CAN 2010

Chegou ao fim a festa do Futebol Africano com um justo vencedor, o Egipto. Realmente jogar futebol é isto, o resto é conversa e pontapé para a frente.
Em relação à nossa selecção gostei do trabalho, gostei do que vi mas isto seria apenas o começo, o princípio, a base, muito trabalho terá (teria?) que ser feito agora se queremos chegar mais longe no CAN daqui a 2 anos.
Ao ler a Horagá no NovoJornal lembrei-me do que já tantas vezes repeti, cadê o desporto nas escolas? Cadê os nossos campos de areia vermelha para aquelas peladinhas de fim de semana? O campo da Rádio?

Como poderíamos pretender sonhar com um milagre se, somos alérgicos ao fomento do desporto escolar?

Como poderíamos pretender sonhar com um milagre se, os espaços livres, outrora palco da prática desportiva, foram engolidos pela voracidade do betão armado?

Que fazer então? Nada mais, nada menos do que inspirarmo-nos na experiência organizativa e na cultura futebolística do passado para voltar a brotar talentos como José Águas, Dinis, Jacinto João, Chico Negrita, Jordão, José Pedro, Alves, N’Dunguidi, Jesus e outros. De outra forma, por mais petrodólares que tenhamos à nossa disposição para desperdiçar, não vamos lá. De outra forma, continuaremos a fazer dos Can’s, um opíparo banquete como este que serviu para ajudar a engordar as contas bancárias de muitos cortesãos que se lambuzaram a grande e à francesa com a festança do desperdício…

9 Respostas to “CAN 2010”

  1. Cafefas Says:

    Katota desculpa lá mas não achei o Egipto justo vencedor. O Ghana (Gana ?) se-lo-ia muito mais justo ? Porquê ? Juventude. Equipa muito jovem, recem vencedora do mundial sub-21 (ganhou o Brasil na final) e foi, de facto, uma selecção fabulosa. Além disso seria melhor vencedor para nós porque poderiamos dizer que fomos eliminados pelo Campeão o que faria do CAN um sucesso ainda maior para Angola😉 O País está de parabéns porque com um esforço financeiro titânico (que vamos começar a sentir na pele agora) mostrou ao Mundo que vamos longe !!!

    Angola, Tu és capaz…….

  2. kianda Says:

    O melhor ataque (15 golos) e a defesa menos batida (2 golos sofridos). Terceira taça seguida, 7ª na geral, continuo a achar um justo vencedor.

    Quanto ao mostrar ao mundo que vamos longe não deve ser ao ouvir o titular da pasta da Juventude e Desportos dizer:
    “Angola, colocou a organização do CAN, no seu plano de tarefas prioritárias e inadiáveis, sacrificando muitos dos seus programas de crescimento e desenvolvimento sócio económico”

  3. Cafefas Says:

    😮 XEEEEEEEEE KATOTA !?????!! Fui………

  4. Menia de angola Says:

    Eu estaa lá e vi de perto o último jogo merecia sim ter Ghana como vencedor, estiveram o tempo todo no ataque enquanto o Egipto se arrastava pelo campo. Mas não há dúvidas de que o Egipto fez a melhor campanha e foi sim a melhor seleção do CAN.

    Não adianta ser jovem e guerreira a seleção tem de marcar e no primeiro contra ataque de verdade com velocidade estava lá o gol do Egipto. Experiência e técnica e que fazem um campeão de verdade.

    A festa foi bonita, o Togo injustiçado duplamente, primeiro pelo atentado e agora pela punição da CAF. Resta agora saber se o governo vai realmente investir no que interessa ou vai arrumar outra atração mirabolante para desviar o dinheiro do que tem de ser feito,,…

  5. kianda Says:

    Bem vinda de volta menina de Angola🙂

  6. Bibbas Says:

    Eu ja tinha lido o artigo do Gustavo Costa, pensei cá para os meus botões: ai esta alguem que analisa as coisas com base em factos, sendo realista ou seja com os pés no chão…logo de seguida li o que o meu amigo Mandumba declarou na comunicação social e pensei, na grande diferença que deve existir entre um jornalista/analsita sério e um politico. O primeiro escreve o que pensa e baseia-se em factos, outro pensa, e diz, não pensando nos factos…Note-se que eu gosto do Mamdumba e ja trabalhei com ele e gostei do seu dinamismo e disponiblidade. Provavelmete ele só foi honesto em fazer tais delaraçoes, honesto demais tendo em conta o contexto que vivemos. Sim Angola tu és capaz…agora de quê, eu ainda não sei…continuo a procura dessa resposta:)…Qt aos golos e quem deveria ganhar, não posso comentar, pois não sou grande amante do futebol, mas devo dizer que ver Angola jogar, senti saudades do meu povo da nossa euforia, alegria e descontração… Disso eu sei que Angola é capaz!

  7. Cafefas Says:

    Bibbas já deste uma olhada no novo Executivo ? O Muandumba manteve-se o que demonstra a confiança que o Chefe de Estado tem nele. Não vejo as declarações do homem como sendo graves, acho que ele disse aquilo que todos queremos sempre: A verdade. Gastamos muitos recursos e a factura que vamos pagar será muito alta pelo menos em 2010. Estes esforços são necessarios para projectar Angola ao exterior, atrair investidores e até posicionar o País na “alta roda” dos grandes financiadores. Hoje Angola tem crédito porque cumpre as suas obrigações financeiras com quem nela acredita. Gostei do novo executivo, muita juventude e renovação. Muitas saídas necessarias porque as pessoas também precisam de “descansar”. Esta nova constituição ilustra uma nova era, ilustra novos tempos e nós temos o privilégio de estar a assistir algo historico para contar aos nossos filhos e netos. De estarmos a viver num periodo em que Angola se está a transformar dia após dia tornando possivel o percorrer de um caminho mais firme e adequado por forma a satisfazer as necessidades de todos. Agora Bibbas, o facto do Gustavo Costa escrever o que pensa nao significa que ele esteja certo…… Certo ?????😉

  8. kianda Says:

    I rest my case !!!

  9. Cafefas Says:

    Katota don’t give up !!! Aqui nós temos de ver sempre as coisas pelo lado positivo caso contrario teriamos uma vida que seria um verdadeiro inferno pois sentimentos desproporcionais (hoje estou com esta palavra) à nossa juventude e dinamica poderiam apropriar-se da nossa alma e isso seria o fim. Temos de lutar, temos de vencer, temos de apoiar, temos essencialmente de acreditar. Eu acredito nas pessoas, com as reservas que a vida me tem ensinado colocar, mas ainda acredito nas pessoas. Na sua boa fé, na sua parte boa, porque todos os humanos têm um fundo bom. Acredito imenso no nosso lider e estou incondicionalmente com ele porque sei bem o que é o poder da injustiça, do julgamento superficial com base no imediato. Vai correr bem e por isso….. Não desistas…..😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: