Hummm…

A China vai utilizar suas reservas de moeda para acelerar a presença internacional através da aquisição de empresas, revelou esta semana o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao, segundo o “Financial Times”.

A China é o maior detentor do mundo de reservas cambiais. Em declarações aos diplomatas chineses, segunda-feira à noite, Wen Jiabao disse que o objetivo é o país desfazer-se de parte dessas divisas para reforçar a presença chinesa fora das fronteiras nacionais.

“Devemos apressar a implementação da nossa estratégia de ‘saída’ para o exterior e combinar a utilização das reservas cambiais com a ‘saída’ das nossas empresas”, afirmou Wen Jiabao aos diplomatas, citado pelo FT.

O primeiro-ministro afirmou ainda que Pequim quer que as empresas chinesas aumentem a sua quota de mercado nas exportações mundiais.

O investimento direto da China em ativos não financeiros estrangeiros passou de 143 milhões de dólares em 2002 para 40,7 bilhões de dólares no ano passado.

12 Respostas to “Hummm…”

  1. Paulo Russo Says:

    É impressionante a capacidade que os americanos tem de influenciar o mundo inteiro, durante anos os monopolios ocidentais compraram tudo e todos no mundo, ninguem fez humm, agora q são os chineses e os arabes já tudo tem medo… chamem teoria da conspiração, mas é muito estranho que quando o poder economico começou a aparecer nas maos dos emergentes, atirou-se com o sistema financeiro ao chão, lançando o descredito e arruinando com isso varias aquisições e o poder economico de varias economias emergentes. Não é por acaso que já há muitos paises a quererem alterar o sistema financeiro mundial, e talvez se consiga…

  2. kianda Says:

    Talvez tenhas razão, mas o desconhecido normalmente assusta e as culturas chinesas e árabes são muito diferentes da minha, que é mais ocidental. Eu chamo teoria da conspiração, andas a ler muitos livros policiais…

  3. Pokemon Says:

    Kianda, assusta-te com a cultura arabe, a chinesa nao!!! Se queres saber, em muitos aspectos sao mais ocidentais do que os ocidentais, respeitam a vontade individual, respeitam as mulheres, a maioria nao tem religiao e tem uma nocao familiar e moral muito boa. Antes de haver civilizacao e religioes no ocidente e medio oriente, na china ja havia civilizacao, com policia, moeda, tribunais, filosofos, fraudes fiscais, gestores ganaciosos, astronomos e infelizmente prostitutas!!! O mais diferente nos chineses e o que se pinta sobre eles, que sao maus, traicoeiros, fechados…enfim mitos urbanos. Por falar em urbano, o conceito deles (onde ja o conseguiram aplicar) parece ser excelente, sem duvia muito mais evoluido que o conceito europeu, com muita influencia do conceito americano. Os arabes, bom isso e outro assunto pois, a religiao deturpou o modus vivendis de muitos daqueles camaradas que precisam de odiar alguem para serem felizes, definitivamente nao podes colocar os chineses e arabes no mesmo saco. Como sei que es uma internauta dedicada, perde algum tempo e vai ler uns city reviews colocados por cidadaos do “primeiro mundo” e logo veras que para eles, a china e mais acolhedora e “easy going” do que muitos dos paises ibericos e europeus, porque sera? A maior diferenca e aquela lingua maldita que nao temos hipotese nenhuma de aprender…nem vontade!!

  4. Sostrova Says:

    O que acontece é que as economias mundiais estão dependentes da exportação dos produtos chineses que inundam os mercados com preços baixos. No entanto os chineses não dependem de rigorosamente ninguem a não ser de si mesmos. Sobre a China, é preciso pensar que apenas 20% da sua produção é canalisada para exportação…
    Os gringos e os israelitas, nos anos 70 inventaram um subterfugio para poderem controlar os produtores de petroleo: o dolar deixou de estar indexado ao valor ouro. Isto quer dizer na pratica que o sr. presidente dos estados unidos tem uma impressora em que faz os dolares que quiser sem dar cavaco a ninguem…
    Os chineses que pensam a longo praso, têm vindo a aceitar receber em dolares, até porque a economia mundial tem funcionado em termos de dolar…
    Mas se decidirem serem pagos em euros, em Yuan Renminbi ou Euros ou em Quanzas ou em qualquer outra moeda que não o dolar… os gringos tremem e caem… e com os gringos cai israel (que controla o sistema financeiro norte-americano).
    E se querem saber a minha opinião, mais vale cedo do que tarde.
    O que israel tem feito na Palestina não tem perdão.
    A forma como o mundo dito ocidental, é cumplice do genocido palestiniano levado a cabo por nazi-soinistas no medio oriente é revoltante.
    A mim o que me assusta é uma cultura ocidental baseada num sistema financeiro gringo-sionista onde o expeculação financeira tende a criar mais valias ao inves do trabalho de quem de facto produz. Foi a ecessiva financeirização da economia ocidental que precipitou esta crise mundia. Foi o consumismo baseado num sistema de credito onde as pessoas se endividam para comprar o que não precisam (segunda residencia, bens superfulos, férias em resorts) que fez crescer os lucros dos bancos e baixar o valor da mão de obra.
    Só lamento é que a comunidade europeia em geral e o banco central europeu em particular, não aproveitem esta quebra no sistema norte americanos para se assumirem como parceiros comerciais dos chineses e valorizar o euro em relação ao dolar…
    Os estados unidos, são desde a sua criação um entrave ao desenvolvimento dos povos. Perguntem aos seus vizinhos do continente americano… do Mexico ao Chile, não ha país que não tenha sofrido ingerencia…
    Matem o padre que acaba a missa!!

  5. Pokemon Says:

    Pois sostrova, agora os arabes sao santos! Primeiro gostaria de te dizer que muitos dos produtos manufacturados na china sao chineses apenas de nacionalidade, o know-how e propriedade, de muitos deles sao ocidentais, foram para a china pelos baixos salarios da mao-de-obra especializada. Obviamente os chineses vao aprendendo e daqui a alguns anos vao ter os seus proprios produtos como lideres do mercado, tal como sucedeu com os produtos japoneses que nos anos 70 eram vistos como “lixo”. Porem, nao devias sobrestimar a poderosa america, a crise deles interna para o cidadao comum, ainda assim e muito superior a qualquer periodo de bonanca na europa. A america detem todo o espectro de tecnologia empregue no mundo, o que dita que em termos praticos as brincadeiras economicas sao males menores. Num hipotetico caso extremo de crise mundial, a america numa questao de dias comeca a fazer desde o sapato ao telemovel, passando pela escova de dentes! Nao o faz actualmente porque as empresas americanas ganham mais dinheiro ao faze-lo na china. Se deixarem de usar o dolar eles tambem vao establecer reservas nas outras moedas emergentes, isso nao e o cerne da questao. O pilar da supermacia deles nao e ideologica, nem monetaria, como as pessoas ingenuas como tu proclamam, mas ao inves, a ideologia e consequencia desse fosso tecnologico que os separa do resto do mundo e aumenta cada vez mais.
    Quanto ao teu evidente anti semitismo, devias avaliar as tuas proprias declaracoes e questionar-te porque que os judeus sao tao bem sucedidos? Esta claro, sao mais evoluidos que os arabes por isso meia duzia de pessoas num “caganito” como israel consegue por em sentido 500 milhoes de arabes, que nao tem um unico pais com um verdadeiro regime democratico. Nao concordo com as politicas seguidas pelo actual governo de israel, de facto deveria aplicar-se a solucao de dois estados imediatamente e deixar os palestinos governarem-se sozinhos (e andarem a pancada entre eles) como nacao. Voltando ao assunto, estas a esquecer-te que o canada tambem e vizinho da america e tem indicadores de desenvolvimento e sociais melhores, entao o entrave nao funcionou? Deixa de ser crianca e comeca a relacionar o desempenho dos paises com a cultura dos seus habitantes que logo veras um padrao muito constante e determinante entre os desenvolvidos e os sub-desenvolvidos. A teoria da conspiracao contra o hemisferio sul ja nao tem lugar no mundo de hoje, por isso os que sonham e materializam avancam, os que lamentam como tu e, refugiam-se em ideologias bestas, ficam a ver a carruagem passar!!! Cresce

  6. Sostrova Says:

    Pokemon.
    Arabes são os habitantes da peninsula arábica. Há de todas as especies. Bons maus e assim assim. Não gosto de fanaticos religiosos mas admiro e respeito os fracos que se opõem ao fortes.
    A situação na Palestina não é um problema entre arabes e judeus. É um problema para a humanidade. Conhecer e não estar 100% contra o genócidio que israel está a fazer na palestina
    A crise dos gringos não é conjutural. É estrutural. Não há solução para aquele país construido baseado em injustiças sociais gravissimas e num sistema completamente imcompativel e insustentável quer em termos financeiros (não há economia que deixe de ser produtiva e possa continuar a crescer) nem em termos ambientais ( nunca os gringos assinaram protocolos de redução de emissões).

