De um nada

Por vezes, se faz um tudo. Foi  um belo fim de semana. Convento do Espinheiro, um Hotel a conhecer em Évora.

2009-09-19 001

 

A origem do Convento do Espinheiro está ligada a uma lenda que relata a aparição de uma imagem da Virgem sobre um espinheiro, por volta de 1400. Em 1412 foi mandada edificar uma ermida em honra de Nossa Senhora e dada a crescente importância deste local como ponto de peregrinação, no ano de 1458, durante o reinado de D. Afonso V, foi fundada a igreja e posteriormente o convento, o qual foi povoado por monges da Ordem de S. Jerónimo.

Recebia frequentemente este Convento a visita dos nossos reis, sobretudo os da Dinastia de Avis que tinham uma grande devoção à Virgem, tais como D. João II (que aqui realizou as cortes em 1481), D. Manuel I, D. Afonso V e D. Sebastião, que, quando em Évora, aqui se hospedava a convite dos monges.

Em 1999, a firma SPPTH,S.A., detida pela família Camacho, adquiriu o Convento do Espinheiro após ter constatado que na região de Évora não existiam unidades hoteleiras de 5 estrelas, apesar da cidade evidenciar um enorme potencial turístico devido à sua riqueza patrimonial, cultural e gastronómica.

A 3 de Junho de 2005, após 3 anos de obras, o Convento do Espinheiro, A Luxury Collection Hotel & Spa, um dos dois hotéis Luxury Collection em Portugal, foi inaugurado em todo o seu esplendor. Situado a 2kms da cidade de Évora, o hotel está rodeado de 8 hectares de magníficos jardins e o seu interior foi luxuosamente decorado, mantendo no entanto o seu carácter. O convento em si dispõe de 17 quartos e 6 suites, enquanto que a ala nova dispõe de 36 quartos com vista para a piscina ou jardim interior. A partir de Setembro de 2008, foram inaugurados mais 33 quartos, oferecendo uma decoração mais contemporânea e totalizando assim 92 quartos.

Numa combinação perfeita entre o antigo e o novo, o hotel oferece um restaurante Gourmet localizado na antiga adega do convento, um Piano Bar resultante da reconversão da cozinha utilizada pelos monges e na cisterna gótica foi criada uma área para prova de vinhos e produtos regionais. O Convento do Espinheiro dispõe ainda de um conjunto de salas especialmente vocacionadas para diferentes tipos de reuniões e eventos. Integrada neste ambiente existe uma imponente igreja com valiosos retábulos de talha dourada e azulejos de várias épocas.

Imerso em história, o Convento do Espinheiro, A Luxury Collection Hotel & Spa oferece um ambiente calmo e tranquilo, ideal para uma estadia relaxante

Tudo muito calmo, sem pressas, tour por Évora, almoço a 3 para falar de tudo um pouco, relações, amor, trabalho, filosofias, vida … quando as pessoas são simpáticas, cultas, interessantes, a empatia é quase imediata. Foi muito bom.

Conheci a casa de um casal com 2 filhos que resolveu ir viver para Évora há uns anos atrás e ganharam, tá na cara, qualidade de vida. Agora estão a montar, aos poucos, a casa que um dia sonhei para mim🙂 . Quem sabe, o meu futuro está no interior do País – divagações, nada mais do que isso.

Belo jantar também, mais uma vez, bela conversa e muita gargalhada.

O matabicho, bela mesa de frutas – outra divagação – foi também muito bom. Este a dois, ou melhor, a duas, foi a hora das confissões. A necessidade de ouvir a tua opinião, nada que eu não saiba, mas que por vezes quando ouvimos de alguém, de quem sempre respeitamos a opinião, parece ter mais valor.

Depois um passeio por Monsaraz com direito a almoço dentro das muralhas, voltamos para Lisboa, com uma pequena pausa dar um beijinho ao mano e família, ainda a tempo de ver o Glorioso em mais uma vitória.

Obrigado Amiga, foi muito bom. E com um belo preço/qualidade😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: