The danger of a single story

Cada vez mais viciada no Facebook, admito. Porque estou em permanente contacto com os meus amigos, que, neste mundo globalizado, estão espalhados pelas várias partes do Globo. Mas, principalmente pela constante actualização de notícias. Por vezes até a promoção de fim de semana da loja da esquina, ou a festa do bar da praia.
Hoje, chegou-me às mãos este “talk”. Simplesmente fantástica, a novelista Nigeriana Chimamanda Adichie conta-nos a história de como ela descobriu a sua própria voz cultural, e alerta para o facto de que se ouvirmos somente uma única história acerca de outra pessoa ou outro País, arriscamos um tremendo mal entendido, porque as nossas vidas, nossas culturas são a sobreposição de muitas histórias. Simplesmente genial :

Chimamanda Adichie: The danger of a single story | Video on TED.com

13 Respostas to “The danger of a single story”

  1. cafefas Says:

    Na APP Store já tens o FaceBook para o iPhone. Simplesmente Genial. Este “device” é unico. Faz muito tempo nao sentia tanto entusiasmo por dispositivo electronico. Até provoca ciumes à cara metade🙂 E o 3 GS ? Bem, nem comento…

  2. kianda Says:

    Yep ! Thanks , já tenho há um tempito… E tb tou encantada, o 3GS é que ainda vai demorar aqui neste mar🙂

  3. cafefas Says:

    Epa Kianda nao sabes o que estas a perder… Tu ve la que até o teu workout ja podes monitorar usando o 3GS. Ele traz um programinha maravilhoso que pode monitorar a tua ginastica mostrando-te os kilometros que andas, as calorias que queimas, o tempo que fazes ginastica etc tudo isso em combinação com musica e com uma voz, feminina ou masculina, que te da as infomações detalhadas.
    F A B U L O S A esta maquina. Branco mais branco nao há !!!

  4. Bibbas Says:

    O 3GS só tem uma única história boa???:) estou a brincar!!! Eu tb ouvi o relato dela e amei! Amei sobretudo os exemplos que ela deu, simples e muito reais. Lembrei-me como muitas vezes usamos e generalizamos questões ou mesmo opiniões e assim formamos imagens distorcidas das pessoas e das sociedades. E só fazemos isso porque só temos um lado, ou uma versão de algo que pode ser bem mais simples ou complexo. Não é o caso do 3GS pois esse só tem mesmo a single story🙂

  5. kianda Says:

    🙂 Bibbas !!!

  6. cafefas Says:

    Coitado do Steve Jobs Bibbas !!! O homem esforça-se tanto para destratares assim o 3GS ? É só ler o livro dele e percebe-se que é daqueles que merece o que conquistou. Não sejas assim amiga, estamos a falar da melhor invenção do homem nos ultimos 10 anos. Bom final de semana e comprem o 3 GS. Vale a pena😉. Já agora para quem nao sabe o 3GS é o novo iPhone da Apple🙂

  7. Bibbas Says:

    Cafefas eu vou ter um…parecido, muito parecido! O meu pai natal já me fofocou no ouvido que vai me dar um:) Puxa tu és mesmo fã!

  8. kianda Says:

    Eu não faço upgrade porque o pai natal está em crise🙂 … mas concordo com o cafefas em tudo, também cada vez gosto mais do meu iphone.

  9. cafefas Says:

    Sou mesmo fã Bibbas e estou a influenciar montes de amigos para o efeito. O ultimo que faltava era o meu Compadre que tava dificil de convencer mas vou oferecer-lhe um no final de semana e só saí lá de casa de 3GS na mão. O 3GS é muito (mas mete muito nisso) mais rápido que o 3G já filma (finalmente) e em breve vai ter direito a Radio FM (o 3G não tá preparado tecnicamente :-p). Enfim… Se a Kianda, um destes dias, for simpatica e colocar um post sobre o 3GS darei validas contribuições para quem queira um e esteja na duvida e/ou para quem tenha um 3G e esteja a hesitar no upgrade😛. Bibbas nao tenhas nada parecido… Pede ao teu Pai Natal um 3GS original… e “factory unlocked” para poderes usar na “Isatel”🙂

  10. Bibbas Says:

    Não queres falar com o meu pai natal?:) pleeeeeeeeeeease!!!

  11. cafefas Says:

    Sem makas Bibbas🙂

  12. pp Says:

    bem… cafefas, pode ser o meu pai natal? (comestaidadeeestatutotudomeepermitido)😉

  13. cafefas Says:

    pp não me digas que também és fã ? O Mundo está cheio de pessoas de bom gosto.

Deixe uma Resposta