  7. Pokemon Says:

    Sostrova,
    Lamento por ti e pela tua ideologia. O “comunismo cientifico” provou ser apenas uma utopia, capitalismo com, ou sem desigualdades parece ser o caminho mais certo porque, simplesmente a maioria dos paises bem sucedidos e com melhor nivel de vida, o adoptaram.
    Arabes nao sao apenas os habitantes da penisula arabica, de facto foram, mas espalharam-se ate africa, ate ao oriente (desde a turquia a fronteira russa) e ao limite com a antiga persia (actual irao), onde existem os persas ou Xiitas (que por sua vez tem minorias significativas no libano, palestina e iraque). O que distingue estes dois grupos e a interpertacao do alcorao.
    Obviamente precisas de aprender mais sobre a questao israelo-palestiniana, falas sem propriedade e de forma leviana sobre uma questao tao seria, acho melhor pararmos o dialogo sobre isso porque ja deu para ver que a tua ignorancia distancia-nos de tal forma que nem conseguimos comunicar, lamento.
    Por mais que te pintes de azul teras sempre de render-te a triste evidencia que o chefe de fila neste globo e os EUA pois, erraram, fizeram asneira e arrastaram todo o mundo! Entao se nao sao nada, apenas uns gringos parvos como dizes, como e que isso sucedeu? E neste mundo, escolhes logo falar das injusticas sociais da america? E a america do sul, america latina, africa, as indonesias, filipinas, etc? Que retorica despropositada e esta? Em que mundo vives? se calhar chamaste alice e vives no pais (neste caso planeta) das maravilhas!!!
    Se nao tens conhecimentos nem cultura para escrever em um blog, resume-te a tua sumidade e ignorancia. Se queres insistir, cultiva-te, le, pesquisa e informa-te…..mais importante ainda, deixa de ser comunista porque esta fora de moda!!! Fui

  8. Sostrova Says:

    Pokemon, se te faltam os argumentos procura saber mais.
    Se não concordas com o que escrevo, deves discordar. É triste é quando discordando das ideias se personalizam os ataques e confundimos discussão com agressão.
    Não é com agressividade que ganhamos a razão.
    Lamento por ti como ser humano.
    Provavelmente és alguem mal amado, eventualmente traído por uma mulher, ou desesperado por agradar a um pai sempre ausente, que compensa a sua fraca auto-estima com arrogancia e agressividade.
    Mas olha, de certeza que a tua mão gosta de ti.
    Os teus amigos tambem te suportam.
    E no teu caminho tambem vais encontrar coisas boas.
    Vais ser capaz de ultrapassar os teus traumas, e com sorte vais ser feliz.
    Felicidades é o que te desejo.
    PS – Kianda, lamento esta deriva numa discussão que me parece apaixonante, mas como vez, nem todos temos a mesma capacidade de discordar com educação.

  9. Pokemon Says:

    Ohhh sostrova, o teu auto-retrato foi interessante🙂 porem, nao deves levar as bloguisses tao a peito e torna-las tao pessoais, credo!!!
    PS – Kianda, lamento que umas recomendacoes tenham derivado nisto, mas como ves, nem todos temos a mesma capacidade de aceitar uma recomendacao, sem reagir de forma personalizada.

  10. Paulo Russo Says:

    Quem bate café? Vão se tratar

  11. kianda Says:

    Russo liga-me porra !!! Preciso de falar contigo🙂

  12. kianda Says:

    Ps – Pokemon e Sostrova, como em outras ocasiões tive oportunidade também de dizer, fico triste quando pessoas com algumas ideias interessantes não conseguem argumentá-las normalmente passando sempre para o plano pessoal. É triste e realmente quando assim é, acho que as pessoas deviam olhar um bocadinho mais para si próprias e analisar, porque de certeza que o errado não é o mundo, são as pessoas. Mas sei tb, que esta não será a última vez, infelizmente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: