caracter literário, mas sim, pela política. De vez enquando, vão dando o prémio a um escritor das ex colónias, de forma rotativa, para agradar, pois muitas vezes nem lêem o que o escritor escreveu, só de ouvir dizer. Por isso o Luandino, mandou o Júri às favas.

  6. celio vandike Says:

    oh Baião!!!a escreveres assim …qualquer dia vais receber um prémio!!!nem que seja o prémio MABOQUE.Continua a esrever que vais longe…já li o teu livro todo querido amigo!!!

  7. Luiz Alçada Says:

    Meu caro Fernando com quem não convivo há mais de 30 anos.
    Na altura bancário, agora membro importante da Nomenklatura e sem tempo para frivolidades.
    O Arménio, meu compatriota, é mesmo bom , custe o que te custar. Não ganhou por politica mas por ser poeta a sério e não “poeta mediocre”. Leste a entrevista no Novo Jornal?
    Não o deixes cá entrar porque o Arménio é um poeta desbocado e diz o que lhe apetece e não o que é politicamente correcto.
    Li o teu livro e gostei.
    Um abraço,

    Luiz

  8. Miguel A. Says:

    A entrevista é absolutamente deliciosa, sobretudo no capitulo da moça e do Francês, e dele querer matar o 8futuro-ex) namorado da outra.

    Retive também o episódio do Dr. Agostinho Neto, a dizer para o Arménio para não se preocupar, pq embora presos por sub-versão (crime lesa-patria na altura), não os iriam fuzilar…

    Já agora, para quem se lembre, que a memória faz falta, ‘não vamos perder tempo com julgamentos’….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: